Páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário V espera pela etapa Municipal da Conferência

              Realizando a sua penúltima Plenária Distrital, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com o Conselho Distrital de Saúde (CDS) e a Secretaria de Saúde (Sesau), recebeu mais de 110 pré-delegados (as) - eleitos (as), natos (as) e indicados (as) - do Distrito Sanitário V. Tendo como propósito discutir e elaborar propostas que servirão de subsídio para a construção do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021, a plenária é o consolidado dos debates iniciados nas Microrregionais do território realizadas no mês de julho.

             Recepcionados pelo grupo da terceira idade Alegria de Viver do Sancho e Totó, os pré-delegados ouviram as saudações da mesa de abertura. A vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares, ressaltou o empenho e engajamento do DS V na mobilização de seus moradores. "Tivemos a maior participação de todas as 23 Microrregionais que realizamos e isso só reforça a vontade do povo em querer uma saúde melhor e de qualidade", disse.
          Keila também aproveitou a oportunidade para dizer que o Conselho está de portas abertas para receber a todos e todas. "Embora a conferência aconteça a cada dois anos, o CMS está sempre disponível para atender as demandas de vocês e aproveito para convidar a todos a participarem de nossas reuniões ordinárias que acontecem sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês", finaliza.
          O secretário de Saúde do Recife, Dr. Jailson Correia, falou da preocupação da gestão em se fazer presente dentro das comunidades. "O nosso exercício contínuo é está mais próximo das pessoas para governar junto com o povo, pois erra menos quem ouve mais", ressalta. "Hoje, precisamos fazer um debate pensando nas necessidades que precisamos enfrentar e resolver. É nesse momento que temos a imensa responsabilidade de fazer o exercício democrático para o planejamento das ações da gestão para os próximos quatro anos", conclui.
         Também participaram da mesa, a coordenadora do Conselho Distrital de Saúde, Marileide Cavalcanti e a gerente do Distrito Sanitário V, Lígia Lima. Aliás, Lígia foi responsável por fazer uma apresentação situacional do Distrito, mostrando como a rede de saúde se divide dentro do território.
         Os participantes foram divididos em seis eixos temáticos, onde elevaram o nível de discussão e puderam contribuir na construção do documento base que norteiam as discussões da 13a Conferência. São eles: Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde; e Controle Social e Participação Popular.
Grupo 1 - Atenção Básica
Grupo 2 - Atenção Especializada
Grupo 3 - Vigilância à Saúde
Grupo 4 - Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Grupo 5 - Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde
Grupo 6 - Controle Social e Participação Social

Finalizados os debates, os participantes se reuniram para a plenária final, onde socializaram os resultados das discussões nos grupos. Ao final, foram eleitos (as), por aclamação, 46 delegados (as) pelo segmento Usuário e 19 delegados (as) pelo segmento Trabalhador que participarão da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife.
A plenária aconteceu na Escola Amaury de Medeiros, em Afogados.
Delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário