Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Distrito Sanitário III finaliza a etapa distrital para a 11ª Conferência Municipal de Saúde

    No último sábado (9), o Distrito Sanitário (DS) III realizou a etapa distrital que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de dezembro ainda este ano. O evento aconteceu no Colégio Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela.
Plenária em um momento de descontração
    Tendo seu acolhimento feito pela Academia da Cidade do Sítio da Trindade, os participantes puderam relaxar, se exercitando e movimentando o corpo para dar boas vindas ao dia que estava apenas começando. Logo depois, a mesa foi composta pela Vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), Cláudia Martins, pela Secretária Executiva de Coordenação Geral, Kamila Matos (representando o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia), pela Gerente do DS III, Fátima Silva, e pelo Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo.

    Em sua fala, Kamila Matos parabenizou a todos os presentes pelo esforço e dedicação em participar do evento. Também falou a respeito dos novos equipamentos de saúde que serão oferecidos à população. “Estamos trabalhando na realização dos compromissos assumidos por nós”, falou. A Vice-coordenadora do CMS-Recife, Cláudia Martins, também disse estar bastante contente com a grande participação da população no evento. “Vocês estarem aqui, significa que ainda existe gente que quer construir uma saúde melhor para todos nós”, ponderou.
Cláudia Martins falando da importância da presença de todos no evento

    Após a mesa ser desfeita, a gerente do DS III, Fátima Silva, apresentou algumas ações e principais realizações feitas na área de saúde dentro do distrito, como o início da construção da Upinha Dia Dom Helder, a reforma estrutural na Policlínica e Maternidade Barros Lima e comentou sobre as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2014-2017, além de fazer um apanhando situacional do território.

    Em seguida, os participantes foram encaminhados para os grupos temáticos para dar continuidade aos debates referentes ao documento base que norteará a construção do PMS dentro da 11ª Conferência. Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos); 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), cada grupo poderia sugerir, alterar, incorporar ou excluir as propostas que já estavam previamente contidas no documento.
Grupos de Trabalho discutem proposta para o PMS (2014-2017)
    O evento culminou com a plenária final, onde as propostas não aprovadas por 75% dos integrantes de cada grupo foram levadas para o grande pleno, que votaram pela manutenção ou supressão das propostas destacadas. Ao final, 16 trabalhadores e 22 usuários foram aclamados delegados distritais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário