Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

CMS-Recife realizou pleno ampliado no final de fevereiro

    No dia 26 de Fevereiro, o colegiado do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) se reuniu para realizar a sua 269ª Reunião Ordinária (RO). O pleno, que foi ampliado, teve como intuito apresentar políticas do CVA (Centro de Vigilância Ambiental), da SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais) e do Consultório Na Rua, entre outras.


    A abertura da reunião se deu as apresentações dos presentes e com a leitura da pauta. Após pedidos de inversão de pauta, foi feita a leitura do regimento eleitoral que tratou das normativas referentes ao processo que elegerá o novo colegiado dos conselhos de saúde municipal e distrital - além do CVA - para o biênio 2014-2016. Durante a leitura, os conselheiros fizeram seus destaques para posteriores esclarecimentos. Por fim, o regimento foi aprovado.

    Dando continuidade aos trabalhos, o gerente de Vigilância Ambiental, Jurandi Almeida, conduziu a apresentação do CVA, onde trouxe um panorama das atividades desenvolvidas, as ações a serem implantadas e o programa de vigilância ambiental, que trata da prevenção e controle de doenças, além de promover a saúde humana. 
Apresentação de Jurandi Almeida em pleno do CMS-Recife
    Em seguida, o gerente de planejamento da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), Fausto Mello, deu início a sua apresentação, para explicar como é o funcionamento da SEDA e a que ela veio. Embora tenha um papel interligado ao do CVA, a SEDA trata basicamente de controle populacional dos animais, onde realiza a castração de cães e gatos gratuitamente. 
SEDA apresentou sua política de controle populacional de animais
    Apresentado pela Thelma Melo, o Consultório na Rua trouxe novos dados sobre a estruturação da política no Recife, que contará com duas equipes, e reforçou que o foco está nas ações de saúde para álcool, crack e outras drogas, sempre vinculado à Atenção Básica (tratando dos aspectos de vulnerabilidade da população na rua). O programa também teve sua aprovação pelo colegiado.
Thelma Melo apresentando o Consultório na Rua
    Prosseguindo com as apresentações, a coordenadora da Política do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Fabiana Bello, voltou ao CMS-Recife para discutir a portaria 3.124 de 2012 do Ministério da Saúde, que redefine os parâmetros de vinculação do NASF e cria uma nova modalidade, além de apresentar o projeto de adequação e expansão do NASF no Recife e o plano de ação para 2014, mostrando as ações desenvolvidas e as situações/prazos dessas ações.
A coordenadora, Fabiana Bello, em apresentação da nova estrutura do NASF

    Ainda houve, a apresentação da Municipalização do PAN de Areias e demandas internas, como vacâncias de comissões e deliberação do novo modelo de circulação da sede do CMS-Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário