Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conselheiros participam de curso do Tribunal de Contas


    Conselheiros Municipais, Distritais e do Conselho Municipal da Mulher do Recife, participaram, nos dias 12 e 13 deste mês, do curso de conselhos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Ministrado pela instrutora, Márcia Leal, e com carga horária de 18hs, o curso teve como propósito apresentar as noções básicas de administração e finanças do setor público, contemplando assim o 'módulo 1' do curso..

    No evento, realizado na sede do CMS-Recife, a instrutora Márcia Leal desmembrou dos três poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), além de falar um pouco do TCE-PE e apresentar os princípios do orçamento público e da administração pública.

   
    
    Segundo Márcia Leal, o curso foi bastante proveitoso pois "houve um grande interesse dos participantes nas questões abordadas, trazendo exemplos ou questionamentos acerca dos temas que foram discutidos". Essa troca de informação é muito válida na construção da funcionalidade dos conselhos.

    "Para mim, houve um enriquecimento. Embora eu já tenha uma base pelo acompanhamento e vivência dentro do conselho, o curso foi muito válido pois trouxe várias informações que só contribuem para o aprendizado", falou Roosevelt Souza, conselheiro distrital do Distrito Sanitário V.

    Assuntos como a Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) foram desmistificados e os conselheiros puderam tirar suas dúvidas acerca desses temas. Márcia também falou sobre controle social, composições dos conselhos e o papel de cada um no desenrolar das atividades fiscalizadoras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário