Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Conselheiros (Municipal e Distrital) passam por capacitação do TCE-PE

      Numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, uma capacitação sobre Administração Pública voltada para conselheiros (as) municipais e distritais de saúde. Ministrada pelo assessor técnico do TCE, Gustavo Moraes, a capacitação teve como objetivo desmistificar assuntos burocráticos que envolvem a administração pública, além de explicar sobre a forma de atuação dos conselhos municipais.
     Para a coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Sebastiana Maria, a capacitação foi um instrumento fundamental para a formação dos conselheiros (as). "Empoderar os conselheiros municipais e distritais de saúde para ter um entendimento do que envolve as questões das leis e normas que regem a política de saúde", disse Sebastiana. A participação dos Conselho Distritais de Saúde na referida capacitação foi outro ponto importante. "A integração com os conselhos distritais é uma preocupação da comissão em mostrar que eles também fazem parte desse processo de aprendizagem", finaliza.
      Segundo Gustavo, a turma formada pelo CMS-Recife absorveu de forma significativa o conteúdo programático. "A participação efetiva dos conselheiros foi um ponto primordial para a capacitação. Fizeram perguntas bem incisivas e houve uma troca de experiências que enriqueceu nosso curso", disse.
A conselheira Distrital de Saúde IV, Elisângela falou que capacitar os conselheiros é importante
       A conselheira Distrital de Saúde IV, Elisângela Cavalcanti, disse que participar da capacitação foi um grande ganho para ela, uma vez que está conselheira no primeiro mandato. "Não conhecia muito sobre o funcionamento das leis e essa capacitação foi muito enriquecedora. Pude abrir a mente para coisas que nem sabia que existiam", disse. Além disso, Elisângela aprovou a dinâmica adotada pelo ministrante. "O conteúdo foi passado de forma agradável, estava tudo muito claro. O professor usou uma dinâmica muito boa", finaliza.
A conselheira Distrital de Saúde VI, Janaína Menezes, disse que a "experiência foi enriquecedora"
       A conselheira Distrital de Saúde VI, Janaína Menezes, também conselheira de primeira viagem, afirma que o trabalho desenvolvido nos dois dias de capacitação foi esclarecedor. "As explicações foram enriquecedoras e hoje posso dizer que me sinto inserida nas questões que envolvem o Conselho de Saúde", falou.
     Depois do sucesso da capacitação, a comissão prevê um novo módulo para o grupo. "Vamos nos organizar para dar continuidade ao processo de formação pensando na realização do 2º módulo da capacitação", avalia Sebastiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário