Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Comunidade do Coque recebe Fórum Aberto de Conselhos de Saúde

          Aconteceu, na última quarta-feira, 26, em frente à Unidade Coque/Berilo Pernambuco, no Distrito Sanitário I, o II Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife. O evento tem como intuito aproximar os Conselhos de Saúde da população, onde os(as) conselheiros(as) explicam aos usuários(as) a missão dos Conselhos, como se organizam, de que formam atuam, onde encontrá-los, além de falar da importância desses espaços de Controle Social. "Esse é um momento de construção coletiva e um espaço para diálogo entre os segmentos para buscar melhorias para a Política de Saúde", disse o coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Nascimento.
       Também presente do fórum, a gerente do DS I, Alessandra Araújo, falou da importância desse evento. “Esse espaço é para fomentar a questão do Controle Social e dizer que cada Distrito tem o seu Conselho e que as Unidades também podem ter”, disse. “E é um desejo nosso, que as Unidades tenham esse espaço, pois nos ajudam a consertar os possíveis erros que possam aparecer”, finaliza.
          Para a coordenadora da Comissão de Articulação, Lorena Raia, os Conselhos de Unidade são órgãos que ajudam a minimizar os problemas que aparecem. “Nosso papel é esse: conversar e cobrar melhorias. As demandas atendidas representa uma unidade pacificada e o Conselho da Unidade pode ser o intermediador dessas demandas”, avalia.
            A conselheira e membro da Comissão de Articulação, Leonilde Cunha, fez um apelo aos usuários presentes para participarem mais ativamente dos Conselhos de Saúde. “É difícil, mas temos que está dentro desses espaços discutindo as Políticas de Saúde para fortalecer o Controle Social nas nossas comunidades”, enfatizou.
        Ao longo do fórum, foram entregues materiais informativos sobre os Conselhos, o Controle Social, as Conferências de Saúde, além, é claro, de conter os endereços e telefones de todos os Conselhos Distritais de Saúde.
        O Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife é uma promoção do CMS-Recife em parceria com os Conselhos Distritais de Saúde (CDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário