Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Secretário de Saúde do Recife faz apresentação no CMS-Recife

    Durante a 189ª Reunião Extraordinária do CMS-Recife, o colegiado se reuniu para contemplar as apresentações do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, e da secretária Executiva de Regulação, Fernanda Casado, que foram convocados para mostrar as ações desenvolvidas pelas respectivas pastas.
Mesa coordenadora: Audenise Bonifácio, Oscar Correia e Janaína Brandão
    Iniciada na manhã de ontem, quinta-feira (07), a reunião plenária, que foi ampliada, começou com a apresentação de todos os presentes e logo em seguida, a mesa coordenadora convidou Jaílson Correia para fazer a apresentação da expansão, estruturação e qualificação das Unidades de Saúde da Família do município. Em sua fala, o secretário trouxe um panorama geral de todas as ações que a Secretaria de Saúde (SESAU) desenvolve, trazendo um resgate histórico do quadro de investimento na saúde (de 2009 a 2014), o incremento e investimento na qualificação, e mostrou algumas ações já realizadas pela secretaria, a exemplo das reformas nas USF Bernand Van Lee, Skylab I e II, Santo Amaro II, e ressaltou o que a pasta planeja lançar, como a criação de novos polos das Academias da Cidade e a ampliação da Rede Cegonha.
Jaílson Correia apresenta balanço da Secretaria de Saúde ao Pleno
    Finalizada a apresentação, os conselheiros, conselheiras e visitantes fizeram seus questionamentos acerca do que foi mostrado. A conselheira e coordenadora da Comissão de Fiscalização, Rivânia Rodrigues, aproveitou a oportunidade para apresentar a Jaílson Correia um relatório referente a visita que a fiscalização fez a UBT Fernandes Figueira e a UBT CEASA (Distrito Sanitário - DS - V), na qual mostrou as diversas queixas dos usuários (as) da unidade. A gerente do DS V, Lígia Lima, trouxe os esclarecimentos acerca da problemática apresentada pela conselheira Rivânia e foi corroborada pelo secretário de Saúde, Jaílson Correia, que ressaltou que a gestão está sempre disponível para dialogar com todos os atores do controle social e que os pontos citados serão revistos para solucionar o problema. Na ocasião, o secretário apresentou o Mural Saúde, um informativo elaborado pela assessoria da secretaria contendo informações das ações da SESAU.

A conselheira Rivânia Rodrigues apresentou relatório da Fiscalização na UBT Fernandes Figueira
Jaílson lançou o Mural Saúde
    Após a pausa para o almoço, o colegiado retornou aos trabalhos com a apresentação da secretária Executiva de Regulação, Fernanda Casado, que trouxe, mais detalhadamente, a proposta da portaria que formaliza os serviços prestados por hospitais filantrópicos no município do Recife. A pauta, que nunca tinha passada pela história do CMS-Recife, serviu como troca de aprendizado que só fortalece o controle social.
Portaria de Incentivo aos hospitais filantrópicos, apresentada pela secretária Executiva de Regulação,
Fernanda Casado, foi aprovado por unanimidade 
  Apresentados todos os pontos significativos da portaria, tais como, tabela de procedimentos, medicamentos, órteses e próteses do SUS, além de mostrar quais hospitais seriam contemplados pela portaria, o colegiado fez suas colocações e, por unanimidade, a portaria foi aprovada. 
    Os informes gerais encerraram a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário