Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

CMS-Recife apoia a PEC 01/2015

      Essa semana deve ser decisiva para a saúde pública do país. A PEC 01/2015 será pauta de votação no plenário da Câmara dos Deputados e a expectativa é que os parlamentares votem a favor dessa Proposta de Emenda à Constituição que é considerada um grande avanço na luta por mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A votação favorável garante um percentual mínimo da receita corrente líquida da União para custear despeças do SUS.
     Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais de todo o país estão unindo forças para lutar pela aprovação da PEC 01/2015 e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife apoia essa iniciativa e acredita que a recusa dessa proposta acarrete na perca de quase R$ 10 bilhões para a saúde neste ano.
   “A participação popular nessa luta é de fundamental importância. Todos nós defendemos o Projeto de Lei Saúde+10, que é um projeto de iniciativa popular que visa garantir uma porcentagem mínima para a saúde no país”, disse Oscar Correia, coordenador do CMS-Recife. “A aprovação da PEC só fortalecerá o trabalho daqueles que defendem um SUS como um sistema de acesso integral, universal e igualitário à população brasileira”, finaliza.
     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciou uma campanha, nas redes sociais, usando a hashtag #PEC01éSaúde para que cada um de nós possa cobrar pela aprovação da PEC 01/2015. Faça valer a sua voz, use a hashtag e marque o parlamentar que representa Pernambuco na Câmara dos Deputados.

#PorUmSUSMaisSustentavel #OSUSéNosso #ControleSocial #CMSRecifeNaLuta

Nota das entidades contra o corte de R$ 10 bi no orçamento do SUS em 2016
     O CMS-Recife divulga a nota publicada pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) que lista cinco motivos para a derrubada do veto presidencial ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que acarretará em perdas significativas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Confere clicando no link abaixo:

Nota da CEBES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário