Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Política de Atenção a Saúde do Homem é pauta no CMS-Recife



     Aconteceu na quinta-feira (28), na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, a 321ª Reunião Ordinária, esta, que é a primeira reunião com a nova coordenação, contou com a participação expressiva de conselheiros(as) - Municipal e Distrital -, além de representantes de movimentos sociais e de gestores. A plenária teve como ponto principal a apresentação da Política de Atenção a Saúde do Homem e temas de cunho administrativo.
      Convidada para apresentar as metas e avanços da Política de Atenção de Saúde do Homem, a coordenadora, Rafaela Marques, falou um pouco sobre os trabalhos que são realizados em cada Distrito Sanitário (DS) e suas microrregiões, destinando-se à saúde e a autonomia masculina, no que se refere à disposição física e mental do homem.

        “O importante para nós, é que a gente vem quebrando paradigmas e vem implantando que a saúde é fundamental para os homens também. Nós temos muitos desafios, mas, atualmente, Recife é o único local que tem o cartão específico para o homem", disse. Durante a plenária, a coordenadora pontuou atividades antes desconhecidas, que hoje, já fazem parte do cotidiano de muitos homens, como o pré-natal do parceiro, onde o homem aprende a fazer pequenas atividades para auxiliar durante o pós-parto da mulher e sua recuperação. “A gente precisa mobilizar e sensibilizar esses homens, cada um, é sempre mais um a auxiliar na saúde do homem, e o parto da mulher também faz parte da saúde masculina”, ressaltou Rafaela, se referindo ao incentivo da presença dos homens nas maternidades.
      O Conselheiro do Conselho Distrital de Saúde II, Charleno Bentos, pontuou a importância dos trabalhos que estão sendo realizados e as dificuldades que são encontradas “Eu me sinto contemplado com todas as palavras de Rafaela e entendo também que ainda é muito difícil implantar a Política de Saúde do Homem, principalmente nas comunidades", falou.
      A Vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, intensificou as dificuldades da Política de Saúde do Homem estar presente nas próprias casas “É um trabalho muito árduo, muito difícil. Até dentro de casa, a gente tenta colocar na cabeça do marido, do filho, que ele tem que se prevenir sempre, que é importante e necessário" disse.
     No decorrer da plenária, o atual Coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, fez a apresentação do relatório mensal da Comissão de Fiscalização, onde foram realizadas três visitas e apresentadas às necessidades de cada Unidade de Saúde da Família (USF) que estão sendo acompanhadas.
        Além disso, Cristiano enfatizou a necessidade do acompanhamento aos trabalhadores, visando melhorias no atendimento aos usuários, sabendo-se que o bem estar do trabalhador está atrelado ao bem estar do usuário. “É importante a Comissão fazer esse acompanhamento, principalmente de prazos, existem comportamentos que não devem fazer parte em momento algum da conduta de um trabalhador, não digo apenas no sentindo punitivo e também em orientar", avalia.
      Dando continuidade a pauta do encontro, por votação, foram escolhidos os conselheiros(as) do CMS-Recife que irão representar o Conselho nos encontros e congresso respectivamente, Malu Aquino para o I Encontro Preparatório para o Senalesbi/2018, no Rio de Janeiro/RJ, Marise Matwiszyn para o 6º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social, no Aracruz/ES e Ana Karla Góes, Fábia Andrade, Vera Lúcia, Sônia Pinto, Euclides Monteiro, Esdras Soares e Isaac Machado para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO), no Rio de Janeiro/RJ, em companhia do coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento.
    A próxima reunião ordinária está marcada para terça-feira 24/07, às 14h, é aberta ao público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário