Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pleno extraordinário discute atenção básica e CAPS

Foto: Marcela Viana
Aconteceu na tarde desta quinta, 23, a 173ª reunião extraordinária do conselho que teve como pauta central a atual situação da saúde. Além dos conselheiros - grupo formado por representantes dos segmentos usuário,  trabalhador e gestor/prestador, compareceram à assembleia inúmeros usuários do sistema público de saúde para cobrar ações de intervenção. Os grandes tópicos de discussão, foram a atenção básica e o centro de atenção psicossocial (Caps). Este último, alvo de inúmeras denúncias feitas, inclusive, pela comissão de fiscalização do conselho.

Foto: Marcela Viana
Participando da mesa mediadora estavam o coordenador do conselho - Wellington Carvalho; o secretário executivo do CMS - Edson Rosa, qua assumiu o cargo no dia 6 deste mês; e o secretário de saúde do Recife - Jailson Correia que, na sessão plenária, apresentou as propostas da atenção básica e o plano de consolidação da rede de cuidado psicossocial, que engloba transtornos mentais, álcool, crack e outras drogas.

Durante os momentos dedicados ao debate, o microfone foi aberto ao público que fez questão de  registrar suas impressões. Moradores da comunidade do Vietnã, aproveitaram o momento para denunciar que estão sem assistência no bairro. A Unidade de Saúde da Família (USF) que atendia a população não funciona há dois anos, deixando a área carente de atendimento médico especializado. A reclamação trouxe à tona a questão da demora da nomeação dos profissionais de saúde aprovados em concurso, para suprir a demanda das unidades de saúde.

Foto: Marcela Viana
Outro ponto levantado foi a necessidade de reavaliar o que é compreendido nos recursos humanos. Falta de infra-estrutura adequada para atendimento especializado, escassez de medicamentos, inclusive remédios controlados, além da  necessidade de capacitação dos profissionais das redes foram alguns dos tópicos que os conselheiros exigiram maior atenção, já que esta é a função do controle social, fiscalizar e cobrar providências ao poder público.

Finalizando a sessão plenária, após os debates, foi apresentado aos conselheiros o regulamento da 11ª Conferência Municipal de Saúde. A Leitura do documento foi feita pelo conselheiro representande do Distrito Sanitário IV, Adrião Albuquerque.



Da assessoria de comunicação do Conselho Municipal de Saúde do Recife
Jornalista responsável: Marcela Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário