Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Política de Atenção a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora é pauta no CMS-Recife


        Aconteceu na última quinta-feira 27/09, na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, a 324ª Reunião Ordinária, que teve como ponto principal a apresentação da Política de Atenção a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Convidados para apresentar as metas e avanços da Política, destinando-se à saúde, no que se referem à disposição física e mental do trabalhador e trabalhadora, os representantes da Política, Cybelle dos Santos e Eduardo Feijó, falaram sobre os trabalhos que são realizados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
     “Nós trabalhamos para capacitar as pessoas e divulgar a cultura da saúde do trabalhador. Nosso foco é dar visibilidade à Política junto aos gestores e ao Controle Social, onde é necessária a inclusão das ações na saúde do trabalhador(a)”, ressalta Cybelle, se referindo aos trabalhos já realizados pelo CEREST-Recife.
       Convidada para fazer o contraponto, a representante da CUT-Recife, Lindinere Ferreira, enfatizou a necessidade da existência do CEREST na luta dos trabalhadores(as) para um trabalho digno, gratificante e salubre. "Essa iniciativa tem que partir de todos nós, a saúde da mulher trabalhadora é o principal ponto a ser discutido. O CEREST precisa estar atento à saúde da mulher trabalhadora, que, por muitas das vezes, tem jornada tripla de trabalho e negligência por falta de estímulo. Precisamos olhar por essas que não chegam até lá", exemplificou ressaltando as necessidades das mulheres que muitas trabalham em dois ou até três turnos de trabalho, seja dentro ou fora de casa.
     Lindinere também ressaltou que a política deve ser transversal e intersetorial. “Passamos por uma conjuntura sem perspectiva de mudanças, nos obrigando a pensar nos planos de saúde não em caixinhas, mas que transversalize para toas as áreas”, ponderou, levando o questionamento acerca de ter recortes de populações específicas, a exemplo da população negra, LGBT, mulher em terceiro turno. “Precisamos conhecer o perfil produtivo dentro do território de abrangência do CEREST-Recife para entender como chegar ao trabalhador e trabalhadora”, finaliza.
        O coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, lembrou a recomendação do CEREST que se refere as profissionais gestantes que trabalham em ambientes insalubres. "Não devemos esquecer e nem negligenciar as profissionais que estão grávidas e mesmo assim recebem "autorização" para trabalhar, mesmo que ambientes totalmente desaconselháveis, precisamos conscientizar os médicos também", disse Cristiano.
      O conselheiro e coordenador da CIST-Recife, Euclides Monteiro, solicitou um encaminhamento, para que o Conselho provoque uma audiência pública junto a Câmara de Vereadores sobre o enfretamento ao assédio moral nas empresas e/ou perseguição no ambiente de trabalho nas repartições públicas ou privadas. "Precisamos estar atentos no que se refere aos casos de insistência e perseguição as mulheres no ambiente de trabalho, é um tema bastante complexo", concluiu o conselheiro.
        Durante a plenária, outro ponto de pauta, foi a apresentação do Programa de Residência de Odontologia em Saúde Coletiva. Arturo Jordan, representante do Programa, fez uma breve apresentação da residência, que tem como objetivo formar profissionais com ciência do que é o Controle Social. "Investir em residência é fundamental para a formação de um bom profissional, a residência é onde ele entra em contato com o campo totalmente prático, saindo do campo teórico que ele se encontra", disse Arturo.
      A Conselheira e preceptora do Programa no CMS-Recife, Iris Maria, intensificou a necessidade de profissionais bem capacitados e engajados com os interesses da população e suas necessidades. “Eu enquanto Conselheira fico muito feliz que de forma muito assertiva nós fazemos com que os residentes saiam daqui sabendo como funciona o Controle Social e levem isso para fora do convívio do Conselho", disse a conselheira.
    O residente em odontologia, Victor de Albuquerque intensifica a importância do Programa nos Conselhos de Saúde. “Víamos o CMS muito distante e depois de participar das atividades que são realizadas pelos conselheiros, temos outra visão. Eu considero que foi uma prática interessante”, ressaltou Victor. Para o residente, as discussões nas comissões permanentes do Conselho são intensas. “As reuniões internas são bem calorosas e às vezes isso causa certo desconforto, pois sou bem calmo, mas acredito que faz parte do processo”, finaliza.
        No decorrer da plenária, a coordenadora da Comissão de Fiscalização, Vera Lúcia, fez a apresentação do relatório mensal das atividades da Fiscalização do CMS, onde foram realizadas quatro visitas e apresentadas às necessidades de cada Unidade de Saúde da Família (USF) visitada: USF Tia Regina, USF Alto do Pascoal, USF Pilar e USF Santa Terezinha. Agora, os relatórios seguirão para a Secretaria de Saúde com os devidos encaminhamentos.
      Além disso, Vera enfatizou a necessidade do acompanhamento aos trabalhadores, visando melhorias no atendimento aos usuários, sabendo-se que o bem estar do trabalhador está atrelado ao bem estar do usuário. “Esse é um trabalho muito importante para o funcionamento ideal das Unidades de Saúde. Precisamos nos preocupar em dar atenção a esses locais que ficam mais escondidos, onde a informação demora a chegar", enfatizou Vera, se referindo a USF que são de difícil acesso.
      Encerrando a plenária, o colegiado aprovou uma capacitação para conselheiros(as) Municipais com o tema: Controle Social e o papel dos(as) Conselheiras(os) com previsão para realização ainda este ano, além de eleger representações para as vacâncias das Comissões Permanentes e Comitês de Ética.
       A próxima Reunião Ordinária está programada para a última quinta-feira de outubro, às 14h. A reunião é aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário