Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Distrito Sanitário II aclama seus delegados(as) para 14ª Conferência

Delegação do Distrito Sanitário II para etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde
    “É tempo de resgatar a nossa militância”. Foi com essa frase que a conselheira Municipal de Saúde, Janaína Brandão, deu as boas vindas aos participantes da Plenária Ampliada para discussão da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) realizada no último dia 24, no auditório do CISAM, no Distrito Sanitário (DS) II.
   Contanto com a participação de conselheiros(as) Distritais e de Unidade do território do DS II, a Plenária Ampliada visa debater o tema central da Conferência, além de apresentar orientações quanto ao novo formato adotado para este evento que é considerado a instância máxima do Controle Social.
    “Quem entende que a Política de Saúde é algo fundamental, entende também que esses espaços de discussão, de fomento, também são importantes”, ressalta Janaína, que representou o CMS-Recife na mesa de abertura da plenária, que também contou com a participação do gerente do DS II, Romero Nogueira, a coordenadora do Conselho Distrital de Saúde II, Helionae Pereira e a conselheira Municipal e gerente de Planejamento e Informações Estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, Kamila Matos.
     Ao longo da plenária, os(as) participantes acompanharam, atentamente, as explanações referentes a nova metodologia e da importância das Conferências de Saúde. “Estamos trazendo novos horizontes, reafirmando o nosso compromisso e dedicação para fazermos uma conferência aguerrida, com profundidade de discussão, com um debate estruturado e pensando de forma ampla nos mais diversos âmbitos da saúde”, disse Kamila, responsável por mostrar como se dará os trabalhos nos dois dias da Conferência.
    Finalizando a plenária, houve a eleição da delegação que representará o Distrito na Conferência.
Representantes do segmento Usuário
Representantes do segmento Trabalhador
Representantes do segmento Gestor

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CMS realiza reuniões nos Distritos Sanitários para discutir estratégias de mobilização para participação nas Plenárias Ampliadas

   Dando continuidade as visitas nos Distritos Sanitários para discutir e ressaltar a importância da participação dos(as) conselheiros(as) nas Plenárias Ampliadas da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, o coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, juntamente com a conselheira Janaína Brandão, tiraram dúvidas dos Distritos Sanitários V e I em reuniões realizadas nos dias 22.01 e 23.01, respectivamente.
Visita do Distrito Sanitário V
   "Já realizamos duas plenárias ampliadas e observamos alguns pontos que precisam ser ajudados, por isso, decidimos ficar mais próximos dos Conselhos para criar estratégias para melhorar a mobilização em cada território", disse Cristiano, explicando o porquê dessas visitas in loco.
    Contanto com a participação de representantes da Gerência Distrital, do Conselho Distrital e dos Conselhos de Unidade CAPS Galdino Loreto, UBT Fernandes Figueira e UBT CEASA, no Distrito V, e do Conselho de Unidade da Central de Alergologia, no Distrito I, a reunião serviu para desmistificar sobre a nova metodologia da conferência e como se dará a realização da Plenária Ampliado do Distrito. 
Visita do Distrito Sanitário I
      Entender a responsabilidade desse momento é um fator determinante para participação dos(as) conselheiros(as) na luta constante e diária pelo SUS. "Precisamos estar coesos nos nossos debates, caso contrário, não teremos o nosso futuro não será muito bom", avalia Cristiano. Já a conselheira Janaína Brandão faz um alerta. "Precisamos despertar a militância que existe em nós, pois estamos num momento difícil para a saúde".
      O CMS-Recife ainda visitará os Distritos IV, VI e VII.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Comissão das PICs elege nova coordenação

       Membros da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife se reuniram na tarde desta terça-feira (22), para realizarem a eleição para Coordenação da Comissão, tendo aclamado a conselheira, pelo segmento Usuário, Leonilde de Souza.
      Ainda na reunião, membros definiram que as reuniões da Comissão serão realizadas a cada 15 dias, ou seja, apenas dois encontros ao mês.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Comissão Organizadora se prepara para as Plenárias Ampliadas dos DS II, V e I

     Na manhã desta segunda-feira, 21, a Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) esteve reunida para fazer os repasses das demandas da semana anterior e discutir sobre novos pontos, a exemplo da organização para as Plenárias Ampliadas dos Distritos Sanitários II, V e I que acontecem, respectivamente nos dias 24.01, 28.01 e 29.01.
    Além disso, seus membros listaram alguns novos nomes para participar como expositores e/ou debatedores nos Grupos de Trabalho da etapa Municipal.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Inscrições para eleição do colegiado do CDS VI são prorrogadas


      A Comissão Eleitoral que acompanha o Processo de eleição do colegiado do Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário VI para o biênio 2019-2021 informa que, devido ao número insuficiente de candidatos(as) para as vagas disponíveis no certame, as inscrições foram prorrogadas.
      As inscrições seguem até o dia 08 de fevereiro e podem ser realizadas presencialmente na sede do CDS VI, situado à Rua Jean Émile Favre, 1636, IPSEP, das 8h às 17h.

Confira o novo cronograma:

    Para saber quis documentos são necessário para se tornar candidato, basta acessar o link abaixo e ter acesso ao Regimento Eleitoral.

Distrito Sanitário III tem sua Plenária Ampliada da 14ª Conferência concluída


     No dia 11 de janeiro, os(as) conselheiros(as) de Saúde do Distrito Sanitário III realizaram a sua Plenária Ampliada da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Tendo como objetivo debater o tema central da Conferência, levar orientações quanto ao novo formato dessa etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), a plenária ampliada também serviu para aclamar os(as) delegados(as) que participaram da etapa municipal da Conferência que será realizada em março deste ano. A plenária aconteceu no auditório do Centro de Saúde Ermírio de Moraes.
         Para a gerente Distrital, Lara Hazin, esse é um momento para reafirmar os Conselhos de Saúde como espaços legítimos de luta a favor do SUS. “Precisamos frear esse desmonte que o SUS vem sofrendo. Precisamos estar comprometidos nessa luta, fortalecendo cada vez mais o Controle Social e seguindo em frente, pois a luta continua”, disse.
      Também presente no momento da abertura, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, fez uma fala esperançosa para os presentes. “Precisamos dar as mãos, onde os segmentos caminhem juntos para continuar a lutar pelo SUS. Não podemos ser negativos, mesmo sendo atacados diariamente com esses desmontes que vêm se apresentando nos últimos anos”, disse. Sônia também aproveitou para explicar a escolha do CMS-Recife quanto a nova metodologia da Conferência. “Não estamos cerceando a participação de ninguém, mas sim, valorizando esses conselheiros e conselheiras como representantes legais da sociedade”, enfatiza.
       Convidado para fazer uma apresentação sobre a legislação que envolve a criação dos Conselhos de Saúde e a sua funcionalidade para a população, o coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, falou do momento em que estamos vivendo. “É uma grande satisfação estar presente nesses momentos de debate e de fortalecimento do SUS, mas também não podemos deixar de lado que o atual governo vem declarando através de seus ministros. Estamos em estado de alerta, tendo, inclusive, a incerta da continuação dos Conselhos como o nosso que discutem políticas essenciais para a sociedade”, pondera.
    O coordenador do Conselho Distrital de Saúde III, Francisco Layon, ressaltou a importância das Conferências. “São nesses espaços que precisamos trazer pautas mais aguerridas e que estejamos em comunhão para poder lutar como um propósito mais forte e sem nos dispersar”, alerta.
     Ainda durante a Plenária Ampliada, a conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência, Janaína Brandão, foi a responsável por explicar a nova metodologia da conferência como também fazer explanação ao tema central da conferência: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. “[Este é um] Momento de luta diferenciado, onde o chamado é para ser militante do SUS e dizer não aos retrocessos que estão vindo por aí”, pondera Janaína. “Estamos aqui para defender esse espaço de luta pela vida e exercer a nossa democracia participativa que os Conselhos de Saúde estão inseridos”, finaliza.
      No final da plenária, a Comissão Eleitoral aclamou a delegação do Distrito Sanitário III para a Etapa Municipal de acontece no Centro de Convenções, em Olinda.
Representantes do segmento Usuário
Representantes do segmento Trabalhador
Representantes do segmento Gestor
Delegação do DS III para etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Fiscalização retoma análises das respostas dos relatórios de visitas nas Unidades de Saúde

      Em sua segunda reunião de 2019, a Comissão de Fiscalização continua a retomada das análises no que se refere as devolutivas da SESAU quanto aos relatórios das visitas nas Unidades que Comissão enviou ainda em 2018. 
      Essa análise começou em dezembro de 2018, mas, devido ao recesso de final de ano, o trabalho ficou parado. Agora, com a retomada, a comissão espera concluir essa demanda para saber se as respostas dadas pela SESAU são satisfatórias ou se ainda precisa de maiores esclarecimentos.
       A Comissão analisa cerca de 10 relatórios, a exemplo da policlínica Gouveia de Barros, CAPS Boa Vista, USF Alto do Pascoal, USF Tia Regina, entre outros. Na próxima reunião será eleita a nova coordenação.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Orçamento retoma atividades solicitando balanço de gastos do Controle Social em 2018

    Em reunião realizada nesta tarde de quarta-feira, 16, a Comissão de Planejamento e Orçamento do CMS-Recife esteve reunida para iniciar suas atividades de 2019. Na pauta, a comissão solicitou da Secretaria de Saúde o balanço final dos gastos do Conselho no exercício de 2018, como também solicitou que na próxima Reunião Plenária do CMS seja retirado o Grupo de Trabalho (GT) para dar início as análises do Relatório Anual de Gestão (RAG) 2018. A análise dos gastos do CMS deve iniciar já na próxima reunião da comissão na semana que vem.
    Além disso, a comissão aproveitou a oportunidade para realizar o planejamento de suas ações para este ano e também retirou a nova coordenação, onde a conselheira Vera Lúcia foi eleita coordenadora. Agora, Vera ficará a frente dos trabalhos por quatro meses.

Articulação inicia atividades de 2019

       Retomando suas atividades, membros da Comissão de Articulação se reuniram nesta quarta-feira, 16, onde realizaram a eleição da nova coordenação da comissão para os próximos quatro meses. A conselheira Lorena Raia foi reconduzida para os trabalhos. Além disso, a comissão também solicitou da equipe de Planejamento da Secretaria de Saúde o recorte da PAS 2019 que dará mais embasamento ao Planejamento anual da comissão.
     Ainda na reunião, a coordenadora ressaltou a importância de começar o ano convocando os Conselhos Distritais para os habituais encontros sistêmicos. “Na próxima reunião iremos pensar num calendário para voltar com as reuniões ampliadas com os Conselhos Distritais para construirmos as minutas dos Regimentos Internos deles”, disse a coordenadora da comissão, Lorena Raia.

Conselho ressalta a importância na mobilização dos(as) conselheiros(as) para participar da Plenária Ampliada da 14ª Conferência


          O coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, juntamente com a conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, Janaína Brandão, esteve presente na sede do Conselho Distrital de Saúde do Distrito Sanitário II para conversar com representantes da gerência do Distrito Sanitário II, do Conselho Distrital de Saúde II e dos(as) coordenadores(as) de todos os Conselhos de Unidade que estão funcionando no território a fim de explicar a importância da participação dos(as) conselheiros(as) nessa etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
       Como é de conhecimento de todos e todas, a 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife terá uma nova metodologia para atender as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde. Para esta conferência, que tem como tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a participação dos(as) delegados(as) se dará a partir da representação dos Conselhos de Saúde - Municipal, Distrital e de Unidade -, que são espaços legítimos de fomento e discussão das Políticas Públicas de Saúde.
   "Nosso intuito é fortalecer esses agentes que defendem o SUS e falar da responsabilidade de mobilização que cada Conselho tem para que seus representantes estejam presentes no dia de sua Plenária Ampliada", conta Cristiano Nascimento.
      Nessa perspectiva, as etapas de Microrregionais e Distritais foram substituídas pelas Plenárias Ampliadas que têm como objetivo debater o tema central, levar orientações quanto ao novo formato da 14ª Conferência e fazer a eleição/aclamação dos(as) delegados(as) que irão para a etapa Municipal.
    “[Neste momento] Estamos exercendo uma democracia representativa quando o Conselho Municipal definiu que a participação nesta conferência se daria a partir da representação dos Conselhos de Saúde”, explica Janaína Brandão. “Por isso que é de suma importância que todos os conselheiros e conselheiras participem das Plenárias Ampliadas”, finaliza.
     Na ocasião, foi protocolado um documento ressaltando a importância da participação dos(as) conselheiros(as) na Plenária Ampliada do DS II que acontece no dia 24 de janeiro.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Comunicação define estratégias para o primeiro trimestre de 2019

      Na tarde desta terça-feira, 15, membros da Comissão de Comunicação do CMS-Recife elencaram as prioridades da comissão para este primeiro trimestre de 2019. Entre os itens discutidos estão a elaboração da nova edição do Jornal do Conselho e traçar estratégias de divulgação utilizando outros mecanismos de comunicação, a exemplo de vídeos e cards para whatsapp.
     Além disso, a Comissão também recebeu a nova máquina fotográfica que ajudará a maximizar o material apresentado no blog, no Jornal e nas redes sociais do CMS, ofertando um trabalho visual de maior qualidade. Ainda em reunião, ficou acordado que na próxima semana será retirada a nova coordenação da Comissão.

Comissão Organizadora da 14ª Conferência de Saúde retoma suas atividades

        A Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8° + 8) esteve reunida nesta segunda-feira (14) para retornar as atividades de organização desse evento que é considerado a instância máxima do Controle Social.
     Entre os pontos em pauta, estavam o repassa das Plenárias Ampliadas que aconteceram nos dias 08.01 e 11.01 nos Distritos Sanitários VIII e III, respectivamente, e o início das discussões para escolha dos(as) expositores(as), debatedores e coordenadores das mesas de discussões durante a etapa Municipal que acontece em Março no Centro de Convenções de Pernambuco.
       A Comissão aproveita a oportunidade para relembrar que o Regimento Interno encontra-se disponível para Consulta Pública até o dia 24 de janeiro e pode ser acessado no link: https://bit.ly/2BKCkIH.

Executiva realiza primeira reunião de 2019


      Retornando do recesso de final de ano, membros da Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife deram início na tarde de ontem, segunda-feira (14), a primeira reunião da Comissão de 2019. Como pontos de discussão estavam a divulgação dos candidatos(as) habilitados(as) para participar do Processo Eleitoral do Conselho Distrital de Saúde (CDS) VI - biênio 2019-2021, que será realizada dia 24 de Janeiro e o repasse das Plenárias Ampliadas dos CDS VIII e III, que aconteceram respectivamente nos dias 08 e 11 de janeiro, que são demandas da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

CDS VI divulga lista de habilitados para Processo Eleitoral do colegiado 2019-2021

A Comissão Eleitoral que acompanha o Processo de escolha do novo colegiado do Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário VI para o biênio 2019-2021, divulga a listagem contendo a situação de todos os(as) candidatos(as) que estão inseridos no processo (segmentos Usuário, Usuário por entidade e Trabalhador).
        A referida lista foi criada a partir de uma análise minuciosa de todos os documentos solicitados no Regimento Eleitoral.
         Seguem as listagens:

SEGMENTO USUÁRIO

NÚMERO DO CANDIDATO
NOME DO CANDIDATO
SITUAÇÃO
01
ANA PAULA DA SILVA
APTO
02
JOSÉ MARCOS INÁCIO RIBEIRO
APTO
03
CAMILA PEREIRA SILVA
APTO
04
ALESSANDRA Mª DA CONCEIÇÃO RAMOS DOS SANTOS MEDEIROS
APTO
05
MARISTELA LAURENTINA DE ANDRADE
APTO
06
WALDEMAR PEREIRA DA SILVA
APTO
07
NELSON JOSÉ CORDEIRO E LIMA
APTO
08
MARCOS ANTÔNIO DA SILVA LINS
APTO
09
JÚLIO CÉSAR SAMPAIO LOPES
APTO
10
IVONETE CORREIA DE OLIVEIRA
APTO

SEGMENTO TRABALHADOR

NÚMERO DO CANDIDATO
NOME DO CANDIDATO
SITUAÇÃO
01
SIMONE CRISTINA BARBOSA DA SILVA
APTO
02
WENDELL RICARDO DA ROCHA
APTO
03
JANAINA HELENA DE MENEZES
APTO
04
VANDA MARIA RAMOS DOS SANTOS
APTO
05
EUNICE FERREIRA DE AQUINO
APTO
06
MAURÍCIO RIBEIRO DE SOUSA
APTO

  Os(As) candidatos(as) que estão sinalizados como não habilitados(as), tem os dias 14,15 e 16  de janeiro para apresentar recurso à Comissão Eleitoral e regularizar a sua candidatura na sede do Conselho Distrital de Saúde (CDS) VI que fica localizado na Avenida Jeans Émile Favre, 1636, Ipsep - Recife/PE. 

SEGMENTO USUÁRIO/ENTIDADES

NÚMERO DO CANDIDATO
NOME DO CANDIDATO
SITUAÇÃO
01
CONSELHO DE MORADORES DA BEIRA DO RIO
NÃO HABILITADO
(FALTA TERMO DE INDICAÇÃO DO CANDIDATO E REQUERIMENTO EXPRESSANDO VONTADE DE PARTICIPAÇÃO DA ENTIDADE)
02
CENTRO DE REVITALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA
NÃO HABILITADO
(FALTA TERMO DE INDICAÇÃO DO CANDIDATO E REQUERIMENTO EXPRESSANDO VONTADE DE PARTICIPAÇÃO DA ENTIDADE)
03
CENTRO DE CIDADANIA CORPO E MENTE
NÃO HABILITADO
(FALTA TERMO DE INDICAÇÃO DO CANDIDATO E REQUERIMENTO EXPRESSANDO VONTADE DE PARTICIPAÇÃO DA ENTIDADE)
             

           A Eleição está marcada para o dia 24 de janeiro, das 9h às 17h, conforme a Resolução 042/2018

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Conselho realiza a primeira Plenária Ampliada da 14ª Conferência Municipal de Saúde

         Realizando a primeira de uma série de oito (08) Plenárias Ampliadas para realização da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, juntamente com o Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário VIII, reuniram conselheiros e conselheiras do CDS VIII e dos Conselhos de Unidade da Policlínica/Maternidade Arnaldo Marques e do Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo para apresentar e tirar eventuais dúvidas sobre a nova metodologia da Conferência. A plenária aconteceu ontem, terça-feira, 08, no auditório do Salão Paroquial da Igreja Cristo Redentor, no bairro do Jordão Alto, e contou com a participação de cerca 50 pessoas.
        Como é sabido, nesta conferência, que tem como tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a participação dos(as) delegados(as) se dará a partir da representação dos Conselhos de Saúde - Municipal, Distrital e de Unidade -, que são espaços legítimos de fomento e discussão das Políticas Públicas de Saúde. “[Nesta conferência] a Sociedade Civil está sendo representada pelos Conselhos de Saúde e esse é um ponto que precisamos deixar esclarecido, pois fomos eleitos para discutir e fortalecer esse grande Plano de Saúde que é o SUS”, disse a vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto.
Mesa de abertura: Kamila Matos, Sônia Pinto, Jorge Tadeu, Cristiano Nascimento e Mônica Gueiros
        A valorização dos espaços criados para discutir as políticas de saúde também foi uma fala recorrente ao longo da Plenária. Para a gerente do DS VIII, Mônica Gueiros, a luta deve ser conjunta. “Depende de cada um de nós. Temos que ser a resistência e precisamos ocupar todos os espaços que a Lei 8080 garantiu. Lutar por um SUS universal, eficiente e que o SUS se mantenha e melhore cada vez mais”, falou. Já o coordenador do CDS VIII, Jorge Tadeu, vislumbra um ano difícil para o Controle Social. “Teremos novos desafios, novas dificuldades que não podemos vencê-los sozinhos, por isso precisamos dar as mãos para não enfraquecer diante disso”, avaliou.
       Os participantes da Plenária ainda puderam acompanhar as apresentações do coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, que trouxe um pouco do resgate histórico da criação dos Conselhos de Saúde, bem como fez uma contextualização da atual conjuntura governamental. “Precisamos reafirmar o papel dos Conselhos diante das últimas declarações que estamos recebendo do novo governo, onde o atual ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirma que irão fazer um pente-fino em todos os conselhos que estão ligados a administração direta”, alerta, referindo-se a um futuro incerto para manutenção dos espaços de Controle Social. Cristiano ainda ressalta que a Conferência tem uma grande importância nesse momento. “Agora, iremos elaborar e priorizar propostas que seguirão para um contexto mais amplo, pois são para os Planos de Saúde do Estado e do Nacional”, pondera.
       A conselheira e membro da Comissão Organizadora da 14ª Conferência, Kamila Matos, foi responsável em fazer a explanação do tema central da conferência, além de explicar a metodologia que será adotada nos dias em que acontece a etapa Municipal. “Embora a participação na Conferência seja através dos conselheiros de saúde, este é o momento para vocês compartilharem com as demais pessoas e ouvir a perspectiva delas para contribuir com as discussões”, ressalta Kamila.
         Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral, formada pelas conselheiras Fábia Andrade, Sônia Pinto e Vera Lúcia, aclamou a delegação do Distrito Sanitário VIII para a Etapa Municipal que acontece nos dias 14 e 15 de Março, no Centro de Convenções, em Olinda.
Representantes do Segmento Usuário
Representantes do Segmento Trabalhador
Representantes do Segmento Gestor