Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Plenário aprova tabela de preços de procedimentos para realização de mutirões

 

Atendo um pedido da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, durante a 369ª Reunião Ordinária, ocorrida no dia 26 de Janeiro, pautou a aprovação da proposta de tabela de preços de procedimentos para realizações de mutirões que ajudariam na diminuição de filas para alguns exames e cirurgias.

“Queremos reduzir as filas de exames e cirurgias e a gente já vem buscando essa solução desde 2022. Lançamos um edital de credenciamento para o mutirão, mas somente uma única instituição se credenciou para realizar apenas dois procedimentos e a explicação disso é o baixo custo que a atual tabela de preços apresenta”, explicou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

A ideia de adoção de uma estratégia de ampliação da oferta de procedimentos eletivos por meio de mutirão é algo amplamente utilizado entre as gestões municipais de saúde e tem como propósito ofertar, em um curto espaço de tempo, um maior número de procedimentos que possuem uma fila de espera elevada.

É sabido que a tabela SUS está com preços muito defasados e isso acaba não atraindo empresas que fornecem os procedimentos/exames necessários para a população. “Nesse momento, após um estudo em outras cidades, a gente fez uma nova composição de valores e estamos apresentado ao Conselho para que tenham ciência e aprovem essa nova tabela”, conta Luciana.

A apresentação da proposta de tabela de preços ficou a cargo de Roseane Lemos, Gerente de Monitoramento Assistencial na Gerência Geral de Regulação. Segundo Roseane, a escolha em adotar esse tipo de serviço, os mutirões, faz com que se “miniminize ou resolva o estrangulamento de oferta”, além de “diminuir as filas de espera quanto o tempo de espera e contaremos com uma maior oferta em um curto tempo”.

Entre alguns dos procedimentos contidos na tabela estão os chamados de demanda diagnóstica que são, entre outros, eletrocardiograma, ecocardiograma, monitorização ambulatorial de pressão arterial, holter 24h, teste de esforço (teste hergométrico), endoscopia digestiva, colonoscopia, eletroneuromiografia e espirometria. E os chamados exames de punção/biópsia, como: biopsia de tireoide ou paratireoide (PAAF), punção aspirativa de mama por agulha fina, punção de mama por agulha grossa, entre outros.

Após apresentada a tabela, foi aberto o debate, onde os(as) participantes puderam se colocar e tirar suas dúvidas. Uma das principais questões foi de onde sairá a diferença do valor apresentado na planilha de procedimentos. Quanto a isso, foi dito que a diferença no valor será para paga através de recursos oriundo do tesouro municipal.

Por fim, o colegiado aprovou a tabela.

Plenária Ampliada - Distrito Sanitário V: Participe!

 


Hoje, terça-feira, 31, às 19h, acontece a Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife do Distrito Sanitário V. O evento será na EREM Amaury de Medeiros, na Rua São Miguel, 720, em Afogados. A plenária contempla os moradores dos bairros de Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Sancho, San Martin, Tejipió e Totó.

Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia - Amanhã vai ser outro dia”, a plenária tem como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) que representarão o Distrito na 16a Conferência.

Lembrando que esse ano teremos as etapas Estaduais e Nacional das conferências de saúde e para chegar nelas é preciso participar da etapa Municipal.


Serviço:

- O quê: Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife

- Quando: 31.01.2023

- Horário: 19h

- Onde: EREM Amaury de Medeiros (Rua São Miguel, 720, Afogados)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Eleições 2023-2025: CMS-Recife divulga Regimento Eleitoral para escolha do novo colegiado

 

Tendo em vista o Processo Eleitoral do novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, a Comissão Eleitoral, instituída na 232ª Reunião Extraordinária no mês de novembro de 2023, divulga o Regimento que norteará o processo de escolha do novo colegiado para o biênio 2023-2025.

O Regimento Eleitoral foi a consolidação de uma adaptação feita no documento que foi adotado para realização das eleições do atual colegiado do CMS-Recife (2021-2023). Segundo a Comissão Eleitoral, essas adaptações asseguram o propósito de manter o processo mais transparente, direto e democrático, fazendo com que cada segmento se articule entre sim. A aprovação do referido documento ocorreu durante a 369ª Reunião Ordinária do CMS-Recife, ocorrida na última quinta-feira, 26 de janeiro, onde a conselheira e coordenadora da Comissão Eleitoral, Janaína Brandão, fez uma fala ao colegiado sobre o documento.

As inscrições já foram iniciadas e seguem até 31 de Março de 2023, obedecendo os dias úteis dentro do período estabelecido conforme cronograma contido no Regimento Eleitoral.

Vale ressaltar que, para que uma entidade seja habilitada a concorrer a um assento no próximo colegiado do CMS-Recife, os(as) representantes devem entregar a documentação solicitada na sede do CMS-Recife (Rua dos Palmares, 253, Santo Amaro, Recife/PE) de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h. *Feriados e períodos de recesso (carnaval) não serão contabilizados para recebimento.

Entre a documentação exigida para participar da Eleição estão: Cópia do Estatuto da Entidade ou Organização, registrada em cartório; Cópia da Ata da Eleição de Diretoria atual; Cópia da cédula de identidade do(a) Representante da entidade autenticada; Requerimento dirigido a Comissão Eleitoral expressando a vontade de participar da Eleição como Eleitor(a) e/ou como Candidato(a), entre outros (documentação completa no link abaixo).


As eleições estão programadas para o dia 12 de abril de 2023, conforme consta no edital.

Confira o Regimento Eleitoral na íntegra clicando no link abaixo:






quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Plenária Ampliada - Distrito Sanitário I: Participe!

 


Atenção moradores dos bairros da Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha Joana Bezerra, Ilha do Leite, Paissandu, Recife, Santo Amaro, Santo Antônio, São José e Soledade, acontece na noite de hoje, quinta-feira, 26, a Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. A plenária será aberta ao público, sem limitação de participantes.

Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia - Amanhã vai ser outro dia”, a plenária tem como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) que representarão o Distrito na 16a Conferência.

Lembrando que esse ano teremos as etapas Estaduais e Nacional das conferências de saúde e para chegar nelas é preciso participar da etapa Municipal.


Serviço:

- O quê: Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife

- Quando: 26.01.2023

- Horário: 19h

- Onde: Escola Reitor João Alfredo (Rua Senador José Henrique, 752, Ilha do Leite)

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Comissão Organizadora ajusta logística para próximas Plenárias Ampliadas

 

Aconteceu, na última sexta-feira, 20, a primeira reunião da Comissão Organizadora da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. O encontro serviu para fazer uma avaliação da Plenária Ampliada do Distrito Sanitário IV que aconteceu na quarta-feira, 18, além de discutir outros pontos pertinentes as suas atribuições.

“Tivemos mais de 400 pessoas na plenária do distrito IV e isso foi muito bom”, conta o coordenador da Comissão Organizadora, Oscar Correia. “Tivermos alguns pontos que vamos modificar para a próxima plenária ampliada no distrito sanitário I”, enfatiza.

Para os membros que estiveram presentes na Plenária do DS IV, o evento foi um sucesso. “A mobilização e participação foi bem expressiva”, disse conselheira e Gerente Geral de Planejamento e Orçamento da Sesau, Juliana Borges. “Vimos que precisamos melhorar alguns pontos operacionais e já começamos a fazer durante a própria plenária”, conta.

Aproveitando a oportunidade, a Comissão fará a republicação do Regulamento da 16ª Conferência, devido algumas alterações feitas durante a 234ª Reunião Ordinária, além de socializar mudanças dos locais das Plenárias Ampliadas do DS III e VII.

DS IV realiza primeira Plenária Ampliada

 

Lotando a quadra da Escola Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, moradores(as) e trabalhadores(as) do Distrito Sanitário IV deram um show de comprometimento durante a realização da primeira Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Ocorrida na quarta-feira, 18, a plenária teve como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) que representarão o Distrito na 16a Conferência que acontece em março desse ano.


Presente na mesa de abertura, a gerente do DS IV, Juliana Santiago, ressaltou o compromisso dos participantes. “Se estão aqui é porque acreditam na força do Controle Social, confiam no poder do povo para mudar e tem esperança, muita esperança, que a gente vai conseguir fortalecer cada vez mais o nosso SUS”, pontua.

Já a vice-coordenadora do Conselho Distrital de Saúde (CDS) IV, Márcia Mabel, falou da importância da democracia para o fortalecimento do Controle Social. “Esse é um espaço de luta e temos que ficar de olhos abertos, pois temos que ocupar esses lugares para lutar pelas políticas públicas de saúde”, disse.

O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, também presente na mesa de abertura, agradeceu a participação das pessoas e falou sobre os moldes da Plenária Ampliada. “Estamos aqui para fazer propostas para o Estado, mas, mesmo que os participantes queriam falar sobre a saúde do Recife, a gente vai acolher cada fala e isso servirá de indicativo para melhorias no Plano Municipal de Saúde (PMS) do Recife que foi aprovado no final do ano passado”, explicou.

Aliás, a vice-coordenadora do Conselho, Janaína Brandão, fez uma breve apresentação contando um pouco do linha cronológica da 16ª Conferência e explanando as etapas das Conferências de Saúde e deixando claro quais são os ritos que devemos seguir, em consonância às orientações do Estado e do Nacional.

Após as boas vindas, a plenária foi ouvida e alguns dos presentes puderam explanar suas queixas e seus desejos de melhoria para a saúde no Estado de Pernambuco. Concluído esse ponto, foram abertas as eleições para escolha dos(as) representantes do Distrito Sanitário IV para a etapa Municipal.

Ao final, foram eleitos(as) 32 usuários(as) e 16 Trabalhadores(as) que seguem para a etapa Municipal.

Delegados(as) Eleitos(as) pelo segmento Trabalhador
Delegados(as) Eleitos(as) pelo segmento Usuário

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Comissão Eleitoral do colegiado 2023-2025 elabora Regimento Eleitoral

 

Na tarde desta quinta-feira, 19, a Comissão que irá acompanhar a eleição do colegiado do CMS-Recife para o biênio 2023/2025 esteve reunida para discutir sobre a elaboração do Regimento Eleitoral. “Pegamos como base o regimento que elegeu os representantes do biênio 2018-2020”, conta a coordenadora da comissão, Janaína Brandão. “Fizemos os ajustes necessários no documento e esperamos ter a aprovação já no pleno ordinário de janeiro”, finaliza.

Composta por sete membros, com representação de todos os segmentos, a comissão planeja intensificar o trabalho de divulgação para conseguir o maior número de entidades para participar do Processo Eleitoral.

A eleição do novo colegiado está prevista para acontecer na primeira quinzena de abril.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plenária Ampliada - Distrito Sanitário IV: Participe!

 

Inicia hoje, quarta-feira, 18, no Distrito Sanitário IV, a etapa das Plenárias Ampliadas de 16a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia - Amanhã vai ser outro dia”, a plenária tem como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) que representarão o Distrito na 16a Conferência.

A plenária será aberta ao público, sem limitação de participantes, e contempla os(as) moradores(as) dos bairros: Caxangá, Cidade Universitária, Cordeiro, Engenho do Meio, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Torreão, Várzea e Zumbi!

Lembrando que esse ano teremos as etapas Estaduais e Nacional das conferências de saúde e pra chegar nelas é preciso participar da etapa Municipal.


Serviço

- O quê: Plenária Ampliada da 16a Conferência Municipal de Saúde do Recife

- Quando: 18.01.2023

- Horário: 19h

- Onde: Escola Diná de Oliveira (rua São Mateus, s/n, Iputinga)

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Digitadores do DS IV passam por treinamento para Plenária Ampliada da 16ª Conferência

 

Nos preparativos para realização das Plenárias Ampliadas da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, ontem, segunda-feira, 16, aconteceu o treinamento dos digitadores que irão participar do credenciamento dos(as) usuários(as) e trabalhadores(as) na plenária do Distrito Sanitário IV que acontece amanhã, quarta-feira, 18.

“O grupo é formado por trabalhadores do distrito, onde estão sendo preparados para trabalhar com agilidade e destreza durante a plenária”, conta o assessor de comunicação do CMS, Carlos Diego Lins. "Enquanto a plenária acontecer, estaremos pertinho de todos dando um suporte para que, tanto o credenciamento quanto a apuração dos votos, ocorram da melhor forma possível", finaliza.
O treinamento foi ministrado pelo analista de sistemas da EMPRELL, Iderval Araújo, que explicou como funciona o sistema e como ele é de fácil entendimento. Basicamente, o sistema contempla, ao menos, três modalidades: Credenciamento, Candidatura e Eleição. Segundo Iderval, a turma está preparada para desempenhar a atividade sem problemas. “Alguns já conheciam o sistema devido a conferência anterior e isso foi bom”, conta. “O credenciamento é simples, é só seguir o que o sistema pede e preencher os campos solicitados. O mais importante é observar as cores de cada segmento para não cometer erro”, ressalta.

Nos próximos dias, digitadores(as) dos demais distritos também passarão pelo treinamento.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Comissão Organizadora da 16ª Conferência é referendada

 

Nesta quinta-feira, 12, o colegiado do CMS-Recife se reuniu, extraordinariamente, para debater sobre alguns assuntos pertinentes a 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Como informado no blog do CMS, no pleno 368, realizado em dezembro de 2022, o plenário aprovou os últimos documentos produzidos pelo Grupo de Trabalho (GT), os chamados Termos de Referência (TR). 

Para quem não lembra, o TR traz todas as especificações de contratação de uma empresa para execução de um evento. Na época, o CMS-Recife tinha aprovado que a 16ª Conferência aconteceria no dia 15 de março e que a contratação do local para o evento ficaria a cargo da empresa que vencesse a licitação do TR. Mas, ao longo do processo licitatório, a definição da data acabou dificultando o trabalho das empresas concorrentes. 

“Estamos aqui para explicar a todos sobre esse problema e estamos dando a sugestão de retirar a data marcada e colocar o período de março para que fique mais fácil de encontrar um local adequado para a nossa conferência”, explicou Oscar Correia, coordenador do CMS-Recife.

O ajuste no TR não altera em nada o cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) onde fala que os municípios devem realizar suas conferências até o mês de março. Ao final, o colegiado aprovou o ajuste no TR. 

Outro ponto da reunião foi a composição da Comissão Organizadora da 16ª Conferência, onde foram referendados os nomes dos componentes do GT que discutiu e elaborou os moldes desse evento tão importante para o Controle Social. Agora, o Conselho deve publicar uma Resolução com os componentes. 

Por fim, também foram compostas as Comissões Eleitorais que irão acompanhar o processo de eleição dos(as) delegados(as) nas Plenárias Ampliadas da 16ª Conferência. Como aprovado no Regulamento da 16ª, as Comissões Eleitorais devem conter cinco (05) membros, sendo três (03) do Conselho Distrital de Saúde e dois (02) do próprio CMS, e que tenha a representação de todos os segmentos. 

Porém, alguns CDS não conseguiram enviar o quantitativo necessário, pois, muitos(as) conselheiros(as) desejam pleitear uma vaga como delegado(a). Por isso, o CMS terá que fazer um ajuste no Regulamento e modificar a composição dessas comissões. Sendo assim, as Comissões Eleitorais passarão a ser compostas por dois representes gestores dos CDS e três (03) representantes do CMS, contemplando os segmentos Usuário e Trabalhador. 

Para quem quiser acompanhar o cronograma de todas as Plenárias Ampliadas, veja na imagem abaixo.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Comunicação realiza primeira reunião de 2023

 

O conselheiro José Felipe foi eleito, na tarde de ontem, terça-feira, 10, o novo coordenador da Comissão de Comunicação. Felipe retorna ao posto e deve seguir até o final do mandato do colegiado em abril desse ano.

Além disso, a comissão agendou para o dia 17 de janeiro a finalização do monitoramento das ações pertinentes à comissão em 2022 correspondente aos últimos meses do ano passado. O monitoramento contará com a participação da técnica do Planejamento da Sesau, Fátima Silva.

Aproveitando a oportunidade, também foram socializadas questões que envolvem a divulgação da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife e também alguns pedidos para melhorar a comunicação do conselho como a aquisição de um celular institucional.


terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Plenárias Ampliadas começam na próxima semana

 


O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, se prepara para iniciar a etapa das Plenárias Ampliadas da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife que está prevista para acontecer no mês de Março de 2023.

 

Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência desse ano vem como uma etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde e tem como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde e eleger os(as) delegados(as) representantes dos Distritos Sanitários para a etapa Municipal.

Devido ao tempo exíguo – afinal, o CMS-Recife teve que seguir o cronograma definido pelo Conselho Nacional de Saúde para realização da etapa municipal -, a 16ª Conferência realizará oito (08) Plenárias Ampliadas que irão contemplar todas as microrregiões existentes dentro de cada Distrito Sanitário (DS).  “Esse ano, tivemos que unificar as microrregiões e realizar um único momento com todos os usuários, usuárias e trabalhadores dos distritos para explicar sobre o modelo dessa conferência e eleger os representes de cada território”, explica o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia.

 

Outra mudança acontece na eleição dos representantes de cada DS. “Antes, eram eleitos representantes por cada microrregional que seguiam para etapa Distrital. Mas, como não haverá as distritais, as vagas serão disputadas em ampla concorrência”, continua Oscar. As vagas destinadas para cada Distrito são as mesmas da 15ª Conferência. “Fizemos a escolha de trabalhar com o mesmo quantitativo de vagas da nossa conferência anterior”, completa.

 

Após concluir a etapa das Plenárias Ampliadas, os representantes distritais seguem para a etapa Municipal que é a conferência máxima, onde os(as) delegados(as) irão aprovar um total de oito (08) propostas, uma por eixo temático, que seguirão para a etapa macrorregional da 10ª Conferência Estadual de Saúde, além de eleger a delegação de Recife para participar desta etapa. A limitação de propostas segue as orientações postas pelo Conselho Estadual de Saúde que, devido ao grande número de proposituras que chegarão de todos os 185 municípios de Pernambuco, limitou o quantitativo de propostas.

Nesse ano, diferentemente da 15ª conferência, as plenárias serão abertas ao público, sem previsão de limitação.

Confira o calendário das plenárias ampliadas:

Distrito Sanitário I: Dia 26 de Janeiro, na Escola Reitor João Alfredo, 752, Ilha do Leite, das 19h às 22h;

Distrito Sanitário II: Dia 03 de Fevereiro, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, na Av. João de Barros, 1769, Encruzilhada, das 19h às 22h; 

Distrito Sanitário III: Dia 01 de Fevereiro, na Escola Silva Jardim, na Praça do Monteiro, 2727, Monteiro, das 19h às 22h;

Distrito Sanitário IV: Dia 18 de Janeiro, na Escola Diná de Oliveira, na Rua São Mateus, s/n, Iputinga, das 19h às 22h;

Distrito Sanitário V: Dia 31 de Janeiro, na Escola Municipal Amaury de Medeiros, na Rua São Miguel, 720, Afogados, das 19h às 22h;

Distrito Sanitário VI: Dia 09 de Fevereiro, na Universidade Tiradentes (UNIT), na Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira, das 19h às 22h; 

Distrito Sanitário VII: Dia 07 de Fevereiro, no Sesc Casa Amarela, na Av. Norte, 1190, Mangabeira, das 19h às 22h;

Distrito Sanitário VIII: Dia 11 de Fevereiro, na Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha Junior, na Rua Pernambuco, s/n, UR1-Cohab, das 14h às 17h.

Nota de Repúdio

 


O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, órgão colegiado representativo da sociedade civil, repudia veementemente os atentados ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF), ocorridos no domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF.

Enquanto órgão de Controle Social, amparado por lei, o CMS-Recife se vê estarrecido com tamanha atrocidade dos ditos “patriotas”, facistas e criminosos, que, de alguma forma, tentam macular o sistema de legitimidade democrática tão elogiado e reconhecido pelo mundo, que são as eleições brasileiras.

O CMS-Recife é contrário aos atos de violência e depredação do patrimônio público e reforça que é imprescindível que as instituições sigam cumprindo os seus papéis e que os responsáveis envolvidos nos ataques sejam punidos em conformidade a lei.

Reafirmamos o compromisso com a democracia, com o Estado Democrático de Direito em sua totalidade, condição essencial e legítima para o exercício pleno da liberdade de todos os cidadãos e cidadãs, de instituições e de toda sociedade.

O Controle Social segue vigilante, tentando coibir qualquer ato que possa tirar a liberdade da escolha do nosso próprio caminho. Esperamos que a Democracia e o Estado de Direito saiam mais fortalecidos após esses fatos vergonhosos e que o governo possa focar na reestruturação do país que sofreu grandes perdas nesses últimos quatro anos.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Executiva realiza primeira reunião do ano

 

Em sua primeira reunião de 2023, a Comissão Executiva dá início as atividades deste ano. Em sua primeira deliberação, convocou uma reunião extraordinária para esta quinta-feira, 12, em formato online, para tratar de questões referentes a 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife.

Além disso, a comissão recepcionou documentos encaminhados pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco referentes a 10ª Conferência Estadual de Saúde e de outras instituições, além de fechar a agenda semanal.
 
Aproveitando a oportunidade, a comissão também irá publicar uma nota de repúdio contra os atos antidemocráticos ocorridos na tarde de ontem, domingo, 08, em Brasília/DF.