Páginas

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Conselheira ministra palestras sobre depressão

     A psicóloga e conselheira Municipal de Saúde, Micheline Moraes ministrou duas palestras abordando temas como o suicídio e a depressão. As palestras aconteceram dentro da programação do IV Simpósio Psicologia em Foco realizada no sábado, 13, no salão de convenções do Hospital Português.
      Com o objetivo de capacitar e promover conhecimento para estudantes e profissionais da área de saúde, o simpósio trouxe como tema “Depressão e Suicídio: Dialogar e Prevenir”, onde proporcionou benefícios mútuos aos seus participantes, além de possibilitar o aprendizado complementar para profissionais e estudantes de psicologia. 
     Para a conselheira Micheline, sua participação no simpósio foi reveladora, pois, pode compartilhar seus estudos. “Temos que entender que a depressão não é uma enfermidade contemporânea, mas que existe todo um contexto histórico por trás dessa doença que se agravou bastante nos últimos anos devido a questões psicossociais”, disse. “Meu recorte é sobre a depressão no ambiente de trabalho, sobre o adoecimento psíquico nesse ambiente de trabalho”, complementa.

     Abordando “As faces da depressão: uma repercussão biopsicossocial” e “A escuta da depressão no desenvolvimento humano e o ‘cuidar’”, a conselheira faz um alerta. “É importante ter um olhar voltado para esse viés do ambiente do trabalho, pois a nossa cultura acaba sendo um fator determinante no favorecimento da fragmentação do sujeito”, ressalta ao informar que é preciso pensar no aspecto preventivo para que o usuário não cometa o suicídio. 

Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário