Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

CMS-Recife recebe residentes em Saúde Coletiva

As residentes Keila Melo e Vanessa Ribeiro em reunião com a Comissão de Comunicação
     O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, desde o mês de junho, vem recebendo residentes de Odontologia em Saúde Coletiva para conhecer como está estruturado o CMS-Recife e entender como funciona, se organiza e toma as decisões tão importantes para a efetivação do Controle Social na capital pernambucana.
        Os residentes participam de reuniões das comissões permanentes, reuniões plenárias, além de vivenciar as etapas de microrregionais da 13ª Conferência Municipal de Saúde. “Acho de suma importância para mim, enquanto residente de saúde coletiva, está inserida em um espaço democrático de saúde e de Controle Social. Trata-se de uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos da realidade do Recife no cenário da saúde e de seus pontos fortes, assim como de suas fragilidades", disse a residente Keila Melo.
Os residentes Mário Felipe e Emerson Vieira em reunião com a Comissão Executiva
          O residente Mário Felipe relata como foi participar das atividades do colegiado. “Essa experiência me permitiu conhecer o Controle Social na prática e percebi a importância do conselho enquanto órgão deliberativo que planeja e monitora as ações, políticas e serviços de saúde”, disse. Mário também falou do absenteísmo de alguns conselheiros da casa. “É necessária uma nova forma de mobilização para que uma maior quantidade de conselheiros eleitos participem das atividades do CMS-Recife, visto que somente uma parte do colegiado tem um maior envolvimento nas ações do conselho”, pontua.
        O CMS-Recife tem a preocupação constante em acolher residentes em saúde coletiva para que eles aprendam, na prática, como são discutidas e executadas as ações voltadas para o Controle Social.
       Além de Keila Melo e Mário Felipe, os residentes Emerson Vieira e Vanessa Ribeiro também passam pelo CMS-Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário