Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conselheiros participam de Simpósio de Vigilância Sanitária

    Durante os dias 26 e 30 de outubro, os conselheiros municipais Ana Maria Melo, Maria Helena Ribeiro, Rosicleide Barbosa e Leumim Oliveira, participaram do VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (VI SIMBRAVISA), ocorrido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

    Promovido pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o evento, que teve como tema central: “Vigilância sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: Dilemas para a regulação e proteção da saúde”, discutiu em suas conferências e mesas redondas assuntos como o monitoramento de alimentos, vigilância sanitária nas três esferas de gestão, o dilema da proteção da saúde no contexto global, entre outros.

    “Entendemos que a saúde coletiva é um universo complexo, tem interação com todas as disciplinas científicas e exige uma constante reflexão sobre suas práticas e métodos”, avaliaram Ana Maria e Maria Helena sobre o SIMBRAVISA.
Maria Helena e Ana Maria em evento realizado em Porto Alegre
    Parafraseando o Presidente da Abrasco, Dr. Luís Eugênio, que diz em seu discurso que a “vigilância sanitária é provavelmente o componente mais complexo da saúde pública”, pode-se perceber o quanto o papel dessa área é fundamental para proteger a saúde da população. E isso se dá através de ações, questionamentos e informações.

    Foi com esse intuito, de questionar e conseguir mais informações sobre o assunto, que a conselheira Rosicleide Barbosa expôs sua visão do que era vigilância sanitária dentro do seu convívio diário. Falando como usuária, Rosicleide foi convidada a dar uma entrevista para mostrar seu ponto de vista dentro do tema: “Desenvolvimento, Cidadania e Justiça Social”, onde ressaltou a importância do simpósio para um melhor entendimento do assunto.

Confira a entrevista da conselheira Rosicleide no link abaixo:


    De um modo geral, os desafios de consolidação do SUS universal tendem a passar pelo fortalecimento da vigilância sanitária e a promoção e atuação dos profissionais de saúde só contribuem para uma qualidade melhor para a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário