Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CMS-Recife planeja ações para 2016

     Durante os dias 09 e 10 de dezembro, o CMS-Recife foi palco do Planejamento Estratégico para o ano de 2016. Reunindo conselheiros/as municipais, distritais, representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do trabalhador (CIST) e representantes da Gerência Geral de Planejamento e Orçamento (GGPO) da Secretaria de Saúde, o encontro serviu para avaliar as ações que foram previstas para o ano de 2015, reprogramar algumas ações e traçar as metas que serão inseridas no Programa Anual de Saúde (PAS) 2016.
     Divididos em quatro GTs (1 – Comissão Executiva, Comissão de Orçamento e Secretaria Executiva; 2 – Comissão de Comunicação, Comissão de Educação Permanente e Comissão de Ética; 3 – Comissão de Articulação e Comissão de Fiscalização; 4 - CIST-Recife), os participantes analisaram as ações propostas para o PAS 2016 e puderam fazer suas contribuições, alterando o texto ou incorporando ações novas. Ao final do segundo dia, os grupos socializaram os trabalhos para toda a plenária final.
Grupos de Trabalho
     O conselheiro Luciano Ferreira, (segmento usuário, representando a Associação Grupo de Mães da Amizade dos Torrões - RPA IV) avaliou o processo como positivo. “É importante parabenizar aos representantes da Secretaria Executiva do Conselho, ao CMS-Recife e também aos representantes da Secretaria de Saúde pelo empenho na construção de um planejamento que irá dar um andamento melhor nas ações do Controle Social”, falou. Luciano também ressalta que a participação dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) nesse processo só quantifica o trabalho de integração que o CMS-Recife desenvolve. “A participação dos conselheiros distritais no planejamento foi fundamental, pois, eles não só tiveram acesso ao processo de construção das ações para o ano que vem, mas também puderam conhecer como é o organograma de trabalho”, finaliza. Ainda segundo o conselheiro, as discussões das propostas foram bem estruturadas.
     A conselheira Izabel Fabrício (segmento trabalhador, representante do SINDSPREV) ressaltou a importância que os conselheiros/as têm na realização das ações que foram planejadas para o próximo ano. “O colegiado deve entender que sem o empenho de cada conselheiro na realização desse planejamento, as ações que programamos para o ano que vem valerá de nada”, disse. “Nesses dois dias pudemos colocar no papel o nosso olhar para melhorar o Controle Social dentro do Recife e acredito que iremos dá conta das nossas ações. E isso será ótimo”, finaliza.
    A concretização desse momento só amplifica o desejo do CMS-Recife em desenvolver ações que corroborem para um Controle Social mais atuante na Cidade do Recife.
     Agora, a GGPO fará a sistematização do documento, onde o consolidado será enviado ao plenário do CMS-Recife para aprovação e, posteriormente, será encaminhado para publicação em Diário Oficial do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário