Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

CMS-Recife Repercute: Direitos Estéticos


     A Revista CULT, na edição deste mês (Edição 210 - Março/2016 - Ano 19), traz um artigo de autoria de Marcia Tiburi, que é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. O texto aborda, de forma sutil, sobre direitos estéticos e a percepção do preconceito que muitas vezes é algo generalizado e que costuma ser implantado pela sociedade desde que nascemos.
     A autora aborda o fato de o preconceito está oculto em todas nossas ações, assim como no modo de se relacionar com outras pessoas.
     "Quando pensamos em preconceitos, nos referimos em geral ao âmbito da moral pessoal e social. Preconceitos implicam, inicialmente, o campo da ética e da política, nas quais se pode entender os campos. Contudo, são gerados e sustentados nos níveis bem mais profundos do que se pode avaliar a partir de sua mera exposição verbal, teórica ou prática" 

Esse é um trecho do texto abaixo. Continue lendo...

terça-feira, 29 de março de 2016

CMS-Recife homenageia o ex conselheiro Jair Pedro

           O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife presta condolências aos familiares do ex conselheiro municipal de saúde, Jair Pedro dos Santos, que faleceu na manhã desta terça-feira (29). Seu corpo está sendo velado na Associação Moradores do Alto do Buriti, na Macaxeira. O enterro está marcado para amanhã (quarta-feira, 30), às 16h30, no cemitério de Casa Amarela.
           No tempo que passou pelo CMS-Recife, Jair Pedro contribuiu com o desenvolvimento do Controle Social e travou debates para melhoria do Sistema Único de Saúde do Recife.  O CMS-Recife, em sua mais singela homenagem, deixa o seu reconhecimento à contribuição do trabalho de Jair Pedro como militante do Controle Social.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Roda de Conversa debate sobre Feminismo

        A comissão de Educação Permanente, em homenagem ao dia das mulheres celebrado no dia 8 Março, organizou uma Roda de Conversa com o tema: Feminismo. O encontro foi no dia 23 de Março na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, e teve como palestrante a conselheira Rivânia Rodrigues, que trouxe um histórico de conquista, superação e evolução das mulheres ao longo dos anos. “Nós não nascemos mulheres, nós nos tornamos mulheres”, disse Rivânia, parafraseando a filósofa, ativista e feminista Simone de Beauvoir.
      A Roda de Conversa foi um momento de esclarecimentos, desabafos, união e solidariedade entre as mulheres presentes, onde puderam debater sobre o dia a dia das mulheres e dialogar sobre as violências que estão expostas no seu cotidiano. Entre os pontos listados estão: violência doméstica, violência pública, assédio nas ruas, desvalorização e assédio no trabalho, Lei Maria da Penha, preconceitos contra mulheres negras, entre outros.

quarta-feira, 23 de março de 2016

CMS-Recife Repercute: Mini-curso de Geopolítica e Relações Internacionais


     O Sindicato dos Servidores Público Federais do estado de Pernambuco (Sindsep-PE) abre Inscrições para o novo mini-curso que irá oferecer. O mini-curso tem como tema: Geopolítica e Relações Internacionais, as aulas têm início no dia 5 de abril e acontecerão sempre nas terças-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h, na sede do sindicato. A atividade é gratuita e ao final será entregue certificado com carga horária de 20 horas.
    Esse mini-curso será coordenado pelo cientista político Michael Zaidan (UFPE), mas com a participação de outros acadêmicos como Thales Castelo Branco (Faculdade Damas); Rosa Maria de Freitas Nascimento (Unicap); Paloma Gonçalez (Consul dos EE.UUs.); e Marco Mondaini (UFPE).
 “Nesse momento em que vivemos no país, com uma tentativa clara de golpe das forças conservadoras, um curso como esse é mais que oportuno, por isso, liguem, se inscrevam, participem”, convida a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.
PLANO DE AULA MINI-CURSO
1ª aula: Tratado de Westfália e o inicio das atuais relações internacionais
2ª aula: Os atores das relações internacionais e o direito internacional
3ª aula: Multilateralismo e unilateralismo
4ª aula: A primeira guerra mundial e a hegemonia norte-americana
5ª aula: A guerra fria e a bipolaridade mundial
6ª aula: O tratado de Brett Wood e o novo sistema financeiro
7ª aula: O processo de descolonização no terceiro mundo e os não-alinhados.
8ª aula: A queda do muro de Berlim e a nova ordem multiunipolar.
9ª aula: A nova agenda, o cibercidadão e a política das redes
10ª aula: A emergência do G-20 e os BRICS
11ª aula: Processos de integração regional (Mercosul, Nafta, a União Européia)
12ª aula: A nova política externa brasileira: entre o pragmatismo e os princípios da paz, do multiculturalismo e da cooperação
13ª aula: O ll de setembro, a internacionalização da guerra ao Terror, a OTAN e as novas emergências humanitárias (os refugiados)

sexta-feira, 18 de março de 2016

Roda de Conversa debaterá Feminismo

        A Comissão de Educação Permanente convida a todos os Conselhos de Saúde (Municipal, Distrital, Unidade), sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil para participarem de uma Roda de Conversa em comemoração ao Dia internacional da Mulher que foi celebrado no último dia 8 de março. A Roda de Conversa terá como tema o Feminismo e será realizada no dia 23 de março às 14h30, na sede do CMS-Recife.
        A Roda de Conversa contará com a presença do Instituto Feminista para a Democracia - SOS-Corpo. 

Eleições 2016-2018: Comissão Eleitoral se reúne com entidades ausentes para finalizar Processo Eleitoral

     Atendendo os encaminhamentos da Resolução 012/2016 que recomenda uma convocatória pública para as três entidades do segmento Trabalhador, ausentes nas eleições de 10 de março de 2016, a Comissão Eleitoral do CMS-Recife esteve reunida para finalizar o Processo Eleitoral que norteou a escolha do novo colegiado para o biênio 2016-2018.
     Iniciada às 14h30, conforme consta na resolução, a reunião visou o preenchimento de duas vagas de suplentes para o segmento Trabalhador e contou com a presença das representantes do Sindicato de Médicos de Pernambuco - SIMEPE, do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco - SINFARPE e da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn.
     Seguindo as orientações do Regimento Eleitoral, cada representante expôs seu ponto de vista e pleiteou seu lugar no conselho, afinal, eram três concorrentes para duas vagas. Houve consenso e os sindicatos - SIMEPE e SINFARPE - ficaram com as suplências restantes. A ABEn ficará na segunda suplência.
    Agora, a comissão encaminhará o resultado final para publicação no Diário Ofício do Município. Além disso, a comissão deve solicitar da Secretaria-Executiva do CMS-Recife que seja encaminhado as entidades vencedoras um ofício indicando seu representante para o biênio 2016-2018.

GT do RAG 2015 finaliza monitoramento

         Durante todo o dia de ontem, quinta-feira (17), o Grupo de Trabalho (GT) que analisa o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2015 finalizou o monitoramento desse instrumento de gestão. Ao todo foram três encontros, onde os membros do GT se debruçaram no documento que apresenta as ações que foram executadas pela gestão ao longo do ano passado.
        Agora, o GT produzirá um Parecer que será levado para votação na próxima reunião plenária do Conselho.
    Na ocasião, representantes dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) também participaram do monitoramento. 

terça-feira, 15 de março de 2016

Secretário de Saúde do Recife apresenta quadro atualizado de Dengue/Chikungunya/Zika

        "Enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti na Cidade do Recife - Dengue/Chikungunya/Zika". Esse foi o ponto de pauta da 198ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife realizada na tarde da última sexta-feira, 11. A reunião contou com a participação do secretário de Saúde do Recife, Dr. Jaílson Correia, onde apresentou o plano de ação que a Secretaria de Saúde (SESAU) vem desenvolvendo para acabar com a proliferação do vetor responsável pela propagação das arboviroses.
          Iniciando sua fala, Jaílson fez um resgate histórico dos casos de dengue, mostrando os percentuais, casos notificados, confirmados e o coeficiente de incidência de dengue nos último 10 anos. Foi apresentado também a atual situação epidemiológica da tríplice virose (Dengue/Chikungunya/Zika) e quais os cuidados que a SESAU tomou para combater, de imediato, o surto das arboviroses na capital pernambucana. "Criamos um Gabinete de crise para acompanhamento e monitoramento das ações, mas o trabalho precisa ser permanente", disse o Correia.
      Correia afirma que a SESAU deu uma resposta rápida, intensa e sustentada no combate ao mosquito onde 53 ações foram colocadas em prática que iam desde a sensibilização da população até o combate in loco, onde mais de 2 milhões de domicílios foram visitados, alguns, inclusive, mais de uma vez. Nesse contexto, 19 secretarias da Prefeitura do Recife tiveram engajamento nas ações.
      O secretário também mostrou a atual situação dos casos de microcefalia no Recife mostrando um panorama de casos notificados por Distrito Sanitário e também o que a Secretaria faz na assistência e no cuidado as mães e aos bebês. Dos 289 casos de microcefalia notificados, apenas 42 foram confirmados. Dentre as ações, estão os cuidados na atenção básica com o acolhimento e acompanhamento dos bebês nos 10 espaços Mãe Coruja Recife, além da realização de capacitações para profissionais da rede municipal para o atendimento às gestantes que tiveram o diagnóstico feito ainda no período de gravidez.
     "Já tínhamos uma equipe em campo, mesmo que o foco fosse outro, mas não precisamos criar nada novo", disse Correia, se referindo o Projeto Mãe Coruja. "Fizemos visitas domiciliares e conversamos com as famílias que estão com essa nova realidade para entender melhor as suas necessidades e depois falamos aos nossos profissionais que o Mãe Coruja iria acolher essa demanda".
          Finalizada a apresentação, o debate foi aberto e os conselheiros/as puderam fazer as suas intervenções. O conselheiro José Cleto, um dos responsáveis pela pauta da 198ª RE, quis saber se Recife estava em epidemia e questionou o valor que o governo federal disponibilizou para o combate ao mosquito e a essas arboviroses. E disse que seu encaminhamento é que "todos os guardas de endemias que estão em desvio de função volte para a área". O conselheiro Carlos Freitas perguntou sobre o uso do larvicida e alerta que os moradores do bairro de Afogados estão com a saúde prejudicada pelo uso desse produto.
       Jailson respondeu que o Recife está em epidemia e que "estamos em estado de emergência e estamos no esforço para fazer esse embate". Quanto ao recurso prometido pelo Ministério de Saúde, Correia disse que há uma promessa de 5% do valor total pedido. "Solicitamos ao ministro algo em torno de 29 milhões para uso no controle do vetor, capacitação dos profissionais, publicidade para chegar na população, entre outras ações", falou. Quanto ao questionamento do conselheiro Carlos Freitas, Correia disse que o larvicida biológico usado pelo município não causa quaisquer danos a população e que a utilização desse produto é usado há alguns anos e ressaltou que a compra é feita por recursos próprios.
       A conselheira Juliana César ressaltou que essa epidemia sirva de lição e que a gestão pense na realização de ações mais estruturadas, que as urgências e emergências devem ter uma resposta mais eficaz a população e que seja criado um sistema central para acolhimento de denúncias.
      Para Juliana, a gestão deve pensar no suporte psicológico para as famílias, sobretudo as mulheres que já tiveram crianças com a Síndrome Congênita da Zika. "Precisa-se pensar nesse suporte e peço que abandonem a termologia microcefalia, pois ela não traduz a realidade, apenas miniminiza o fato", disse. "A mudança do nome de microcefalia para Síndrome Congênita da Zika pode implicar numa mudança no próprio entender da população do que significa ter um bebê que sofra dessa síndrome", finaliza.
      Em resposta, a gerente Geral de Atenção à Saúde, Mônica Vasconcelos, falou que a gestão está atenta a nomenclatura da Síndrome Congênita da Zika e que não se deve utilizar o termo Microcefalia por se tratar de apenas um sintoma da Zika. Quanto ao suporte as famílias, Mônica disse que, além do Programa Mãe Coruja, existe um Núcleo na Policlínica Lessa de Andrade que acolhe e dá o apoio necessário a toda criança notificada com a síndrome, seja ela confirmada ou não. E que o núcleo dispõe de pediatra, neuropediatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.
     Ainda dentro da 198ª Reunião Extraordinária, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, membro da Comissão Eleitoral, apresentou o resultado das Eleições do CMS-Recife Biênio 2016-2018 que foram realizadas na manhã do dia 10 de março. Janaína aproveitou a oportunidade para solicitar a aprovação das Resoluções que torna público o resultado. O pedido foi aprovado pelo colegiado.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Eleições 2016-2018: Resultado das Eleições do CMS-Recife Biênio 2016-2018

      A Comissão Eleitoral que conduziu o Processo Eleitoral que elegeu as entidades de Usuários e Trabalhadores de Saúde para o biênio 2016-2018 do CMS-Recife, divulga o resultado das Eleições do CMS-Recife. A referida listagem foi apresentada na 198ª Reunião Extraordinária do CMS-Recife e já foi publicada em Diário Oficial do Município que pode ser conferida clicando nos links abaixo:



Resultado das Eleições do CMS-Recife Biênio 2016-2018

  • Segmento Usuário

Titular: Ponto Cultural Espaço Livre do Coque – RPA 1
Suplente: Ponto Cultural Espaço Livre do Coque – RPA 1
Titular: Conselho de Moradores da Ilha do Joaneiro – RPA 2
Suplente: Conselho de Moradores da Ilha do Joaneiro – RPA 2
Titular: ONG Crescer Mangabeira – RPA 3
Suplente: Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio – RPA 3
Titular: Associação Grupo de Mães da Amizade dos Torrões – RPA 4
Suplente: Associação Grupo de Mães da Amizade dos Torrões – RPA 4
Titular: Conselho de Moradores do Jiquiá – RPA 5
Suplente: Associação dos Moradores da Mustardinha – RPA 5
Titular: Centro Comunitário UR-12 – RPA 6
Suplente: Associação dos Moradores da Unidade Residencial 1 Ibura – RPA 6
Titular: Instituto de Desenvolvimento Social - IDS
Suplente: Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo - APPS
Titular: Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco - AMOTRANS
Suplente: Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde - ADUSEPS
Titular: Federação das Associações de Moradores de Núcleos de Cohab e Similares no Estado de Pernambuco - FEMOCOHAB
Suplente: Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos - NAPHE
Titular: Federação dos Círculos Operários de Pernambuco - FECOPE
Suplente: Centro de Ensino Popular e Assistência Social do recife Santa Paula Frassinetti - CEPAS
Titular: GESTOS: Soropositividade, Comunicação e Gênero
Suplente: Instituto Brasileiro Pró-Cidadania
Titular: Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - CEBES
Suplente: Instituto SOS POLIS Cidadania, Desenvolvimento e Sustentabilidade

  • Segmento Trabalhador

Titular: Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias do Estado de Pernambuco - SINDACS
Suplente: Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 4ª REGIÃO – CRESS - 4
Titular: Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco - SEEPE
Suplente: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1ª REGIÃO - CREFITO-1
Titular: Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco - SOEPE
Suplente: Conselho Regional de Psicologia 2ª Região - CRP-02
Titular: Conselho Regional de Educação Física 12ª Região - CREF-12/PE-AL
Suplente: Sindicato dos Psicólogos de Pernambuco - PSICOSIND
Titular: Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco - SINDSEP/PE
Suplente: A eleger
Titular: Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco - SINDSPREV/PE
Suplente: A eleger

  • Segmento Gestor/Prestador de Serviço

Titular: Secretaria Municipal de Saúde
Suplente: Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Secretaria Municipal de Saúde
Suplente: Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Secretaria Municipal de Saúde
Suplente: Secretaria Municipal da Mulher
Titular: Santa Casa de Misericórdia
Suplente: IMIP
Titular: Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães
Suplente: Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS
Titular: Laboratório Louis Pasteur
Suplente: Laboratório Louis Pasteur


Lista de Segunda Suplência

  • Segmento Usuário

  1. Associação dos Amigos do transplante de Medula Óssea - ATMO
  2. Centro de Atendimento Lar do Bem-Te-Vi

Eleição 2016-2018: Processo de escolha do novo colegiado do CMS-Recife foi finalizado

     Na manhã da última quinta-feira, 10, a Comissão Eleitoral deu início ao Processo Eleitoral que elegeu o novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2016-2018. O processo foi iniciado às 08h30 da manhã, onde contava com a presença dos representantes das entidades habilitadas a concorrerem a uma vaga para compor do conselho para os próximos dois anos.
      Ao todo, foram 36 entidades (23 do segmento Usuário - sendo 09 Usuário de RPA e 14 Usuário de Entidade Gerais - e 13 entidades segmento Trabalhador) que ficaram aptas para participar do Processo Eleitoral que teve inicio desde o mês de agosto de 2015 com a criação da Comissão Eleitoral. 
    A Coordenadora da Comissão Eleitoral, Heloneida Romão, se diz contente com o término exitoso da Processo Eleitoral. "Finalizamos o Processo dentro das expectativas, com muita tranquilidade, transparência e, acima de tudo, com respeito ao Controle Social". Heloneida, juntamente com os demais membros da comissão, apresentaram a metodologia, tiraram dúvidas e explicaram cada momento das eleições. Os representantes foram divididos por segmentos, onde tiveram assembleias para que as entidades debatessem e expusessem suas realizações com o intuito de que entrassem em consenso, caso não ocorresse, a decisão seria levada para voto direto.
Assembleia do Segmento Usuário de RPA
Eleição no Segmento Usuário Entidades Gerais
Apuração da votação feito em tempo real
     Foi o caso do segmento de Usuário de Entidades Gerais. Após discussões bem estruturadas e fundamentadas no desejo de participar do novo colegiado do CMS-Recife, as 14 entidades disputaram o voto direto. A delegada Juliana Cesar, representante da entidade GESTOS, falou um pouco da metodologia adotada. "Foi bem interessante, principalmente o momento dedicado as entidades, onde elas puderam apresentar como é o seu trabalho, como ela dialoga com o Conselho, qual o seu pensamento, sua postura e como pretendem atuar dentro do Conselho", disse. "Esse momento foi bastante importante porque deu para conhecer as novas organizações e essas informações ajudou no processo de voto", avalia.
Assembleia do Segmento Usuário de RPA
     Na assembleia do segmento Usuário de RPA, os representantes entraram em consenso, e logo foi definida as entidades que ficaram como titulares e suplentes. O delegado Rodrigo Barbosa, representante da entidade Ponto Cultural Espaço Livre do Coque da RPA 1, falou como foi participar do processo eleitoral. "Fico agradecido em ter participado de um processo que teve uma transparência que não acontecia há muito tempo. A Comissão Eleitoral está de parabéns pelo melhor processo que já participei. E é isso que o Conselho deve ser: transparente, trabalhando em cima da Lei para melhorar o sistema de saúde", disse. 
Assembleia do Segmento Trabalhador
     Já no segmento Trabalhador houve uma disputa acirrada pela titularidade. Porém, das seis vagas disponíveis, cinco foram preenchidas pelos sindicatos e uma por um Conselho de classe. Nesse segmento, 10 entidades compareceram as eleições, porém, três entidades habilitadas no processo faltaram, acarretando vacância de duas suplências. Ao final da Assembleia, o segmento saiu com o indicativo que as entidades faltosas fossem convocadas publicamente para decidirem quais delas ocuparão as duas vagas restantes. A sugestão foi registrada em ata e assinada por todos os que participaram do processo.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Fiscalização está com nova coordenação

     A conselheira Keila Tavares foi eleita, na última terça-feira, 08, a nova coordenadora da Comissão de Fiscalização do CMS-Recife. "Iremos dá continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela comissão", disse Keila Tavares. "Meu intuito, enquanto coordenadora, é trabalhar em parceria com os Conselhos Distritais e fortalecer nossas atividades da melhor forma possível", finaliza. 
      Além da escolha da nova coordenação, a comissão também avaliou as suas ações e repassou as demandas para a nova coordenadora. Agora, a comissão deve definir a metodologia para os próximos meses.

GT do Concurso Público 2012 avalia reunião Plenária de fevereiro

       O Grupo de Trabalho (GT) que acompanha os desdobramentos das nomeações do Concurso Público de 2012 esteve reunido na última terça-feira, 08, para fazer uma avaliação da 293ª Reunião Ordinária do CMS-Recife, realizada no mês de fevereiro, onde o GT apresentou o consolidado de suas atividades. Além disso, o vice-coordenador do GT, Mateus Meira, mostrou uma breve apresentação sobre o NASF e a composição de suas equipes.
       Entre as falas dos presentes, a 293ª Reunião Ordinária foi uma pauta bastante positiva para o Conselho e teve uma boa participação popular, assim como da gestão em ter fornecido  as documentações e dados que o GT solicitou para o processo de avalização da temática do Concurso Público de 2012.  
      Agora, o GT fez novas solicitações Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde (SEGTES) e marcou novo encontro para o fim do mês.

Comissão de Orçamento analisa o 3º Quadrimestral de 2015

       A Comissão de Orçamento esteve reunida na tarde da última quarta-feira, 09, para iniciar as análises do Relatório de Prestação de Contas - 3° quadrimestral de 2015. Entre outros pontos, os membros da comissão irão se debruçar no documento e verificar as ações e os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde do Recife no período que compreende de setembro a dezembro de 2015.
         Como encaminhamento, a Comissão enviará o material para todo o colegiado e marcou a próxima reunião para o dia 23 de março, onde continuará com as discussões e análises do referido documento.

quarta-feira, 9 de março de 2016

CMS-Repercute: Homenagem ao Dia da Mulher do SINDSEP/PE

      O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco - SINDSEP/PE prestou uma homenagem a todas as mulheres em comemoração do Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março. A personalidade escolhida pelo SINDSEP/PE para representar todas as mulheres neste dia foi a escritora, filósofa e feminista: Simone de Beauvoir. 


     Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir nasceu em Paris em 1908 e foi uma escritora, filósofa existencialista, ativista política e feminista, onde teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista.
      De Beauvoir escreveu romancesensaiosbiografiasautobiografia e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. Ela é conhecida por seu tratado O Segundo Sexo, de 1949, uma análise detalhada da opressão das mulheres e um tratado fundamental do feminismo contemporâneo, além de seus romances A Convidada e Os Mandarins
     Ela faleceu em 14 de abril de 1986, aos 78 anos de idade, por conta do agravamento de uma pneumonia.   

segunda-feira, 7 de março de 2016

Eleições 2016-2018: Confira a Relação Final das Entidades Habilitadas

Comissão se reuniu na quinta-feira, 03, para análise dos documentos das entidades que foram
consideradas não aptas no Processo Eleitoral

      A Comissão Eleitoral que conduz o Processo que irá eleger o novo colegiado do CMS-Recife para o biênio 2016-2018 divulgou, nesta segunda-feira, 07, a Relação Final das Entidades Habilitadas que concorrerão as vagas para o colegiado para os próximos dois anos.
       Após analisar os recursos apresentados pelas entidades que, num primeiro momento, foram consideradas inaptas no Processo Eleitoral, a Comissão se reuniu na semana passada (quinta-feira, 3), onde reavaliou as documentações e deu o seu novo parecer publicando uma nova listagem contendo todas as entidades habilitadas dentro do processo.
      A referida listagem foi publicada no Diário Oficial do Município e pode ser conferido clicando aqui. Agora, todos os representantes das entidades habilitadas deverão comparecer na sede do CMS-Recife na próxima quinta-feira, 10, a partir das 8h conforme recomenda o Regimento Eleitoral

       Confira a Relação Final das Entidades Habilitadas:


quarta-feira, 2 de março de 2016

CMS-Recife apoia a PEC 01/2015

      Essa semana deve ser decisiva para a saúde pública do país. A PEC 01/2015 será pauta de votação no plenário da Câmara dos Deputados e a expectativa é que os parlamentares votem a favor dessa Proposta de Emenda à Constituição que é considerada um grande avanço na luta por mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A votação favorável garante um percentual mínimo da receita corrente líquida da União para custear despeças do SUS.
     Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais de todo o país estão unindo forças para lutar pela aprovação da PEC 01/2015 e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife apoia essa iniciativa e acredita que a recusa dessa proposta acarrete na perca de quase R$ 10 bilhões para a saúde neste ano.
   “A participação popular nessa luta é de fundamental importância. Todos nós defendemos o Projeto de Lei Saúde+10, que é um projeto de iniciativa popular que visa garantir uma porcentagem mínima para a saúde no país”, disse Oscar Correia, coordenador do CMS-Recife. “A aprovação da PEC só fortalecerá o trabalho daqueles que defendem um SUS como um sistema de acesso integral, universal e igualitário à população brasileira”, finaliza.
     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciou uma campanha, nas redes sociais, usando a hashtag #PEC01éSaúde para que cada um de nós possa cobrar pela aprovação da PEC 01/2015. Faça valer a sua voz, use a hashtag e marque o parlamentar que representa Pernambuco na Câmara dos Deputados.

#PorUmSUSMaisSustentavel #OSUSéNosso #ControleSocial #CMSRecifeNaLuta

Nota das entidades contra o corte de R$ 10 bi no orçamento do SUS em 2016
     O CMS-Recife divulga a nota publicada pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) que lista cinco motivos para a derrubada do veto presidencial ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que acarretará em perdas significativas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Confere clicando no link abaixo:

Nota da CEBES:

terça-feira, 1 de março de 2016

Conselheira participa de Workshop sobre o A,B,C,D,E do Zica Vírus

     A conselheira Keila Tavares participou do Workshop A, B, C, D, E do Zika Vírus promovido pela Fiocruz, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. O evento, que é voltado para estudantes, pesquisadores e especialistas brasileiros e estrangeiros com diferentes áreas de formação, teve seus debates iniciados durante todo o dia de hoje (terça, 1) e deve prosseguir amanhã (quarta, 2). 
     Esse é o primeiro evento científico tratando especificamente do zika vírus do país. Ao todo, serão discutidos cerca de 22 temas que tratam sobre as arboviroses, epidemiologia, clínica, diagnóstico, biologia da interação vírus/vetor, entre outros. 
     Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, participou da mesa de abertura do Workshop.