Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Conselho aprova GT para acompanhamento da Covid-19 em Recife

 

Foi aprovado na última quinta-feira, 13, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que deverá acompanhar a situação dos casos de internação relacionados à Covid-19 na capital pernambucana. Além disso, o GT também irá se debruçar nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus e acompanhará todo o processo adotado pela Secretaria de Saúde do Recife para a vacinação.

A aprovação do GT aconteceu durante a 221ª Reunião Extraordinária, onde também foi apresentado o Processo para eleições da nova coordenação do CMS-Recife biênio 2021-2023. Nesse ponto, a conselheira Priscilla Viegas, coordenadora da Comissão Eleitoral, composta também pelas conselheiras, Juliana Ribeiro e Leonilde Cunha, apresentou o cronograma e as etapas do processo. "As inscrições começam hoje (13/05) e seguem até o dia 24 de maio. Para concorrer as vagas, os(as) candidatos(as) devem ser do segmento usuário e do segmento gestor", ressalta. Vale lembrar que o CMS-Recife está obedecendo o rodízio de representatividade dos segmentos na coordenação, conforme orienta o Regimento Interno. Para mais informações, e saber quais outros pontos acerca das eleições, clica aqui.

Convidada para apresentar quais foram as medidas tomadas por Recife para o enfrentamento à Covid-19, a secretária de Saúde do Município, Luciana Albuquerque, esteve presente na reunião e mostrou quais ações a sesau vem desenvolvendo nesse período inicial de sua gestão. "Esse é um momento importante de contextualização para que saibam como está sendo feito esse enfrentamento e quais são as decisões que estamos tomando para vacinar o maior número possível de pessoas", conta Luciana.


Ao longo do debate, Luciana foi bastante elogiada pela condução dos trabalhos nesse momento tão importante para a população que é vacinação. "Recife vem sendo copiado por outros municípios, pois temos um sistema de aplicativo que ajudou bastante no agendamento da vacina", disse o conselheiro Marcos Lira. Outro ponto positivo citado durante a reunião foi a ferramenta "Atende em Casa", um dispositivo disponibilizado para ser um canal direto de apoio emocional e também para marcação de teste para a covid-19 online (https://www.atendeemcasa.pe.gov.br/login).

A secretária mostrou toda a cronologia da aplicação das vacinas que começou no segundo semestre de Janeiro e segue a ordem de prioridades orientadas pelo Ministério da Saúde. "Estamos entrando no grupo prioritário que contempla as gestantes e puérperas, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência", ressalta. Sobre as grávidas e as mulheres que deram à luz há pouco tempo, Luciana explica que Recife irá atender mais de 60 municípios. "A CIB, juntamente com a secretaria de Saúde do Estado, decidiu descentralizar as vacinas da Pfizer para quatro regiões e Recife irá receber gestantes e puérperas de 62 municípios para ajudar aos municípios que não tem condições de armazenar essa vacina", conta a secretária. A decisão foi tomada após a vacina da AstraZenica não ser mais recomendada para esse grupo.

Além disso, o plenário do CMS-Recife também aprovou uma nota de posicionamento solicitando uma revisão o posicionamento do Ministério da Saúde a respeito dos profissionais de Educação Física e Médicos Veterinários que estão descobertos em relação as demais categorias no cronograma de vacinação. A decisão foi tomada após algumas falas de conselheiras que externaram sua indignação pela exclusão dessas categorias da lista de profissionais de saúde que podem receber a vacina. "Se fosse por nós, já teríamos vacinados, mas existe um ofício que impede essa aplicação", contou Luciana, "Já enviamos um documento para o Ministério da Saúde para rever essa questão. Mas, essa [exclusão] não é a nossa posição", finaliza.

Um comentário: