Páginas

quinta-feira, 4 de maio de 2017

13ª Conferência: Etapas de Microrregional são iniciadas

        O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife deu o ponta pé inicial na realização das etapas da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife.  Após meses de preparação, a primeira Microrregional foi realizada na noite de ontem, quarta-feira, 03, no Centro Comunitário Chão de Estrelas, no bairro do Campina do Barreto, no Distrito Sanitário II (micro 2.1).
      Recepcionados pelos tambores do Bloco de Percussão Nação Abath, cerca de 75 usuários (as) e Trabalhadores (as) dos bairros do Arruda, Campo Grande, Campina do Barreto, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão, participaram de um momento onde puderam discutir sobre saúde e eleger os pré-delegados (as) que irão para a Etapa Distrital da Conferência.
A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, dar as boas vindas à plenária
     A plenária teve sua abertura feita com a apresentação da mesa, que, entre os convidados, estavam a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, o coordenador do Conselho Distrital de Saúde II, Antônio Gomes, do gerente de Planejamento, Orçamento e Informação da Secretaria de Saúde, Dilermano Brito, e do gerente do Distrito Sanitário (DS) II, Romero Nogueira.
        Janaína Brandão fez uma apresentação sobre como atuam os Conselhos de Saúde e qual a importância de ser um Conselheiro (a) de Saúde. “Temos que ter consciência de que esses espaços de Controle Social estão disponíveis para as discussões que envolvam a saúde dos usuários e usuárias”, disse, convidando a plenária para conhecer e acompanhar as ações que os conselhos de saúde desempenham.
O gerente do Distrito Sanitário II, Romero Nogueira, apresenta os serviços ofertados no território
      Para o gerente do DS II, os participantes da 13ª Conferência Municipal de Saúde devem elencar os pontos que mais os afligem. “Temos que ter em mente tudo o que queremos para melhorar a nossa rede de saúde e devemos lutar para que tenhamos uma saúde mais integral”, disse Romero, que fez uma apresentação situacional do território, mostrando quais serviços o distrito dispõe.
         Após findada as apresentações, a plenária pode participar das discussões elencando suas insatisfações. Problemas de infraestrutura de unidades e de cunho administrativo foram citados pelos presentes.

       Ao final, foram eleitos 12 pré-delegados (as) representantes do segmento Usuário e seis (06) pré-delegados (as) representantes do segmento Trabalhador.
Pré-delegados (as) eleitos do Segmento Usuário
Pré-delegadas eleitas do Segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário