Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

13a Conferência: Distrital VII reúne pré-delegados para elaboração de propostas

           O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, juntamente com a Secretaria de Saúde e o Conselho Distrital de Saúde, recebeu os pré-delegados (as) do Distrito Sanitário (DS) VII para realização de mais uma plenária Distrital da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Coronel Othon, no bairro da Macaxeira, a plenária teve como objetivo elevar as discussões iniciadas na etapas Microrregionais elencando propostas que subsidiarão a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2018-2021).
Coral Grupo Social da Policlínica Clementino Fraga
Orquestra do Centro Social Dom João Costa
           Recepcionados pelas belíssimas apresentações do coral Grupo Social da Policlínica Clementino Fraga e da orquestra do Centro Social Dom João Costa, do Alto José do Pinho, os participantes da plenária acompanharam as palavras dos representantes da mesa de abertura.
         "Este é um momento histórico para o Distrito, pois estamos iniciando o Controle social jo território quando criamos o conselho distrital do distrito VII e a realização desta plenária é a efetivação do nosso cuidado e interesse em fazer uma saúde de mais qualidade para a população do Recife", disse a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão. "Sabemos que a representatividade da comunidade poderia ser maior e que esse espaço poderia estar logado, mas saibam que a presença de vocês aqui resultará num trabalho voltado para as pessoas, para a coletividade", finaliza ressaltando a importância da etapa Distrital.
         Além disso, Janaína também fez uma apresentação contando um pouco da realização da conferência e da efetivação do controle social através dos conselhos de saúde.
               O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, também enalteceu a realização da primeira conferência realizada no Distrito Sanitário VII e pediu para que os usuários e trabalhadores mantivessem confiantes mesmo diante dos desmontes que o SUS vem sofrendo. "A realização dessa etapa no distrito simboliza o olhar diferenciado para essa parte da cidade do Recife que necessita de cuidados", disse. "Precisamos nos manter esperançosos a despeito das dificuldades e ameaças ao SUS e mostrar que somos capazes de fazer uma construção coletiva de luta e de resistência por um SUS com qualidade, equidade, integral e universal", finaliza ressaltando os avanços que a saúde do Recife vem apresentando ao longos dos últimos anos, a exemplo da qualificação da Atenção Básica, ampliação dos serviços, estruturação das unidades de saúde da família, entre outros.
        A gerente do Distrito Sanitário VII, Ana Beatriz Vasconcelos, fez uma apresentação situacional do território, onde mostrou como está dividida a rede de saúde nas três Microrregionais que o distrito possui.
      Após esse primeiro momento, os pré-delegados foram divididos nos seis eixos temáticos, onde cada representante dos usuários, trabalhadores e gestores tiveram a oportunidade de elaborar propostas que melhorem e promovam uma melhoria na qualidade na vida das pessoas. Os eixos de debate foram: Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, Financeiro e Comunicação em Saúde; Controle Social e Participação Popular.
Grupo 1 - Atenção Básica
Grupo 2 - Atenção Especializada
Grupo 3 - Vigilância à Saúde
Grupo 4 - Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Grupo 5 - Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde
Grupo 6 - Controle Social e Participação Popular
        Finalizados os debates, os participantes se reuniram para a plenária final, onde socializaram os resultados das discussões nos grupos e aprovaram propostas que não foram consenso dentro das discussões. Ao final, foram eleitos (as), por aclamação, 26 Delegados (as) pelo segmento Usuário e 15 Delegados (as) pelo segmento Trabalhador que seguirão para a etapa Municipal da conferência que acontece em outubro no Centro de Convenções de Pernambuco.
Delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário