Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Colegiado elege nova coordenação

O conselheiro Cristiano Nascimento e a conselheira Sônia Pinto
são os novos coordenadores do CMS-Recife
        O colegiado do CMS-Recife biênio 2018-2020 elegeu, na tarde de ontem, quinta-feira, 31, a nova coordenação do Conselho que ficará a frente das atividades pelos próximos dois anos. Obedecendo a rotatividade entre os segmentos, a coordenação para este mandato deve ser ocupada pelo segmento trabalhador e pelo segmento Usuário, respectivamente.
A Comissão Eleitoral foi composta pelas conselheiras Adeilza Souza (E),
Janaína Brandão (C) e pelo conselheiro Esdras Morais.
     Acompanhada por uma Comissão Eleitoral, a eleição foi mais uma prova de que a democracia e o respeito entre os(as) conselheiros(as) estão sendo preservados dentro do CMS. “Desejo que essa coordenação seja harmoniosa e trabalhe pautada no respeito, pois esse é um espaço muito complexo, cheio de particularidade, mas que tenho certeza que os que ocuparão essa bancada terão a vontade de trabalhar e participar ao máximo na luta pela melhoria e no fortalecimento das políticas de SUS”, disse a então coordenadora do CMS-Recife e membro da Comissão Eleitoral, Janaína Brandão.
   Tendo apenas um candidato para o cargo de coordenador, o conselheiro Cristiano Nascimento foi eleito por aclamação. "Eu agradeço a confiança dos conselheiros e me sinto honrado em estar na condição de coordenador e afirmo que continuarei priorizando o trabalho que já vem sendo desenvolvido", disse Cristiano. "Me comprometo ficar disponível para o conselho, pois está sendo um tempo de grande aprendizado imenso em atuar vivenciando o Controle Social na prática", finaliza.
   Já para a vice-coordenação, duas conselheiras manifestaram desejo em compor a coordenação do Conselho. Na sua defesa, a conselheira Lorena Raia, defendeu sua candidatura relatando um pouco de sua vivência. “Minha militância começou na defesa de outros temas como Cultura, Mulher, LGBT, e acabei sendo inserida na saúde e desde então não sai mais”, relembra. “Tenho certeza que posso contribuir nessa coordenação, pois já coordenei outros espaços de igual relevância e tenho certeza posso colaborar com as atividades do conselho”, finaliza.
     A conselheira Sônia Pinto também defendeu sua candidatura fazendo o resgate histórico de sua militância. “Minha trajetória no SUS começou no Distrito Sanitário V, onde fui conselheira Distrital e pude contribuir ativamente para melhoria da saúde e o fortalecimento do Controle Social”, disse. “Tenho em mente que o trabalho só anda se tiver em conjunto entre os segmentos e que aqui é uma casa de aprendizado”, finaliza. Após as defesas, a conselheira Sônia Pinto foi eleita por 12 votos a 10.
       Além disso, o colegiado acompanhou a apresentação da Programação Anual de Saúde (PAS) 2018/2019 para que os(as) novos(as) conselheiros(as). A apresentação foi feita pela conselheira e gerente de Monitoramento e Informação da Sesau, Kamila Matos. Após apresentação, o colegiado fez alguns questionamentos e, posteriormente, criaram o Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável pelo monitoramento desse instrumento de gestão ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário