Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comitê de Mortalidade Materna realiza encontro na sede do Conselho

    Durante a manhã de ontem, terça-feira, 25, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) foi palco para o encontro do Comitê Municipal de Estudo da Mortalidade Materna do Recife (CMEMM-Recife). Realizada às 9hs, a reunião teve como intuito mostrar os conceitos básicos da vigilância da mortalidade materna e mostrar o resultado das discussões dos óbitos feitas pelo grupo técnico do comitê.

    Formado pela secretaria executiva, coordenação e pelo grupo técnico, o comitê possui seus representantes dentro desses três pilares que o compõem. Conheça alguns dos seus integrantes: a secretaria de saúde, o CMS-Recife, Movimentos da Mulher, a Diretoria Epidemiológica, médicos, enfermeiros e representantes dos Distritos Sanitários.

    Ao longo do encontro, alguns dos presentes fizeram relatos que expressaram questionamentos referentes ao papel daqueles que estão a frente dessa temática, como: para quem recorrer e como lidar com essas situações de óbito materno. Segundo apresentação feita pela enfermeira obstetra e ex-gerente da Atenção a Saúde da Mulher no município, Anvete Leal, tudo isso pode ser evitado com o cuidado em conversar com a mulher para poder entender o que ela sente e ajudá-la a buscar um acompanhamento durante toda a gravidez. 

    "É uma cadeia de erros que desencadeia no óbito", falou. "Se existe um percentual de 98% de casos evitáveis, porque ainda há óbito entre essas mulheres? Tem que observar isso", questionou Anvete. "É fazer pressão, de forma coletiva, para ter um controle social mais efetivo", finalizou.

    Estimular a instalação das comissões locais de Mortalidade Materna, reunir dados levantados em nível local promovendo uma avaliação contínua da situação da mortalidade materna e de seus fatores determinantes, e incentivar as autoridades competentes a atuar sobre o problema através das medidas necessárias, são alguns dos fatores que o comitê se propõe a resolver.
Dona Gilda falando sobre sua vivência no CMEMM 
    Numa pequena fala sobre a realização do encontro, a conselheira e representante do CMS-Recife no Comitê, Gilda Guimaraes, disse que o evento "foi importante porque chamou os distritos sanitários para sensibilizá-los a terem um olhar mais carinhoso às gestantes, no qual, essa sensibilização vem desde o primeiro mês de gravidez até um ano e 48 dias após o parto".



Nenhum comentário:

Postar um comentário