Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Colegiado realiza reunião plenária ampliada

      Em plenária realizada na tarde de ontem, quinta-feira, 09, o colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife participou da 203a Reunião Extraordinária (RE) que tratou de assuntos como o Programa Academia da Cidade, a apresentação e aprovação de uma UPA-E no bairro do Arruda e a aprovação do Plano da Vigilância Sanitária VISA/2016. Sendo um pleno ampliado, a 203a RE teve seus trabalhos abertos pela coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, que deu as boas-vindas aos presentes e, juntamente com a vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, deu início às apresentações.
      No período da manhã, os conselheiros e conselheiras aprovaram, por unanimidade, o Plano da Vigilância Sanitária do Recife (VISA)/2016 que tem por finalidade implementar as ações do Plano Diretor de Vigilância Sanitária e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, priorizando as ações de rotina da VISA contemplando todos os Distritos Sanitários sempre se atendo as diferenças geográficas, culturais e de saúde.
A secretária-Executiva de Regulação em Saúde, Fernanda Casado, mostrou ao colegiado
o perfil da Unidade Pública de Saúde Especializada (UPA-E) no Arruda 
     Logo em seguida, a secretária-executiva de Regulação em Saúde, Fernanda Casado, que solicitou a pauta junto ao Conselho, foi convidada para apresentar o perfil da UPA-E no bairro do Arruda que, embora seja uma construção do Estado, toda a sua estrutura foi cedida para o município com o intuito de implantar a primeira Unidade Pública de Atendimento Especializado do Recife. "[a unidade] Vem para reforçar a nossa rede e para atender a necessidade de complementar nossa rede de média complexidade", disse Fernanda Casado.
     O colegiado aprovou, por unanimidade, o perfil da UPA-E no Arruda. A unidade prevê atendimentos ambulatoriais e exames complementares, a exemplo de ultrassom, endoscopia, colonoscopia, entre outros, e tem data prevista de funcionamento na primeira quinzena de julho.
A visitante Liana Lisboa participou da reunião onde apresentou consolidado sobre
as condições do Programa Academia da Cidade
      No período da tarde, os conselheiros e conselheiras participaram dos debates sobre o Programa Academia da Cidade (PAC). A profissional de educação física, Liana Lisboa, representante da Associação dos Profissionais de Educação Física - APEF, trouxe uma apresentação sobre as condições de funcionamento do Academia da Cidade. Liana aproveitou a oportunidade para relembrar as deliberações da 11ª (2013) e 12ª (2015) Conferências Municipais de Saúde que ainda não foram cumpridas, além de trazer um quadro atualizado das que foram atendidas.
         Após esse momento, foi a vez o coordenador geral do PAC, Ricardo Menezes, falar do programa. Caracterizado como uma política pública de promoção da saúde com ênfase na prática de atividade física, lazer e alimentação saudável, o PAC contribui para a melhoria da qualidade de vida da população recifense e desenvolve ações orientando os usuários e usuárias a realizar mais exercícios como ginástica, caminhada, corrida, dança, entre outros.
A conselheira Fernanda Tavares defendeu que os nutricionistas sejam garantidos nas equipes
do Programa Academia da Cidade
      Com um tema super debatido por conselheiros, conselheiras e visitantes, o colegiado aprovou alguns encaminhamentos para melhoria do Programa Academia da Cidade, entre eles estão: a contratação dos profissionais de educação física antes do concurso público previsto para agosto; que seja garantida a presença de segurança 24hs em todos os polos do PAC; que seja garantia a contratação de nutricionistas nas equipes do PAC; que sejam inaugurados os outros polos que foram garantidos nas conferências para aumentar a cobertura do Programa; que sejam contratados estagiários para todos os polos do PAC; que haja uma prestação de contas do investimento no PAC (verba municipal, estadual e federal); e que problemas simples, como limpeza e manutenção, sejam sensibilizados para não acontecer mais.
      Finalizando os trabalhos, houve os informes gerais.

4 comentários:

  1. Profissionais de Esucacão Fisica agradecem a oportunidade de abrir diálogo em busca de melhorias para o Programa. Contamos com o empenho para que as dificuldades do Programa Academia da Cidade sejam sanadas com celeridade.

    ResponderExcluir
  2. Profissionais de Esucacão Fisica agradecem a oportunidade de abrir diálogo em busca de melhorias para o Programa. Contamos com o empenho para que as dificuldades do Programa Academia da Cidade sejam sanadas com celeridade.

    ResponderExcluir
  3. Profº Charles Barbosa, Profissional de Educação Física do PAC e Conselheiro Distrito Sanitário II.

    Este espaço de controle social, como os demais, de fato precisa intensificar as fiscalizações para esse serviço saúde prestado a população de Recife seja efetivamente realizado a contento, que gestão de Recife uniforme em seus investimentos e que valorize este Programa que tem reconhecimento Nacional e Prêmios Internacionais.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos deste espaço para cobrar a contratação de profissionais, ja autorizada por portaria pelo próprio prefeito, assim como concurso público para completar o quadro defasado de profissionais da academia da cidade !

    ResponderExcluir