Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Conselheiros se reúnem para planejar ações para 2015

Colegiado se reúne com representantes dos Conselhos Distritais para elaborar
planejamento do controle social para 2015
    Durante os dias 18 e 19 de novembro, o CMS-Recife foi palco do Planejamento Estratégico para o ano de 2015. Reunindo conselheiros municipais, distritais e representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do trabalhador (CIST), o encontro serviu para avaliar as ações que foram previstas para o ano de 2014, reprogramar ações oriundas do colegiado passado - que são interessantes para o novo colegiado - e traçar as metas que serão inseridas na Programa Anual de Saúde (PAS) 2015. 

   Com a elaboração do pacto de convivência (normas que foram elencadas para condução do planejamento), os trabalhos foram iniciados. Houve a leitura do recorte do planejamento de 2014, onde foi discutida a metodologia de trabalho e logo em seguida foram divididos os Grupos de Trabalho (GT).

    Divididos em quatro GTs  (1 – Comissão Executiva e Comissão de Orçamento; 2 – Comissão de Comunicação, Comissão de Educação Permanente e Comissão de Ética; 3 – Comissão de Articulação e Comissão de Fiscalização; 4 - CIST-Recife), os participantes analisaram as ações propostas para o PAS 2015 e puderam fazer suas contribuições, alterando o texto ou incorporando ações novas. Ao final do segundo dia, os grupos socializaram os trabalhos para toda a plenária final.
Grupos de Trabalho

    O conselheiro Joaquim Maia (segmento Trabalhador, representante do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco - SOEPE) ressaltou que o processo foi proveitoso. "A proposta de utilizar os grupos de trabalho para formular ideias foi muito interessante, pois conseguiu extrair o melhor de cada pessoa na complementação das ações que foram programadas para o ano que vem", disse. "Mas, acredito que dois dias é um tempo muito curto para determinar tantas ações para o ano inteiro", finalizou. 
    A conselheira Juliana César (segmento Usuário, representante da GESTOS) falou que o clima estabelecido nesses dois dias de planejamento foi prazeroso. "Houve uma boa participação dos conselheiros e um compromisso na realização do planejamento. O clima de colaboração, tendo em vista as atividades importantes do ano que vem, foi muito boa", afirmou.
Plenária Final
    A realização desse momento só firma as ações que o CMS-Recife desenvolve em seus encontros e edifica a construção de um controle social mais eficiente para a população recifense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário