Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Conselho recebe estudantes de Saúde Coletiva

         A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, recebeu, na tarde da última, terça-feira, 21, estudantes do curso de Graduação em Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (UFPE) para uma visita técnica na sede do Conselho. Com o objetivo de conhecer o papel do Conselho no contexto das políticas públicas e no fortalecimento do Controle Social, a visita serviu como troca de experiências e um momento de tira-dúvidas.
      “O CMS-Recife se sente muito honrado em receber estudantes de instituições de ensino para conhecer esse espaço tão importante para o Controle Social. Entendemos que esse é um assunto muito importante para nós, pois esse é um movimento de cidadania, não só para o conhecimento pessoal, mas para o fortalecimento das políticas públicas”, ressalta Janaína. Na ocasião, Janaína fez uma apresentação sobre a Lei do Conselho, sua composição, as principais pautas e de como ele se organiza, atua e realiza as diversas atividades no Recife. 
      Outro ponto destacado pela coordenadora do CMS-Recife foi a representatividade e o comprometimento das entidades nas discussões da casa. Segundo Janaína, é preciso que as entidades tenham "a vontade em estar nesse espaço, pautando saúde e trazendo a voz das pessoas e da comunidade" para estruturar e qualificar os debates dentro do CMS-Recife. Janaína aproveitou para informar que o CMS-Recife passará por uma renovação em sua composição, uma vez que em 2018 haverá novas eleições. 
      O estudante Carlos André Bezerra contou como foi a experiência de conhecer o CMS. “A participação foi importante, pois conseguimos ver como o conselho funciona e tivemos uma explanação bem clara das ações e da importância do conselho para a população”, avalia“Porém, acho que é preciso mobilizar a população e as entidades para que participem mais desse espaço, pois é um lugar que delibera muitas coisas essenciais para a população”, finaliza.
       Os alunos estavam acompanhados da professora Jorgiana Oliveira, que ministra a disciplina de Tecnologia, Gerência e Gestão em Saúde I. “Saber um pouco da dinâmica do funcionamento do conselho, quem o compõe, quais as pautas principais, os entraves nesse processo de participação social no Sistema Único de Saúde, são alguns dos nossos objetivos nessa visita”, explica a professora. “A gente tenta agregar o que se aprende na sala de aula com um pouco da prática. Às vezes precisamos conhecer a realidade local para esclarecer alguns questionamentos que possam surgir nas nossas aulas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário