Durante a 189ª Reunião Extraordinária do CMS-Recife, o colegiado se reuniu para contemplar as apresentações do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, e da secretária Executiva de Regulação, Fernanda Casado, que foram convocados para mostrar as ações desenvolvidas pelas respectivas pastas.
|
Mesa coordenadora: Audenise Bonifácio, Oscar Correia e Janaína Brandão |
Iniciada na manhã de ontem, quinta-feira (07), a reunião plenária, que foi ampliada, começou com a apresentação de todos os presentes e logo em seguida, a mesa coordenadora convidou Jaílson Correia para fazer a apresentação da expansão, estruturação e qualificação das Unidades de Saúde da Família do município. Em sua fala, o secretário trouxe um panorama geral de todas as ações que a Secretaria de Saúde (SESAU) desenvolve, trazendo um resgate histórico do quadro de investimento na saúde (de 2009 a 2014), o incremento e investimento na qualificação, e mostrou algumas ações já realizadas pela secretaria, a exemplo das reformas nas USF Bernand Van Lee, Skylab I e II, Santo Amaro II, e ressaltou o que a pasta planeja lançar, como a criação de novos polos das Academias da Cidade e a ampliação da Rede Cegonha.
|
Jaílson Correia apresenta balanço da Secretaria de Saúde ao Pleno |
Finalizada a apresentação, os conselheiros, conselheiras e visitantes fizeram seus questionamentos acerca do que foi mostrado. A conselheira e coordenadora da Comissão de Fiscalização, Rivânia Rodrigues, aproveitou a oportunidade para apresentar a Jaílson Correia um relatório referente a visita que a fiscalização fez a UBT Fernandes Figueira e a UBT CEASA (Distrito Sanitário - DS - V), na qual mostrou as diversas queixas dos usuários (as) da unidade. A gerente do DS V, Lígia Lima, trouxe os esclarecimentos acerca da problemática apresentada pela conselheira Rivânia e foi corroborada pelo secretário de Saúde, Jaílson Correia, que ressaltou que a gestão está sempre disponível para dialogar com todos os atores do controle social e que os pontos citados serão revistos para solucionar o problema. Na ocasião, o secretário apresentou o Mural Saúde, um informativo elaborado pela assessoria da secretaria contendo informações das ações da SESAU.
|
A conselheira Rivânia Rodrigues apresentou relatório da Fiscalização na UBT Fernandes Figueira |
|
Jaílson lançou o Mural Saúde |
Após a pausa para o almoço, o colegiado retornou aos trabalhos com a apresentação da secretária Executiva de Regulação, Fernanda Casado, que trouxe, mais detalhadamente, a proposta da portaria que formaliza os serviços prestados por hospitais filantrópicos no município do Recife. A pauta, que nunca tinha passada pela história do CMS-Recife, serviu como troca de aprendizado que só fortalece o controle social.
|
Portaria de Incentivo aos hospitais filantrópicos, apresentada pela secretária Executiva de Regulação,
Fernanda Casado, foi aprovado por unanimidade |
Apresentados todos os pontos significativos da portaria, tais como, tabela de procedimentos, medicamentos, órteses e próteses do SUS, além de mostrar quais hospitais seriam contemplados pela portaria, o colegiado fez suas colocações e, por unanimidade, a portaria foi aprovada.
Os informes gerais encerraram a reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário