Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Roda de Conversa: "Educação em Saúde para o Controle Social no SUS"

 


O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS) do Recife, através da Comissão de Educação Permanente, promoveu uma roda de conversa tendo como tema: Das relações entre o controle social e educação permanente, democracia e saúde e direitos Humanos. A roda de conversa foi um momento para debater sobre o acesso humanizado e da oferta do serviço integral a população. Com a participação do Prof. e representante do CEBES Núcleo Recife, Itamar Lages.

O plano de aula foi a compreensão da situação de saúde e na proposição de medidas de organização da atenção primária pela perspectiva do direito à saúde, da justiça social e da equidade dentro do  desenvolvimento do controle social como uma das habilidades essenciais para o exercício da profissão de enfermagem no tocante à construção da identidade profissional, da formação do pensamento crítico e do trabalho em equipe.

"A democracia plena e a plenitude do SUS não são obras individuais, mas sim, institucionais. Indivíduos passam; as instituições podem permanecer se cada militante preparar outra pessoa para a militância! Nós vencemos uma batalha! Ainda há muitas outras batalhas para lutar e vencer para que o Brasil se torne uma democracia plena", disse Itamar.

Comentando sobre as relações entre o controle social e a educação permanente utilizando a abordagem histórica, Itamar listou alguns pontos que ajudaram a formular algumas propostas para o CMS, a exemplo: fortalecimento das funções de preceptoria e tutoria, fortalecimento dos cenários de práticas e o apoio aos encontros nacionais de residências em saúde.

Para o conselheiro Distrital de Saúde do Distrito Sanitário VIII, Lucas Estevão, esse momento foi enriquecedor para o colegiado: "Aprendi bastante com essa roda de conversa. Saio fortalecido e acredito que o caminho é esse; ouvir e entender como a gente chegou até aqui".

A roda teve como público-alvo conselheiros(as) municipais de saúde (CMS) e Distritais de Saúde (CDS. O curso busca instrumentalizar a atuação dos/as Conselheiros (as) como elemento catalisador da participação da sociedade no processo político de implementação do SUS em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário