Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

15ª CNS: Conselho marca presença na Conferência Nacional de Saúde

    “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”. Esse foi o tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) ocorrida entre os dias 01 e 04 de dezembro, em Brasília/DF. Com a participação de cerca de 5 mil pessoas, a 15ª CNS foi a culminância do processo de realização das Conferências de Saúde que se iniciaram em Abril nas conferências municipais. Participaram usuários/as, prestadores de serviço, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país
    Dentro desse universo, os conselheiros/as municipais Keila Tavares, Elivânia Santos, Rivânia Rodrigues, Oscar Correia, Jailson Correia, Paulo Roberto, Mateus Meira, José Cleto, José Ribeiro e Carlos Freitas, participaram desse evento que é a instância máxima do Controle Social e de discussão da saúde pública do país.
    O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, contou um pouco da experiência vivida nos quatro dias de conferência. "Ter participado da 15ª Conferência Nacional de Saúde nos fez perceber que o Controle Social ainda possui uma grande força de luta e liderança nas discussões da saúde pública no país", ponderou. "Ela foi a concretização de todas as discussões que tivemos ao londo desse ano e estamos ansiosos e esperançosos para os próximos anos, pois todas as propostas serão postas em prática e com isso fortaleceremos o SUS", finaliza.
    Tendo na programação oficial a discussão de mesas de diálogo onde trataram, entre outros assuntos, a “Reforma Democrática e Defesa do SUS”, além das discussões dos oito eixos temáticos que nortearam todos os debates das conferências de saúde em todo o país. No total, foram 28 Grupos de Trabalho.
     Para a conselheira Elivânia Santos a conferência teve alguns aspectos negativos que precisam serem revistos, mas avalia a 15ª CNS como exitosa. "No geral foi uma boa conferência. Espera que o que foi aprovado na plenária final seja concretizado saindo do papel e dado retorno a sociedade", disse. 
    É importante ressaltar que no primeiro dia de conferência (terça-feira, 01) houve um ato político onde os participantes da 15ª CNS levaram várias manifestações na “Marcha em Defesa do SUS” com os desejos de reafirmar o SUS como universal, igualitário e único.
   Num balanço geral, a 15ª CNS aprovou 80% das proposições oriundas dos relatórios estaduais, além de ter 27 moções apresentados no dia de seu encerramento. O relatório final, que foi aprovado na plenária final, será entregue a todos os envolvidos no processo de realização da 15ª CNS.

Registro fotográfico:
Rivânia Rodrigues, Oscar Correia, Carlos Freitas e José Cleto
Passeata: Mateus Meira distribui o jornal do CMS-Recife na 'Marcha em Defesa do SUS'  
A conselheira Elivânia Santos (E) participou do grupo de trabalho que debateu "Participação Social"
Os conselheiros Paulo Roberto, José Ribeiro e José Cleto (caboclo de lança) 
Oscar Correia, Keila Tavares e Jailson Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário