Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Conselho recebe visita de representantes do CMS-Manaus

      Abrindo suas portas para um intercâmbio entre Conselhos de Saúde, o CMS-Recife recebeu, durante toda uma semana, os conselheiros João Bosco e Raimunda dos Santos, representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manaus-AM. Membros integrantes da Comissão de Assessoramento aos Conselheiros Locais e Distritais de Saúde (CACLDS), os referidos conselheiros vieram em busca de informações acerca da criação e funcionamento dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) existentes no Recife.
     A visita, que teve como principal objetivo a troca de experiências entre os Conselhos, proporcionou um experiência única tanto pros conselheiros visitantes quanto para os conselheiros da casa.
      "Nosso objetivo maior foi conhecer sobre os Conselhos Distritais de Saúde, pois Recife é referência nesse aspecto e viemos em busca de informações para entender como são as suas composições e os processos eleitorais que elegem esses colegiados para podemos implantar no município de Manaus", disse o conselheiro João Bosco. 
      Na sede do CMS-Recife, João Bosco e Raimunda conheceram nossas instalações e tiveram uma reunião com a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, e com o secretario-Executivo, Romildo Cândido, que apresentaram as legislações que regem o CMS-Recife (Lei e Regimento Interno), o organograma do Conselho, além de explicar como foi o processo de implantação dos novos CDS VII e VIII. Aliás, os conselheiros presenciaram as eleições dos Conselhos de Unidades do Distrito Sanitário II.
     "Ficamos honrados em saber que o conselho do Recife é tido como modelo e essa visita serve de parâmetro para sabermos que estamos indo pelo caminho certo", disse Janaína. "Compreendemos que o município tem experiências exitosas nas ações do Controle Social e ficamos felizes em poder compartilhar nossas vivências", finaliza.
       Para o conselheiro João Bosco, visitar as instalações do CMS-Recife mostra um outro universo de gestão do Controle Social. "Constamos que o conselho de Recife é bem estruturado, com uma coordenação bem organizada e com fluxos administrativos diferentes dos nossos", avalia. O conselheiro também ressaltou o diferencial apresentado pela comissão de fiscalização do CMS-Recife. "Outro ponto interessante foi acompanhar a atuação da comissão de fiscalização, onde os seus membros estão devidamente identificados com crachás e coletes, facilitando a realização de suas ações", finaliza.
    Os conselheiros ainda visitaram o Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco, participaram da Reunião Extraordinária do CMS-Recife e conheceram algumas Unidade de Saúde, a exemplo da Upinha Moacir André Gomes que traz a inovação de um padrão de qualidade na saúde, oferecendo uma maior qualidade no atendimento das pequenas urgências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário