Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Comissão de Articulação discute mobilização para a 12ª Conferência com Conselhos Distritais

    A Comissão de Articulação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 21, para fomentar uma mobilização mais efetiva e direta para a 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Contando com a participação de representantes dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), a reunião pautou a necessidade de integração das comissões de articulações de todos os conselhos de saúde.
Iêda Moura (CDS I), Rosângela Berto (CDS II), Conceição Rodrigues (CMS)
Lucelena Cândido (CMS), Janaína brandão (CMS), Leyla Lisboa (CDS IV) e Audenise Bonifácio (CMS)
    A sensibilização nas unidades de saúde foi um dos temas chave da discussão. Segundo a comissão, esse dispositivo gera uma aproximação com o usuário e o trabalhador e reforça a necessidade da presença do cidadão nesse espaço que será criado para debater a saúde pública do município gerando uma demanda a nível estadual e nacional e claro, para fortalecer o controle social e a participação popular. 
    "A orientação é ir in loco, ou seja, nas unidades de saúde para que possa ser feito um trabalho de sensibilização junto aos usuários e trabalhadores de saúde, tendo como premissa focar no objetivo da conferência e mostrar que a participação deles contribuirá para construção de propostas que serão levadas às etapas Estadual e Nacional", disse Janaína Brandão, coordenadora da Comissão. "Mas não só isso. Precisamos incentivar todos os movimentos, entidades ou quaisquer que sejam os equipamentos sociais que existam dentro do território do Recife para participarem desse momento único que é uma conferência de Saúde", finalizou.
    Outra questão debatida foi a participação dos trabalhadores de saúde nas discussões da conferência. Nesse ponto, a comissão visualiza uma aproximação feita por parte dos gestores para introduzir essa demanda de conscientização dentro do segmento Trabalhador e, assim, instiga-los a participar da 12ª conferência.
      Diante da necessidade do trabalho em conjunto entre o CMS e o CDS, ficou acordado que o apoio das entidades, dos coordenadores das áreas e da gerência de cada Distrito Sanitário será fundamental nessa mobilização para atrair uma quantidade significativa de participantes.
     Agora, a comissão se reunirá na próxima quarta-feira, 28, às 9h na sede deste colegiado.

Um comentário: