Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Conselho aprovar Parecer da PAS 2022

 

Em reunião plenária ordinária, ocorrida no dia 30 de novembro, o Colegiado do CMS-Recife aprovou, por unanimidade, o parecer da Programação Anual de Saúde (PAS) do ano de 2022. O parecer foi o resultado das discussões que o Grupo de Trabalho (GT) que acompanha as metas deste instrumento de gestão construiu ao longo de quatro (04) encontros realizados todos no mês de novembro.

Originalmente, o parecer englobava a PAS 2022 e 2023. A justificativa para ter dois anos num só documento foi devido a inexistência de um Plano Municipal de Saúde (PMS) vigente, visto que, devido a pandemia, não foi possível realizar a 15ª Conferência de Saúde em 2021, e por isso, o GT teve que trabalhar em cima das metas e não das ações, como costumeiramente faz.

“A gente está vivendo um momento que é pactuar essa questão do ciclo de planejamento e como o PMS 2022/2025 foi aprovado em outubro desse ano, a gente tinha só dois meses para fazer a apreciação da PAS 2022/2023”, disse Juliana Ribeiro, gerente de planejamento da sasau. “Todo o documento que a gente construiu estão as metas que foram analisadas e aprovadas no pleno em outubro”, explica.

Segundo Juliana, o GT fez a opção, em suas recomendações, de realizar reuniões sistemáticas para acompanhamento da execução das metas contidas na PAS 2023. “Para além dos encontros quadrimestrais, o GT deve se encontrar mais vezes para ver as ações que estão sendo realizadas e quais estão sendo programadas para 2023, uma vez que 2022 já acabou”, conta.

Como havia a junção de dois anos no referido parecer, o Conselho decidiu separar os anos e aprovar somente a PAS de 2022. Como encaminhamento, o CMS pediu que a PAS 2023 seja apresentada ao Conselho no Pleno Ordinário de fevereiro de 2023, com toda as adequações necessárias, sobretudo as questões orçamentárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário