Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Monkeypox é tema de discussão no retorno das plenárias presenciais

 


Retornando aos encontros presenciais, o colegiado do CMS-Recife realizou, na tarde de ontem, quinta-feira, 29, a sua 365ª Reunião Ordinária. Tendo como principal ponto de pauta a apresentação da Monkeypox (varíola dos macacos), os(as) conselheiros(as) reabriram as portas para receber a população do Recife. “Hoje retornamos nossas reuniões presenciais e estamos contentes com isso, pois o Controle Social é esse contato cara a cara e as discussões são melhores quando é presencial”, aponta o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia.

Para a vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, o retorno ao presencial é motivo para comemorar. “Nossa última reunião presencial foi em fevereiro de 2020 e esse é um momento muito especial, pois foi um desafio enorme manter os conselhos funcionando nesse período de pandemia”, disse.


Também presente na plenária, o primeiro presidente usuário do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco, Euclides Monteiro, foi convidado a compor a mesa diretora e falou da importância dos conselhos trabalharem em sintonia. “Temos que ter um só sentimento. O trabalho dos colegiados devem ser em defesa do SUS e é muito importante esse trabalho conjunto entre o conselho da capital com o estadual, pois isso fará com que se traga para mais próximo aqueles conselhos de outros municípios do Estado”, conta Euclides.

Convidados para fazer a apresentação da vigilância epidemiológica, a gerente geral de articulação e monitoramento de Vigilância em Saúde, Rosemeiry Melo, e o enfermeiro da CIEVS*, Alan Vilanova, trouxeram uma linha do tempo para mostrar quando foi descoberta a monkeypox seguindo até os dias atuais e mostraram também o cenário epidemiológico, as definições e monitoramento de contato, a coleta de dados, além de apresentar o fluxograma para atendimento dos casos suspeitos. “A monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas”, explicou Alan.

Aberto o debate, os(as) participantes puderam explanar suas dúvidas e solicitaram que sejam enviados os materiais informativos sobre o avanço da monkeypox, bem como uma apresentação com um material de maior entendimento, visto que foram apresentados muitos números técnicos. Além disso, no final da discussão, o CMS-Recife solicitou que sejam enviados os cronogramas das ações de abordagens que já foram realizadas nos territórios e quais serão os próximos passos da Vigilância para monitoramento da varíola.

 Ainda houve a escolha dos(as) representantes do CMS para participar do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascao, que acontece entre os dias 21 a 24 de novembro, em Salvador/BA. Os(as) conselheiros(as) são: Silvânia Dias, Ivoneide Severina, Juliana César e Inez Maria, representando o segmento Usuário; Carmela Alencar e Liana Lisboa, representando o segmento Trabalhador; e Liana Chaves e Geraldo Pontes, representando o segmento Gestor/Prestador.

 

*CIEVS:  Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário