Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

13a Conferência: DS VI e VII concluem mais uma etapa Microrregional

      Na tarde do último sábado, 15, os Distritos Sanitários (DS) VI e VII realizaram suas etapas de microrregionais da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife e, como previsto no cronograma, as plenárias aconteceram às 14h e contemplaram da Microrregiões 6.3 e 7.3, DS VI e DS VII, respectivamente.


Microrregional 6.3


         Realizada no Centro Universitário Maurício de Nassau, em Boa Viagem, a plenária Microrregional 6.3 do Distrito Sanitário VI reuniu cerca de 25 pessoas, entre usuários (as) e trabalhadores (as), para discutir sobre a saúde local. Embora tenha tido uma participação ínfima, os poucos presentes puderam contribuir nas discussões que se seguiram e levantaram proposições que serão inseridas no documento base da etapa Distrital.
        Tendo a participação do CMS-Recife, do Conselho Distrital de Saúde (CDS) e de representantes da gestão, a mesa de abertura deu as boas vindas aos presentes e logo deu início as apresentações.
          A apresentação sobre o Controle Social e sobre como se organizam os conselhos de Saúde ficou a carga da conselheira Lorena Raia. Além disso, a gerente do Distrito Sanitário VI, Manoela Gabriel, apresentou como a rede de saúde está dividida no território, mas deu ênfase a microrregional 6.3.
      Ao final, foram eleitos (as) 10 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 05 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador.





Microrregional 7.3

        Finalizando suas Microrregionais, o Distrito Sanitário VII agora deve reunir seus pré-delegados (as) eleitos (as) para participar da etapa Distrital da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Tendo uma participação de cerca de 110 participantes, a plenária foi realizada na Escola Municipal São Cristóvão, no brejo da Guabiraba, onde contou com uma boa participação dos usuários (as) que expuseram seus descontentamentos, angústias e pedidos para gestão.
       Recepcionados pelo grupo de capoeira Quilombo de Catuta e pela banda de rock gospel ‘Promessa Retrô’, os moradores de Brejo da Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira e Pau-Ferro acompanharam as apresentações da mesa de abertura que, entre os convidados, estavam a conselheira municipal Lucelena Cândido, a gerente do DS VII, Ana Beatriz Vasconcelos e o representante do Conselho Distrital de Saúde VII, Waldir Pereira.
       "Quando a gente participa de uma pré-conferência, a gente está construindo o Controle Social e esse Controle Social só é feito com a participação e com o envolvimento com a nossa saúde e com a saúde do outro”, disse Lucelena Cândido.
        Na ocasião, o conselheiro Oscar Correia fez uma apresentação que mostrou como os Conselhos de Saúde são organizados e como o cidadão pode ser membro integrante desses conselhos.
      Ainda dentro das apresentações, a gerente do DS VII, Ana Beatriz, apresentou um panorama situacional do território dando ênfase a micro 7.3. Em sua fala, Beatriz mostrou um pouco da estratégia adotada pela gestão que, segundo ela, é a Atenção Básica. “Temos que fortalecer nossas bases para que  os serviços são ofertados cheguem aos usuários da melhor forma possível e essa é a nossa preocupação”, disse.
      Ao final, foram eleitos (as) 14 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 07 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador. 
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário