quinta-feira, 5 de abril de 2018

CMS-Recife participará de Ato Público em defesa do SUS

       O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife participará da mobilização em defesa de um SUS público, universal, gratuito e de qualidade. Promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), o ato público acontece nesta sexta-feira, 6, tendo a sua concentração na sede do CES/PE, às 15h, com destino à Praça do Derby, área central do Recife. O Ato público é um momento de luta e de celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e representa uma ação Nacional da Semana da Saúde 2018.
      A Semana da Saúde 2018 é uma ação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), promovida entre os dias 2 a 8 de abril, com o objetivo de valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde. 
        Neste Ato público busca-se ampliar a consciência sobre a saúde pública e fortalecer a luta contra enfraquecimento das políticas de saúde, combater todas as formas de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a convocatória do CES/PE e do CMS-Recife vem dirigir-se à população Pernambucana para alertar a sociedade sobre as ameaças e fragilidades que essas políticas públicas vêm sofrendo. 
       Desde 2015, o País tem enfrentado várias ameaças a democracia, e o direito à saúde tem sido violado de diversas formas. Foi aprovada em 2016, pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional (EC 95/2016), que congela os investimentos em saúde e educação até 2036.  Isso significa que os recursos que seriam para garantir saúde de qualidade para a população serão destinados ao pagamento dos juros e amortização da dívida pública, precarizando ainda mais os atendimentos pelos SUS que já vem sofrendo diversas ameaças, inclusive pela iniciativa privada. 
      Os órgãos de Controle Social, como o CES/PE e o CMS-Recife, representam esse movimento a favor do SUS, e traduz o resultado da luta histórica dos segmentos sociais na construção do sistema de saúde através da participação da sociedade. Por isso, diante deste cenário de desmonte e dos desafios impostos por uma conjuntura de ameaça à Democracia brasileira, a mobilização em defesa do SUS envolve profissionais e usuários(as), conselhos de saúde em todas as esferas, entidades acadêmicas e profissionais, dentre outros movimentos sociais e populares.

SERVIÇO:


ATO PÚBLICO EM DEFESA DO SUS
Dia:  06 de Abril de 2018
Local da Concentração: Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco  (Rua João Fernandes Vieira, 518 - Boa Vista – Recife)
Destino: Praça do Derby – Recife
Horário: 15h

Para mais informações, entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do CES/PE nos telefones:

(81) 3184.4211
(81) 9 9917.2396 (Danielle Góes - Assessora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário