Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Distrito Sanitário III tem sua Plenária Ampliada da 14ª Conferência concluída


     No dia 11 de janeiro, os(as) conselheiros(as) de Saúde do Distrito Sanitário III realizaram a sua Plenária Ampliada da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Tendo como objetivo debater o tema central da Conferência, levar orientações quanto ao novo formato dessa etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), a plenária ampliada também serviu para aclamar os(as) delegados(as) que participaram da etapa municipal da Conferência que será realizada em março deste ano. A plenária aconteceu no auditório do Centro de Saúde Ermírio de Moraes.
         Para a gerente Distrital, Lara Hazin, esse é um momento para reafirmar os Conselhos de Saúde como espaços legítimos de luta a favor do SUS. “Precisamos frear esse desmonte que o SUS vem sofrendo. Precisamos estar comprometidos nessa luta, fortalecendo cada vez mais o Controle Social e seguindo em frente, pois a luta continua”, disse.
      Também presente no momento da abertura, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, fez uma fala esperançosa para os presentes. “Precisamos dar as mãos, onde os segmentos caminhem juntos para continuar a lutar pelo SUS. Não podemos ser negativos, mesmo sendo atacados diariamente com esses desmontes que vêm se apresentando nos últimos anos”, disse. Sônia também aproveitou para explicar a escolha do CMS-Recife quanto a nova metodologia da Conferência. “Não estamos cerceando a participação de ninguém, mas sim, valorizando esses conselheiros e conselheiras como representantes legais da sociedade”, enfatiza.
       Convidado para fazer uma apresentação sobre a legislação que envolve a criação dos Conselhos de Saúde e a sua funcionalidade para a população, o coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, falou do momento em que estamos vivendo. “É uma grande satisfação estar presente nesses momentos de debate e de fortalecimento do SUS, mas também não podemos deixar de lado que o atual governo vem declarando através de seus ministros. Estamos em estado de alerta, tendo, inclusive, a incerta da continuação dos Conselhos como o nosso que discutem políticas essenciais para a sociedade”, pondera.
    O coordenador do Conselho Distrital de Saúde III, Francisco Layon, ressaltou a importância das Conferências. “São nesses espaços que precisamos trazer pautas mais aguerridas e que estejamos em comunhão para poder lutar como um propósito mais forte e sem nos dispersar”, alerta.
     Ainda durante a Plenária Ampliada, a conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência, Janaína Brandão, foi a responsável por explicar a nova metodologia da conferência como também fazer explanação ao tema central da conferência: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. “[Este é um] Momento de luta diferenciado, onde o chamado é para ser militante do SUS e dizer não aos retrocessos que estão vindo por aí”, pondera Janaína. “Estamos aqui para defender esse espaço de luta pela vida e exercer a nossa democracia participativa que os Conselhos de Saúde estão inseridos”, finaliza.
      No final da plenária, a Comissão Eleitoral aclamou a delegação do Distrito Sanitário III para a Etapa Municipal de acontece no Centro de Convenções, em Olinda.
Representantes do segmento Usuário
Representantes do segmento Trabalhador
Representantes do segmento Gestor
Delegação do DS III para etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário