Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pleno Extraordinário aconteceu nesta quinta-feira

    Em plenária ocorrida na tarde de ontem (quinta, 21), o colegiado do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) e visitantes puderam participar da 179º Reunião Extraordinária que tratou de assuntos como o programa Mãe Coruja, leitura do parecer da comissão de orçamento da aprovação da LOA-PPA, informes sobre o Programa Mais Médicos e a campanha de vacinação contra o sarampo, além de apresentar o novo modelo de circulação e atendimento do CMS-Recife.

    Os trabalhos foram iniciados pela mesa coordenadora, onde, Wellington Carvalho, coordenador do CMS-Recife, fez a leitura da pauta e ouviu pedidos de inclusão. Logo em seguida, houve o informe do Secretário Executivo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Fernando Gusmão, que apresentou os números do Programa Mais Médicos no Recife. Segundo Fernando, num primeiro momento, nove (09) médicos estrangeiros começaram a atuar em território recifense no mês de setembro e que um segundo grupo (com 21 médicos) já começaram a atuar desde o início desse mês de novembro.

    Em seguida, foi a vez da gerente do programa Mãe Coruja, Mirtes Araújo, falar um pouco do programa, apresentar qual a finalidade e de onde surgiu a necessidade de se ter um espaço voltado para o cuidar da gestante e do filho. “[o programa] vai potencializar a política de saúde voltada para a mulher já desenvolvida pela gestão. Vai monitorar e acompanhar essa estratégia em atenção integral à mulher gestante e seu filho, passando desde a gestação, até os cinco primeiros anos da criança”, falou Mirtes. O Programa Mãe Coruja será implantado, inicialmente, em 10 bairros do Recife que foram selecionados com base em critérios epidemiológicos e de vulnerabilidade social. “Este ano, já estamos com um espaço na Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria. Os demais bairros selecionados terão os espaços a partir de janeiro do ano que vem”, finalizou Mirtes.
A gerente Mirtes Araújo falou da importância do programa Mãe Coruja
    Depois das leituras do parecer da comissão de orçamento e da apresentação da nova forma de garantia de Funcionamento das comissões do conselho, foi a vez do secretário executivo do CMS-Recife, Edson Rosa, apresentar o novo modelo de circulação e atendimento do CMS-Recife. Em meio a leitura, foram pedidos destaques em alguns pontos e o debate ficou garantido para o próximo pleno. *visto que não haveria tempo hábil para terminar no pleno de ontem (quinta, 21).
Edson Rosa apresentando o novo modelo de funcionamento do CMS-Recife
    Em um informe feito pela coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização) da RPA III, Vânia Gonçalves, todo o Estado de Pernambuco está em uma campanha de vacinação contra o sarampo. A vacinação é para crianças de seis (06) meses até menores de 5 anos. É fundamental divulgar essa campanha para que mais e mais crianças sejam vacinadas. A campanha vai até o dia 6 de dezembro, tendo no dia 30 de novembro o dia D* da vacinação (*nesse dia D, a Secretaria de Saúde estará com 205 postos de vacinação, sendo 165 fixos e 36 volantes e as vacinações vão das 8h às 17h).

    Por fim, houveram eleições para vacâncias em comissões e escolhas dos conselheiros que representarão o CMS-Recife em eventos fora do Estado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário