Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Delegados/as esperam pela 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife

Plenária Distrital I

     O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, está em ritmo acelerado para a realização da 12ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 16, 17 e 18 de junho. Com o tema: “Saúde Pública de Qualidade no Recife: Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”, a conferência deste ano tem como objetivo avaliar, propor e levar as diretrizes que serão encaminhadas às conferências de saúde, etapas Estadual e Nacional, que acontecerão ao longo de 2015.
Plenária Distrital II
     Os preparativos da 12ª conferência começaram desde março quando as etapas de plenárias microrregionais foram iniciadas. Nessa fase, foram realizadas 19 plenárias, onde mais de 3 mil pessoas, entre usuários e trabalhadores, puderam enriquecer o debate e contribuir para o fortalecimento do Controle Social, além de eleger os pré-delegados/as que participam da etapa Distrital do evento. 
Plenária Distrital III/VII
     Durante o mês de maio foi iniciada a segunda fase desse processo de confecção da conferência. Foram realizadas seis plenárias Distritais, uma por Distrito Sanitário, onde os participantes se reuniram e aprofundaram as discussões dos oito eixos temáticos que norteiam todo o debate da 12ª Conferênciaalém de eleger os delegados/as que participarão dos três dias de conferência no mês de junho. Nessas discussões, os participantes puderam elencar propostas para os níveis municipal, regional (região de saúde), estadual e nacional.
Plenária Distrital IV
    Os eixos discutidos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Plenária Distrital V
     Visando o fortalecimento do controle social em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a 12ª conferência vem para reafirmar a saúde pública como uma política de saúde pertencente ao povo, tratando-a com sensibilidade no que diz respeito a melhora do acesso, à humanização e qualificação dos profissionais, além de integrar e incluir todas as populações existentes no Recife garantindo a chegada da saúde às diversas necessidades dessas populações, assegurando sues direitos e qualidade nos serviços ofertados. 
Plenária Distrital VI/VIII
    Quem quiser participar da 12ª Conferência Municipal de Saúde do recife pode fazer sua inscrição, como Observador, num link que será disponibilizado no blog do CMS-Recife a partir da zero hora (0h) da segunda-feira (15). Vagas limitadas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário