Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Conselho convoca 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife

 


Em sessão plenária Ordinária, realizada na quinta-feira, 28 de outubro, o colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife convocou, juntamente com a Secretaria de Saúde do Recife, a 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Objetivando discutir, propor e elaborar o Plano Municipal de Saúde (2022-2025), a 15ª Conferência será realizada nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2022 e também servirá para criar diretrizes e prioridades para a atuação do Controle Social no acompanhamento das ações da Sesau, visando a defesa do SUS e da qualidade de vida da população.

Tendo como tema: “Democracia, direito à saúde e participação social: desafios para o SUS Recife num cenário de subfinanciamento do sistema”, a 15ª Conferência será realizada de forma presencial, contemplando todas as etapas de construção desse evento que é a instância máxima do Controle Social.

Como de praxe, serão realizadas 24 plenárias Microrregionais, 08 plenárias Distritais e a etapa Municipal. Porém, devido ao momento de pandemia e respeitando todas as orientações técnicas e sanitárias dos órgãos sanitários, as plenárias terão novas regras para sua efetivação.

Nas Microrregionais, todos(as) os(as) participantes deverão usar máscaras e a participação do público será limitada em 110 pessoas. A definição desse quantitativo é levando em consideração a capacidade do ambiente e limite máximo de pessoas estabelecidos nos Planos de Convivência estadual e municipal. “Também fizemos um levantamento da participação da população nas etapas de micro nas conferências de 2013, 2015 e 2017 para observar uma média e conseguir realizar plenárias presenciais de forma segura”, disse a conselheira Juliana Oriá, membro do GT da Conferência e responsável por apresentar todas as informações da Conferência ao colegiado do CMS-Recife.

Outro item que será solicitado na hora do credenciamento nas plenárias microrregionais será a apresentação dos comprovantes do esquema vacinal. “O participante deverá ter, pelo menos, tomado a primeira dose da vacina contra a Covid para poder participar do evento”, finaliza Oriá. As plenárias de Microrregionais já começam no próximo dia 16 de novembro e seguem até o dia 15 de Dezembro.

No decorrer da reunião, os(as) conselheiros(as) acompanharam a leitura do Regulamento (documento que traz todas as normativas para realização das etapas de Microrregionais e Distritais) e do Termo de Referência (TR) (documento de contratação da empresa que presta serviços de planejamento operacional, produção, execução, organização, logística e fornecimento de infraestrutura) da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife.



Entre outros itens que envolvem a realização da Conferência, o GT foi desfeito e a Comissão Organizadora foi criada. Além disso, também foi apresentada a identidade visual da Conferência que, nesse ano, terá toda uma simbologia enaltecendo a diversidade étnica do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário