Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pernambuco realiza a 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni

     Durante os dias 7 e 9 de outubro, Delegados/as de saúde de todo o Estado de Pernambuco, compareceram à 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni, realizada no Centro de Convenções, em Olinda. O evento, que faz parte da agenda de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde, serviu para debater sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e elaborar propostas nos níveis Estadual, Região de Saúde e Nacional.
Vera Baroni foi a grande homenageada da 8ª CES
     Na abertura do evento (quarta-feira, 07), a homenageada, Vera Baroni, fez um discurso ressaltando a importância desse espaço de debate para a construção democrática e coletiva da saúde pública no estado. “Este é um momento em que o estado, através de seus agentes e da sociedade, avaliam a política de saúde desenvolvida, debatem e propõe diretrizes para que essa política possa ser aprimorada. E essa é a tarefa dada a cada um dos delegados que aqui estão”, disse. Na ocasião, o conselheiro municipal de saúde, José Ribeiro, também foi homenageado na referida conferência.
O conselheiro José Ribeiro também foi um dos homenageados
     Ao longo dos três dias, os delegados/as analisaram e formularam propostas que serão encaminhadas, em um relatório final, ao Conselho Nacional de Saúde para elevar o debate a nível Nacional. O referido relatório será o consolidado de todas as temáticas que nortearam as discussões da 8ª CES Vera Baroni. Entre os assuntos estavam: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; entre outros.
    Cerca de mil e quinhentos delegados/as, entre trabalhadores da saúde, gestores e usuários do SUS participaram do evento.
     Conforme programação, no último dia do evento (sexta-feira, 09), houve a eleição dos 124 delegados/as que irão representar Pernambuco na 15ª CNS, entre os dias 01 e 04 de dezembro, em Brasília/DF. Este ano, a 15ª conferência terá como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

*Fotos: Miva Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário