Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Comissão marca presença no Seminário Nacional da COFIN





 Está rolando o Seminário Nacional da COFIN (Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento). Diante do atual contexto de crise econômica e o histórico de desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está promovendo o seminário nacional “Desafios do Financiamento do SUS: Dilemas e Perspectivas”. O evento, que começou ontem, quarta (24/08), segue por esta quinta (25/08), em Brasília. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do CNS.

 A programação conta com uma série de debates com especialistas em finanças, orçamento, SUS e gestão pública, além de parlamentares. No primeiro dia do encontro, o CNS realizou uma mobilização rumo ao Supremo Tribunal Federal (STF) com objetivo de pressionar o Judiciário diante dos agravos que o cenário atual de crise na saúde vem trazendo à vida da população.

 Já nesta quinta, às 9h, aconteceu a mesa Financiamento do SUS: Novos Caminhos, com a participação de Eduardo Fagnani, pesquisador e doutor em Ciência Econômica; Érica Santos de Aragão, pesquisadora e pós doutora na Universidade de Sussex (Inglaterra); Flávio José Vaz, advogado e assessor técnico da Câmara dos Deputados e Francisco Funcia, doutor em Gestão e Regionalidade.

  A partir das 14h, a mesa temática será sobre a Participação Social e Financiamento do SUS com as participações de representantes das campanhas presidenciais, que deverão expor as propostas de planos de governo dos candidatos, que tenham relação com a temática de saúde.

 Membros da Comissão de Orçamento do CMS-Recife participam do evento. Entre eles: o coordenador do Conselho, Oscar Correia, o coordenador reeleito da comissão de orçamento, Rudenil Monteiro e o conselheiro Marlon Henrique, membros da referida comissão.

Um comentário: