Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2022

CMS Repercute: Petição em defesa ao sistema CEP CONEP

 


Para assegurar a proteção do controle social e evitar influências corporativas e institucionais na análise da ética em pesquisa, diversos segmentos da sociedade, envolvendo instituições de ensino superior, órgãos governamentais, centros de pesquisas e representações da sociedade civil, entenderam ser imprescindível, para a independência dos pesquisadores e proteção dos participantes de pesquisas, a vinculação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Esses grupos, identificaram, no texto atual da proposição do PL 7082/2017, alguns aspectos preocupantes, por retroceder em relação ao atual Sistema CEP/CONEP, entre estes:

 

1.Será criado um “Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica”, vinculado ao Ministério da Saúde, sob coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, substituindo a CONEP e retirando sua vinculação do CNS.

Entendemos que manter a atual independência do Sistema CEP/CONEP, criado em 1996, é fundamental para consolidar as normas protetivas dos participantes de pesquisas, bem como os indicadores éticos para a correta avaliação dos protocolos de pesquisas envolvendo seres humanos. Este sistema público e em rede, coordenado nacionalmente, com a participação efetiva de pessoas das mais diversas áreas do conhecimento, confere abrangência e uniformidade às decisões sobre a ética em pesquisa, e tem servido de exemplo para outros países. A análise ágil dos protocolos referentes às pesquisas sobre a COVID-19 atesta o papel exemplar do Sistema CEP/CONEP, que manteve os parâmetros éticos adequados e sem riscos de diminuir os direitos dos participantes.

2. Sobre acesso pós-estudo, o PL 7082/2017 apresenta condicionantes, limitando o direito dos participantes, e entre eles, vale enfatizar a interrupção pós-estudo que pode ocorrer VI - após cinco anos da disponibilidade comercial do medicamento experimental no país; ou VII - quando o medicamento experimental estiver disponível na rede pública de saúde. Por outro lado, a Resolução 466/2012, define hoje que o acesso pós-estudo é direito do participante e dever do patrocinador. O item III.3 d) relativo a pesquisas que utilizam metodologias experimentais na área biomédica devem assegurar a todos os participantes, ao final do estudo, por parte do patrocinador, acesso gratuito e por tempo indeterminado, aos melhores métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos que se demonstraram eficazes.

3. O PL 7082 propõe a diminuição do número de representantes dos usuários e além disso, estabelece que a CONEP não fará mais a avaliação de projetos, exceto como instância recursal.

4. O PL 7082 limita a atuação da comissão, pois seu artigo 1º institui um Sistema Nacional de Ética para a Pesquisa ClínicaIsto desconsidera as outras áreas de conhecimento na produção científica, anulando vasto histórico de articulações e de amadurecimento da comunidade científica, responsável por temas importantes para o desenvolvimento sociocultural e econômico, tais como pesquisa social, sustentabilidade, meio ambiente, cidadania, políticas públicas, violência, educação para a paz, diversidade social.


Sendo assim, os CEPs do Estado de Pernambuco e demais segmentos da sociedade rejeitam a proposta do PL 7082/2017 como atualmente se encontra, e posicionam-se em relação aos seguintes pontos, inegociáveis:

1. Pela manutenção do Sistema CEP/CONEP, abrangendo todas as áreas de conhecimento, em conformidade com as Resoluções do CNS, de caráter público, com controle social, como instância de avaliação ética dos projetos de pesquisa realizados no Brasil;

2.Pelo acesso pós-estudo garantido pelo patrocinador, sem custos para o SUS ou para os participantes, por tempo indeterminado; 

3. Pela manutenção de número adequado de representantes de usuários em todo o sistema CEP/CONEP. 

 

O link abaixo é uma petição em defesa ao sistema CEP/CONEP. Pedimos que assine e divulgue em suas redes sociais. 

 

https://bit.ly/peticaoemdefesaaosistemaCEP-CONEP

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Nunca desista na vida. Todos eles dizem que não há cura para o HSV 2 (herpes genital), o que é uma grande mentira. Eu vi muitas pessoas ignorantemente dizerem isso e então eu nunca acreditei que havia realmente uma cura para o HERPES até conhecer o Dr. Water, o médico que tem ajudado muitas pessoas por muitos anos. Me deparei com este médico no facebook quando estava procurando por possíveis curas online. Eu descobri sobre esse homem e, para minha maior surpresa, esse homem tem a solução para o meu problema e até muitos outros problemas de saúde que as pessoas estão passando por aí, que alguns de nós procuramos há muitos anos. Expliquei minha história de problema de herpes para ele através de seu e-mail que encontrei no facebook. Dr.Water me respondeu e explicou como funciona o processo, então depois optei por experimentá-lo. Fiz um pedido para o seu produto à base de plantas. Recebi em 7 dias e tomei de acordo com as instruções do médico. Fiquei tão feliz depois de alguns dias tomando o remédio, houve uma mudança muito grande na minha saúde e minhas bolhas estavam curando muito rápido. Quando terminei o processo, fui fazer um check-up médico e descobri que agora estava negativo. Naquele dia eu chorei de alegria. E eu me encarrego de espalhar essa boa notícia de qualquer maneira que puder e compartilhar seus detalhes de contato
      Whatsapp: +2349050205019 e
      E-mail> DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM
      Você também pode ajudar retransmitindo-o para suas redes sociais, porque muitas pessoas por aí, especialmente nesta parte do mundo, não sabem sobre essa cura e estão sofrendo muito. Estes são alguns outros tratamentos que ele também é especializado em tratar:
      Câncer,
      Verrugas genitais (papilomavírus humano, HPV)
      Mioma,
      HIV,
      Cobreiro,
      Hepatite,
      Esclerose,
      Artrite,
      Asma,
      Abortos frequentes,
      Úlcera,
      Infertilidade,
      Clamídia,
      Ejaculação precoce

      Excluir