Na tarde desta quinta-feira, 03, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) realizou a sua 273ª Reunião Ordinária. Sob o comando do coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, juntamente com a vice-coordenadora, Janaína Brandão e a coordenadora da comissão executiva, Heloneida Romão, a reunião debateu a Assistência Laboratorial.
Após a leitura de pauta e apresentação dos presentes, o coordenador solicitou a presença da Secretária Executiva de Regulação em Saúde, Fernanda Casado, para iniciar a apresentação do balanço da assistência laboratorial.
Fernanda Casado trouxe o balanço da Assistência Laboratorial |
Com o objetivo de discutir e apresentar os últimos dados sobre a produção da rede, Fernanda mostrou o quantitativo de cotas mensais de exames em cada Distrito Sanitário, além de trazer os relatórios de produção de exames de patologia clínica da rede própria e conveniada, no período de janeiro a abril deste ano.
Logo em seguida, a Gerente geral do Laboratório Municipal (LM) Julião, Sandra Brito, apresentou ao Pleno como é o funcionamento do LM e esclareceu sobre a distribuição de cotas e apresentar os números de exames realizados no primeiro quadrimestre de 2014.
A gerente geral do Laboratório Municipal (LM) Julião, Sandra Brito, apresentando o funcionamento do LM |
Após as explanações, o debate foi aberto e os conselheiros fizeram seus questionamentos relatando que existe uma demanda reprimida e foi solicitado a listagem dos exames que são feitos pela rede municipal e pela rede conveniada. A gerência do LM ficou de enviar as informações complementares solicitadas pelos conselheiros.
Dando continuidade a pauta, a conselheira Heloneida Romão, fez a leitura do Parecer do 3º Relatório Quadrimestral 2013, onde foi aprovado pelo pleno. A conselheira e membro da comissão de Fiscalização, Rivânia Rodrigues, leu o relatório da visita ao PSF Chico Mendes na RPA 05, onde foi relatado, pelos usuários, alguns descontentamentos como a marcação de exames e a distribuição de medicamentos pela farmácia do posto. Em resposta, a representante do Apoio ao Território, Julie Machado, acolheu todas as demandas e se prontificou de, juntamente com a Gerente do Distrito, Lígia Ferreira, solucionar os problemas apontados pela comissão. A fiscalização do CMS-Recife, acompanhará todo o processo de adequação do PSF Chico Mendes.
Rivânia Rodrigues apresentando o relatório da Comissão de Fiscalização |
Por fim, houve a provação da ATAS 269 (RO) e 181 (RE), os informes gerais e repasses de comissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário