Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2017

Resultado das Eleições dos Conselhos Distritais de Saúde VII e VIII

      Com mais de 650 eleitores, entre usuários e trabalhadores nos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) VII e VIII,  elegeram, na última terça-feira, 21, os seus novos colegiados para o biênio 2017-2019.
    Tendo o processo eleitoral todo acompanhado pelas comissões formadas para esses propósitos, as eleições acorreram conforme previsto pelo Regimento Eleitoral.

Segue abaixo a lista preliminar dos resultados desses processos eleitorais:

Conselho Distrital de Saúde VII
Eleitos
Usuário Direto
Waldir da Silva Pereira
1° Titular
Maria da Salete Silva
2° Titular
Sandro Soares de Lima
3° Titular
Luís Augusto Martins Correia 
1° Suplente
Susiane de Araújo Silva
2° Suplente
Daniele de Araújo Silva
3° Suplente
Trabalhador
Silvânia Timóteo de Lima
1° Titular
Altair Leal Ferreira
2° Titular
Fernando Severino da Silva
3° Titular
Paulo Murilo dos Santos
1° Suplente
Jaime Antônio de Lima
2° Suplente
Rita Maria da Silva dos Santos
3° Suplente
Usuário por Entidade
Conselho de Moradores do Córrego José Grande
1° Titular
Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio
2° Titular
ONG Crescer Mangabeira
3° Titular
Conselho de Moradores do Córrego José Grande
1° Suplente
Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio
2° Suplente
ONG Crescer Mangabeira
3° Suplente


Conselho Distrital de Saúde VIII
Eleitos
Usuário Direto
Gilzolene da Silva Amorim
1° Titular
Fernanda Machado de Oliveira
2° Titular
Sílvio Alves de Lucena Filho
3° Titular
Maria Rita da Cruz
1° Suplente
Rejane Maria de Araújo Rocha
2° Suplente
Isaac Machado de Oliveira
3° Suplente
Trabalhador
Antônia de Fátima
1° Titular
Regineide Maria de Araújo
2° Titular
Egídio do Prado Júnior
3° Titular
Elza Rodrigues dos Santos
1° Suplente
Terezinha Ferreira da Silva
2° Suplente
Sérgio Antônio da Silva
3° Suplente
Usuário por Entidade
Centro comunitário UR-12 Ibura
1° Titular
Igreja Evangélica Pentecostal de Almas
2° Titular
Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista
3° Titular
Associação de Moradores da Unidade Residencial 1 Ibura
1° Suplente
Igreja Evangélica Pentecostal de Almas
2° Suplente
Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista
3° Suplente

Executiva se reúne com Secretário de Saúde do Recife

     Em reunião realizada no gabinete do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, membros da Comissão Executiva tiveram um momento com o titular da pasta para tratar de várias reivindicações do CMS-Recife. Na pauta, estavam o resgate das demandas reprimidas, solicitações e pedidos do colegiado. 
     Sob o comando da conselheira Keila Tavares, vice-coordenadora do CMS-Recife, os membros da comissão, um a um, foram pontuando quais as principais ações e quais os pedidos prioritários para que o conselho realize seu trabalho da melhor forma possível. Entre os pontos destacados, estavam a problemas estruturais, aquisição de equipamentos para os Conselhos Distritais, a realização da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, além de pleitear algumas demandas externas como a finalização das obras na Unidade São José do Coque e do Centro de Fisioterapia e Reabilitação.
     Para Jailson Correia, receber os membros da Comissão Executiva serviu para aproximar o conselho de sua equipe. "O sentimento é de renovação e queremos estreitar os laços. Estamos com uma nova configuração, novas figuras estão trabalhando com a gente e faremos o possível para ter um diálogo estruturado e cordial", disse.
       Jailson aproveitou a oportunidade para ressaltar o atual momento que o município passa e diz que esse ano, assim como foi em 2016, haverá algumas dificuldades. Porém, o secretário reafirma o seu compromisso com o Conselho em garantir o maior número de solicitações, mas pediu ao CMS-Recife que também pondere sobre os itens de mais importância. "Estamos num ano muito, muito, muito, muito duro. A fase é de grande esforço, de redução de despesas e, assim, garantir aquilo que programamos para toda a rede. Temos que ter um ano parcimonioso", avalia. 
     Como encaminhamentos, o secretário solicitou uma pauta ao CMS-Recife para apresentar a prestação de contas dos últimos quatro anos, além de mostrar as perspectivas da gestão para os próximos anos. Também ficou acordado que o diretor Executivo de Administração e Finanças, Felipe Bittencourt, se debruçará nas CIs que se encontram pendentes para dar celeridade as suas resolutividades.  
         Na ocasião, a gerente de Planejamento, Monitoramento e Informação, Kamila Matos, também participou da reunião.

Conselheiros (as) participam do segundo módulo do TCE-PE


      Numa nova parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, realizou, nos dias 16 e 17 de Março, o segundo módulo da Curso sobre Administração Pública voltada para conselheiros (as) municipais e distritais de saúde. O curso foi ministrado pelo auditor do TCE, André Batista, que trouxe uma visão simplificada dos assuntos burocráticos que envolvem a administração pública no campo orçamentário.
     Para o auditor, existe um grande déficit na população brasileira no que se refere ao conhecimento amplo do tema. "Vê uma turma interessada em aprender sobre administração pública e ensinar sobre os instrumentos orçamentários que são de responsabilidade deles de fiscalizar é algo gratificante", disse. "Isso fará com que eles tenham um olhar mais apurado e saibam como acompanhar a LOA, o PPA, ou até mesmo as planilhas de despesas da secretaria de Saúde", finaliza. 
      Participaram do curso, os (as) conselheiros (as) que foram aprovados no módulo I, realizado em dezembro de 2016, além de membros das comissões de Planejamento e Orçamento dos Conselhos de Saúde.

quinta-feira, 16 de março de 2017

GT da Conferência recebe representantes dos Distritos Sanitários

            Convidados pelo Grupo de Trabalho (GT) que organiza a 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, representantes dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) e dos Distritos Sanitários (DS), estiveram reunidos para discutir sobre a realização do maior evento voltado para o Controle Social.
             A proposta da reunião foi socializar aos distritos todos os passos que o GT já deu, a exemplo da construção do Regulamento e do Termo de Referência da 13ª. Além disso, a participação desses atores serviu para unificar o diálogo da importância que a Conferência de Saúde do Recife tem para a melhoria dos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.
         O GT aproveitou a oportunidade para solicitar possíveis datas e locais para realização das etapas de Microrregionais e Distritais. Espera-se que até o mês de setembro, o GT já tenha o nome de todos (as) os (as) delegados (as) que participarão da referida conferência.

Coordenação do CMS-Recife se reúne com MPPE

Visando um entendimento mais amplo do que se refere a composição dos Conselhos de Saúde e da participação da sociedade nas Conferências de Saúde, a coordenação do CMS-Recife, Janaína Brandão e Keila Tavares, coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente, estiveram presentes numa audiência com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fazer uma consulta acerca dos documentos normativos do Conselho.
"Nossa consulta ao Ministério Público não está somente enquanto coordenação, estamos levando um assunto pertinente a todo o colegiado, onde buscamos subsídios que nos ajudem a sanar eventuais problemas quanto as participações nos espaços de Controle Social", disse Janaína Brandão. 
O grande impasse está na interpretação do que vem a ser Trabalhador da área de Saúde e na leitura do parágrafo 5º do Regimento Interno do CMS-Recife que diz "que o conselheiro representante do segmento dos usuários, no exercício do seu mandato, assumir algum cargo comissionado, função gratificada, e/ou funcionários de empresas terceirizadas no âmbito do SUS nas esferas municipal, estadual, federal e distrital deverá ser substituído".
Nesse contexto, trabalhadores terceirizados não podem representar nem o segmento Usuário nem o segmento Trabalhador, pois não atuam diretamente na área da saúde e nem estão inseridos em nenhuma categoria da área.
A promotora de Saúde, Ivana Botelho, aconselhou que o CMS-Recife deve fazer uma reflexão do instrumento normativo que rege a casa. "O impedimento foi colocado. Houve uma deliberação do conselho fazendo com que o Regimento Interno entrasse em vigor. E se esse regimento está em vigor, tem que ser respeitado", disse.

Comissões se preparam para Eleições dos CDS VII e VIII no dia 21 de Março

           Em reunião realizada na manhã de ontem, quarta-feira, 15, as Comissões Eleitorais que acompanham o processo de criação dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) VII e VIII se reuniram, em conjunto com membros da Comissão de Articulação, para discutir os últimos detalhes da realização das Eleições dos conselhos supracitados.
          Entre os pontos discutidos, estavam o quantitativo de candidatos (as) por CDS,  os modelos das cédulas de votação, a confecção das listagens para assinatura do eleitores e, é claro, o local para realização das eleições.
           Nessa perspectiva, as comissões informam que a Eleição do CDS VII será realizada na Escola Profissionalizante Dom Bosco, Av. Norte, 5600, Casa Amarela, das 8h às 17h, com apuração dos votos feita logo após finalizado o processo eleitoral.
          Já o CDS VIII terá a sua eleição feita na sede do Distrito Sanitário VIII, na Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo, das 8h às 17h. Também terá a apuração do votos feita logo após finalizado o processo eleitoral.


Vale lembrar:

Quem Vota

Segmento Usuário Direto
- Ser maior de 16 anos e está munido do RG, além de apresentar um documento que comprove sua moradia dentro do território (VII ou VIII) ou declaração da Associação de Moradores;
Segmento Trabalhador
- Ser lotado em qualquer equipamento de saúde do território (VII ou VIII) e apresentar um documento com foto;


Serviço:

Eleições Conselhos Distritais de Saúde (CDS)

CDS VII
Data: 21 de Março
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Profissionalizante Dom Bosco, Av. Norte, 5600, Casa Amarela. *Ao lado da Upinha 24h Moacyr André Gomes

CDS VIII:
Data: 21 de Março
Horário: 8h às 17h
Local: Sede do Distrito Sanitário VIII (Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo. *Por trás da loja O Boticário).


quarta-feira, 15 de março de 2017

Conselho marca presença no acolhimento de Residentes em saúde


              A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, esteve presente na solenidade de acolhimento aos residentes dos Programas de Residência da Secretaria de Saúde do Recife. "A participação do Conselho Municipal de Saúde nestes momentos nos diz o quanto o Controle Social precisa estar inserido nesses espaços de diálogo", disse Janaína. "Saibam que vocês terão um grande jornada pela frente, jornada essa que trará conhecimento e que vocês irão colocar em prática tudo o que sabem. Essa troca de conhecimento possibilitará uma transformação significativa na vida de muita gente", finaliza, dando às boas vindas aos novos residentes.

Janaína Brandão falou da importância da inserção dos novos residentes em saúde
      Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Dr. Jailson Correia, ressaltou a importância do Programa de Residência tem para o município do Recife. "Saltamos de duas vagas em residência existentes em 2012 para 192, neste ano, e de uma área de atuação para nove", destacou. Ao todo, 93 novos residentes que estão iniciando sua especialização em algumas das residências do programa disponibilizado pela Secretaria de Saúde. As residências são: Medicina de Família e Comunidade; Psiquiatria; Enfermagem e Atendimento Pré-Hospitalar; Enfermagem Obstétrica; Odontologia e Saúde Coletiva: Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial; Multiprofissional em Vigilância em Saúde. Multiprofissional em Saúde Coletiva e Multiprofissional em Saúde da Família.

       Também participaram do evento o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, o presidente da comissão de residência da Sesau, Arturo Jordan, e representantes das comissões do Imip, UPE e UFPE.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Eleições CDS VII e VIII: Comissões divulgam nova lista de candidatos habilitados e não habilitados

     As Comissões Eleitorais que acompanham os Processos de criação dos novos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) VII e VIII para o biênio 2017-2019 divulgaram, nesta quarta-feira, 08, a listagem dos (as) candidatos (as) que cumpriram todos os termos contidos nos Regimentos Eleitorais afim de concorreram a uma vaga no colegiado dos respectivos CDS para os próximos dois anos. 
       Tendo prorrogado as inscrições por falta do número mínimo de inscritos para o segmento Usuário por Entidade, as Comissões se reuniram ontem (terça-feira, 07) e hoje, para uma análise minuciosa na documentação entregue pelos (as) candidatos (as) na sede do CMS-Recife em atendimento ao novo cronograma de inscrição.
        Todo o processo foi acompanhado pela representante da Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde, Sabrina Santos.
         Confira a listagem dos (as) candidatos (as) habilitados (as):
Conselho Distrital de Saúde VII
Usuário Direto
Trabalhador
Usuário por Entidade
Cláudio Manoel da Silva

Altair Leal Ferreira
ONG Crescer Mangabeira
Daniele de Araújo Silva
Fernando Severino da Silva

Conselho de Moradores do Córrego José Grande
Sandro Soares de Lima
Jaime Antônio de Lima
Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio
Douglas Pereira de Brito
Maria Alice Bulhões de Farias


Luís Augusto Martins Correia

Maria Edivânia Tavares da Silva
Luiz Henrique Leonardo de Oliveira

Paulo Murilo dos Santos
Maria da Salete Silva
Rita Maria da Silva dos Santos

Mário Marques de Barros

Silvânia Timóteo de Lima
Susiane de Araújo Silva


Waldir da Silva Pereira


Conselho Distrital de Saúde VIII
Usuário Direto
Trabalhador
Usuário por Entidade
Blandow da Silva Pacheco
Antônia de Fátima Cícero de Sousa
Associação de Moradores da Unidade Residencial 1 Ibura

Elme José Nunes do Amaral
Elza Rodrigues dos Santos
Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista

José Barbosa da Silva
Egídio do Prado Júnior
Centro Comunitário UR-12 Ibura

Fernanda Machado de Oliveira
Jandira Batista Pereira
Igreja Evangélica Pentecostal Pescadores de Almas

Flávia Veríssimo dos Santos

Regineide Maria de Araújo

Gilzolene da Silva Amorim

Sérgio Antônio da Silva
Isaac Machado de Oliveira

Terezinha Ferreira da Silva
Lucas Estevão da Silva


Maria Rita da Cruz

Rejane Maria de Araújo Rocha

Sílvio Alves de Lucena Filho

Thyago Pedrosa Ferreira dos Santos



            As Comissões Eleitorais também divulgaram o nome dos (as) candidatos (as) que, por algum motivo, não entregaram a documentação solicitada pelo Regimento Eleitoral.
      Agora, os (as) candidatos (as) que foram classificadas como não habilitados têm os dias 09 e 10 de Março, das 8h às 17h, para entrar em contato com CMS-Recife e regularizar a sua documentação. Só assim, estarão aptos a concorrer as eleições no dia 21 de Março
    Confira a listagem dos (as) candidatos (as) NÃO habilitados (as):

Conselho Distrital de Saúde VII
Usuário por Entidade
Motivo





Conselho de Moradores do Morro da Conceição
- Falta o Requerimento conforme ponto “VI” do Art. 5º do Regimento Eleitoral;

- Falta o Termo de Indicação da entidade conforme ponto “III” do art. 5º do Regimento Eleitoral;

- Falta cópia da cédula de identidade;

- CNPJ desatualizado;


Federação Esportiva e Cultural Alto do Pinho Integralizado
- Falta o Requerimento conforme ponto “VI” do Art. 5º do Regimento Eleitoral;

- Ata de eleição desatualizada;



Conselho Distrital de Saúde VIII
Usuário Direto
Motivo

Maykon Antônio Francisco da Paixão

- Não comprova residência
Vagner Lucas Godoy

- Não comprova residência

Conselho Distrital de Saúde VIII
Usuário por Entidade
Motivo


Federação das Entidades Comunitárias do Ibura/Jordão -FIJ


- Falta Estatuto registrado em cartório;

- CNPJ desatualizado;



União de Moradores de Três Carneiros

- Apresentar Estatuto completo devidamente registrado em cartório;

- CNPJ desatualizado;