Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Eleição 2016-2018: Processo de escolha do novo colegiado do CMS-Recife foi finalizado

     Na manhã da última quinta-feira, 10, a Comissão Eleitoral deu início ao Processo Eleitoral que elegeu o novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife para o biênio 2016-2018. O processo foi iniciado às 08h30 da manhã, onde contava com a presença dos representantes das entidades habilitadas a concorrerem a uma vaga para compor do conselho para os próximos dois anos.
      Ao todo, foram 36 entidades (23 do segmento Usuário - sendo 09 Usuário de RPA e 14 Usuário de Entidade Gerais - e 13 entidades segmento Trabalhador) que ficaram aptas para participar do Processo Eleitoral que teve inicio desde o mês de agosto de 2015 com a criação da Comissão Eleitoral. 
    A Coordenadora da Comissão Eleitoral, Heloneida Romão, se diz contente com o término exitoso da Processo Eleitoral. "Finalizamos o Processo dentro das expectativas, com muita tranquilidade, transparência e, acima de tudo, com respeito ao Controle Social". Heloneida, juntamente com os demais membros da comissão, apresentaram a metodologia, tiraram dúvidas e explicaram cada momento das eleições. Os representantes foram divididos por segmentos, onde tiveram assembleias para que as entidades debatessem e expusessem suas realizações com o intuito de que entrassem em consenso, caso não ocorresse, a decisão seria levada para voto direto.
Assembleia do Segmento Usuário de RPA
Eleição no Segmento Usuário Entidades Gerais
Apuração da votação feito em tempo real
     Foi o caso do segmento de Usuário de Entidades Gerais. Após discussões bem estruturadas e fundamentadas no desejo de participar do novo colegiado do CMS-Recife, as 14 entidades disputaram o voto direto. A delegada Juliana Cesar, representante da entidade GESTOS, falou um pouco da metodologia adotada. "Foi bem interessante, principalmente o momento dedicado as entidades, onde elas puderam apresentar como é o seu trabalho, como ela dialoga com o Conselho, qual o seu pensamento, sua postura e como pretendem atuar dentro do Conselho", disse. "Esse momento foi bastante importante porque deu para conhecer as novas organizações e essas informações ajudou no processo de voto", avalia.
Assembleia do Segmento Usuário de RPA
     Na assembleia do segmento Usuário de RPA, os representantes entraram em consenso, e logo foi definida as entidades que ficaram como titulares e suplentes. O delegado Rodrigo Barbosa, representante da entidade Ponto Cultural Espaço Livre do Coque da RPA 1, falou como foi participar do processo eleitoral. "Fico agradecido em ter participado de um processo que teve uma transparência que não acontecia há muito tempo. A Comissão Eleitoral está de parabéns pelo melhor processo que já participei. E é isso que o Conselho deve ser: transparente, trabalhando em cima da Lei para melhorar o sistema de saúde", disse. 
Assembleia do Segmento Trabalhador
     Já no segmento Trabalhador houve uma disputa acirrada pela titularidade. Porém, das seis vagas disponíveis, cinco foram preenchidas pelos sindicatos e uma por um Conselho de classe. Nesse segmento, 10 entidades compareceram as eleições, porém, três entidades habilitadas no processo faltaram, acarretando vacância de duas suplências. Ao final da Assembleia, o segmento saiu com o indicativo que as entidades faltosas fossem convocadas publicamente para decidirem quais delas ocuparão as duas vagas restantes. A sugestão foi registrada em ata e assinada por todos os que participaram do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário