Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

12ª Conferência: Distrito Sanitário IV realiza sua etapa Distrital

    Em plenária ocorrida no último sábado (09), o Distrito Sanitário (DS) IV encerrou a sua etapa Distrital que antecede a 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Estadual Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro, o evento foi o consolidado de três micro-plenárias que discutiram o sistema de saúde nas localidades que contemplam o território, além de inserir novas propostas que serão enviadas às etapas Estadual e Nacional das Conferências de Saúde ao longo do ano.

    A abertura dos trabalhos se deu com a formação da mesa, onde os convidados falaram da importância da 12ª Conferência e parabenizaram aos pré-delegados pela participação no fortalecimento do Controle Social. Estiveram presentes, o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, a coordenadora de Conselho Distrital de Saúde, Leyla Lisboa, a gerente do DS IV, Polyanna Ribeiro, e o gerente de Planejamento da Secretaria de Saúde, Paulo Roberto, que foi representar o secretário, Jaílson Correia, que não pode comparecer à plenária devido a compromissos de última hora.

    Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, Polyanna Ribeiro começou sua apresentação mostrando o histórico situacional do território e ressaltou que “esse momento é para discutir a saúde local, mas também é importante não pensar somente no distrito IV, mas pensar de forma mais ampliada”. Essa perspectiva reforça o objetivo da 12ª Conferência em ampliar o nível de discussão pensando nas três esferas: municipal, estadual e nacional.

    Logo em seguida, os participantes puderam contribuir na construção do documento base, onde avaliaram, discutiram e propuseram melhorias no referido documento que será debatido nos três dia de Conferência. Ao todo foram oito eixos temáticos, onde os participantes debateram sobre Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;   Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;  Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;  Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;  Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Grupos de Trabalho.
    Terminados os trabalhos, os participantes se reuniram para a plenária final, onde socializaram os resultados das discussões nos grupos. Ao final, foram eleitos, por aclamação, 40 delegados Usuários e 17 delegados Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário