Páginas

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário VI elabora propostas para a Etapa Municipal

        Pré-delegados (as) dos três segmentos, Usuário, Trabalhador e Gestor, do Distrito Sanitário VI, estiveram reunidos para realização de mais uma etapa Distrital da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Recepcionados pelo grupo 'As Sereias Teimosas', que abrilhantaram a plenária trazendo sucessos dos anos 60, os participantes puderam ouvir as palavras dos componentes da mesa de abertura.
Grupo "As sereias teimosas"
           A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, relembrou que este é um momento único e especial. "Essa é uma conferência feita por todos nós. Precisamos usar esse espaço de coletividade para pensar no melhor para as pessoas", disse. Janaína também ressaltou a importância desse momento devido a atual conjuntura do país. "Estamos vivendo um momento complicado, principalmente nas políticas sociais, e esses espaços são importantes para lutarmos pelos nossos direitos conquistados", finaliza.
          Na ocasião, Janaína fez uma apresentação explicando todo o processo de organização da Conferência.
           O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, também presente na abertura do evento, fez uma fala voltada para a celebração do SUS. "É preciso fazer um resgate histórico e dizer que antigamente a saúde era feita de forma seletiva, mas hoje estamos falando da maior política que o Brasil já teve", disse. "Temos que nos unir, pois o momento não é fácil e precisamos ter dedicação para superar esses momentos de dificuldade", finaliza.
          A representante do Conselho Distrital de Saúde (CDS) IV, Eunice Aquino, e a gerente do Distrito Sanitário (DS) VI, Manoela Gabriel, também participaram da mesa de abertura. Além disso, Manoela fez uma apresentação territorial do DS VI para que todos os (as) pré-delegados (as) conheçam os equipamentos de saúde disponíveis dentro do território.
         Os participantes foram divididos em seis eixos temáticos onde tiveram a oportunidade de elencar propostas para seguir a próxima etapa da Conferência. Dentre os temas de discussão estavam: Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde; Controle Social e Participação Popular.
Grupo 1 - Atenção Básica
Grupo 2 - Atenção Especializada
Grupo 3 - Vigilância à Saúde
Grupo 4 - Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Grupo 5 - Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde
Grupo 6 - Controle Social e Participação Social
         No final da tarde houve as eleições dos Delegados (as) que seguirão para a etapa Municipal da Conferência, onde foram eleitos (as) 26 delegados (as) pelo segmento Usuário e 17 delegados (as) pelo segmento Trabalhador.
Delegados (as) eleitos (as) pelo Segmento Usuário
Delegados (as) eleitos (as) pelo Segmento Trabalhador
         A plenária aconteceu na Universo, localizada no bairro da Imbiribeira, no último sábado do mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário