Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PMS 2022-2025 é aprovado no CMS-Recife

 

Após nove horas de discussão, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde (PMS) do Recife para o quadriênio 2022-2025. A aprovação do documento ocorreu durante a 231ª Reunião Extraordinária do CMS, realizada nesta quinta-feira (20/10), na sede do Conselho. “Não se faz gestão que não se discuta nessa casa”, disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, minutos antes de iniciar a apresentação do Plano.
Romildo Cândido, Janaína Brandão, Oscar Correia e Luciana Albuquerque

O PMS é um instrumento de planejamento e gestão do SUS que explicita as intenções, destacando os resultados que serão alcançados, apresentados através das diretrizes, objetivos e ações que orientarão a gestão municipal para o período de quatro anos, propiciando um alinhamento estratégico de prioridades para a agenda da saúde entre gestores(as), trabalhadores(as) e usuários(as). “Este é um momento especial, pois o PMS nos traduz o que vai acontecer no município nos próximos quatro anos”, conta a vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão.
Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife

Contendo 292 metas, divididas em seis (06) diretrizes, o PMS engloba as 196 propostas aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde, somadas a 25 propostas extras e outras do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Recife. “Tendo em vista a necessidade de alinhamento com o Plano Estratégico da Prefeitura e as recomendações do CMS para o RAG 2021, o Plano 2022-2025 contemplará ações e metas para além das propostas oriundas da 15ª CMS”, explica a secretária.

Apresentando um novo modelo de fazer gestão, essa foi uma forma de aproximar ainda mais a secretaria de Saúde com os Conselhos de Saúde. “Para mim, poder estar ali presente e vê-lo [PMS] ganhar forma, foi muito especial. Estou bastante satisfeita com a condução da reunião. Todas as contribuições foram enriquecedoras e todas as metas foram integralmente de acordo com as propostas da conferência. Isso nos dá mais ânimo para continuar atuando firmemente no controle social”, fala Dayse Lopes, conselheira do Conselho Distrital de Saúde (CDS) VII.

Pela primeira vez na história, os(as) secretários(as)-Executivos(as) da pasta fizeram a apresentação das metas e indicadores do PMS. Ao todo são seis (06) Diretrizes, a listar: 1 - Ampliar o acesso aos serviços de saúde, ofertando serviços com qualidade, assegurando a continuidade do cuidado; 2 - Fortalecer a vigilância em Saúde com foco na prevenção e promoção da saúde, redução de riscos e na integralidade com ações e políticas estratégicas; 3 - Fortalecer a Gestão do SUS, a inovação tecnológica e o investimento em saúde; 4 - Fortalecer a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com enfoque no dimensionamento de pessoal, valorização do trabalho e desenvolvimento profissional; 5 - Fortalecer a Assistência Farmacêutica, promovendo acesso, com uso racional, aos medicamentos e insumos essenciais; 6 - Transparência pública e controle social na construção de políticas de saúde e na garantia de direitos. A participação dos(as) Executivos(as) nessa apresentação deixa o documento mais palatável, pois evidencia o que é de competência de cada um(a).
Juliana Martins, secretária-Executiva de Atenção Básica

Andreza Barkokebas, secretária-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Dilermano Brito, secretário-Executivo de Administração e Finanças

Yluska Reis, secretária-Executiva de Planejamento, Monitoramento e Articulação Distrital

Marcela Abath, secretária-Executiva de Vigilância em Saúde

Aristides Vitorino, secretário-Executivo de Regulação, Média e Alta Complexidade

O conselheiro do CDS II, Ednaiptan Souza, falou como foi importante os conselhos distritais participarem dessa construção. “Nossa participação foi uma coisa boa. A construção coletiva tem mais validade e o fato dos conselhos distritais estarem mais perto da ponta, do problema, faz com que a visão seja melhorada”, conta. “Vimos que todas as metas são factíveis e temos uma perspectiva muito boa e esperamos que tudo transcorra na mais alta normalidade do que foi planejado”, finaliza.

Aliás, esse foi um grande acerto do CMS-Recife que vem buscando integrar ainda mais os CDS nas discussões importantes dentro do Conselho. “Enquanto Executiva, vimos que a participação dos Conselhos Distritais faz da gente um Controle Social mais forte. O chamamento deles para essa reunião foi pensada no intuito de fortalecer esses espaços tão importantes para o Recife e também para os usuários que estão na ponta”, conta o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia.

No fim, após todas as intervenções e solicitações de melhorias em algumas metas, os(as) participantes deixaram a sede do CMS-Recife satisfeitos(as) com o resultado final dos trabalhos. “[Isso] representa a escuta de um povo que ainda acredita no controle social. Representa o real sentido da palavra SUS e de seus princípios. Estamos bastante ansiosos para ver as metas saírem do papel”, almeja Dayse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário