Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2018

CMS participa da Roda de Diálogo no DS VIII



      Realizando os últimos compromissos da agenda antes da eleição para nova coordenação do ConselhoMunicipal de Saúde (CMS) do Recife, que será realizada no dia 31 de maio, a atual coordenadora, Janaína Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira, 16, de uma Roda de Diálogo organizada pelo Conselho Distrital de Saúde (CDS) VIII. Tendo como tema o Controle Social e suas intervenções no processo do SUS, a roda contou com a presença de membros titulares e suplentes do CDS VIII e também dos Conselhos de Unidade da Unidade Básica Tradicional Ivo Rabelo e da Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, que foram empossados recentemente.




       A abertura do diálogo foi feita pela conselheira Distrital, Roberta Gomes, que enfatizou a importância da participação de cada um, para o Controle Social. “Precisamos entender o que é o Controle Social, como ele se encaminha e qual a importância dele. Queremos que cada um participe com perguntas e tirando suas dúvidas", disse Roberta.


      Em sua fala inicial, Janaína salientou que é necessário um aprendizado diário para se compor um coletivo. “Não existe curso para ser conselheiro (a), nem para secretário (a) - Executivo (a), todo mundo aprende no dia a dia o que é ser Conselheiro (a) e qual é o seu papel dentro de um coletivo", disse.

       Durante a Roda de Diálogo, a coordenadora destacou, por diversas vezes, a importância das Comissões Permanentes dos Conselhos como órgãos necessários para o pleno desenvolvimento das ações do Controle Social. “Precisamos entender o que é a Atenção Básica, entender a rede de saúde, como os serviços se organizam e entender que o Conselho é deliberativo, trazer para a mesa o problema do coletivo", ressalta Janaína.

    Além disso, Janaína aproveitou a oportunidade para enfatizar a necessidade da presença de todos nas Reuniões Ordinárias de cada Conselho, lembrando a necessidade do conhecimento dos conselheiros sobre o Regimento Interno de seus respectivos conselhos e do próprio CMS, evidenciando sempre os princípios do SUS: Universalidade, Equidade e Integralidade.

     Em uma fala emocionada, a conselheira de Unidade, Elza Rodrigues recordou dias de militância que a fazem ter orgulho do SUS de Recife e ser exemplo para os demais municípios. “A qualidade de parto que nós temos hoje é a coisa mais bem feita, mais bem organizada. Hoje eu tenho orgulho de chegar as nossas maternidades e ver como estar, a gente vê aquele bom tratamento, da doula à enfermeira”, disse Elza.

     Considerada um sucesso, a Roda de Diálogo pode ser descentralizada e contemplar todos os Distritos Sanitários no decorrer do ano. Ainda, ficaram pactuadas as datas da primeira Reunião Ordinária da Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques que será 29 de maio às 9h e do Conselho de Unidade Básica Ivo Rabelo que será dia 08 de junho às 14h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário