Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CMS-Recife com nova coordenação

Oscar Correia e Janaína Brandão assumem a coordenação do CMS-Recife
    Na tarde de ontem, quinta-feira (29), o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) conheceu seus novos representantes que estarão a frente dos trabalhos da casa. A presidente da comissão eleitoral, Keila Tavares, leu o regimento criado para nortear a eleição e exemplificou quem estaria apto a concorrer ao cargo de coordenador. Após esse momento, foi verificado que apenas um conselheiro tinha expressado seu desejo de pleitar a vaga. Assim sendo, o conselheiro Oscar Correia foi aclamado coordenador geral do conselho, tendo como vice-coordenadora a conselheira Janaína Brandão, que foi indicada pela gestão. (Respeitando o princípio de rotatividade, a coordenação desse novo colegiado é composta por um usuário seguido de um gestor).
A presidente da comissão eleitoral, Keila Tavares, explicando como se deu o processo
que norteou a escolha da nova coordenação 
    A eleição ocorreu durante a 272ª Reunião Ordinária do conselho. Realizada na sede do CMS-Recife, a reunião pautou, entre outros pontos, a nova territorialização dos Distritos Sanitários e a apresentação das ações da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife.
Paulo Roberto apresentando a nova territorialização dos Distritos Sanitários
    Depois da verificação do quorum, da apresentação dos presentes e da eleição do coordenador da casa, o conselheiro Paulo Roberto foi convidado para apresentar a nova estruturação dos Distritos Sanitários do Recife. Tendo como objetivo aperfeiçoar o modelo de gestão dando ênfase na integração, descentralização e uma comunicação mais eficiente, o projeto visa uma melhora na atenção à saúde da população do Recife. "[a divisão] vem somar um conjunto de espaços para obter um melhor resultado", disse Paulo. Ao final da apresentação, o secretário municipal de saúde, Dr. Jailson Correia, disse que a nova territorialização é uma "necessidade de ter a gestão mais perto do cotidiano das regiões".
Dr. Jailson Correira e a Sec. Executiva de Coordenação Geral da SESAU, Joanna Freire
    Dando continuidade as apresentações da tarde, a Sra. Adeílza Ferraz, gerente da Vigilância Sanitária, trouxe suas explanações sobre as ações que sua equipe vem fazendo na região além de trazer orçamentos para o ano todo. Adeílza falou que conta com uma equipe de 124 inspetores para cobrir uma gama de 40 mil estabelecimentos e que trabalham em cima de denúncias, priorizando o serviço de fiscalização. Questionada pela conselheira Sônia Almeida sobre a manutenção dessa fiscalização pós copa do mundo, a gerente foi enfática. "Ao longo do ano, temos visitado muitos estabelecimentos. Esse é um trabalho contínuo e intenso, que exige muito de toda a equipe. Continuaremos depois da copa", finalizou.
Adeílza Ferraz apresentando as ações da Vigilância Sanitária
    O CMS-Recife aproveitou a ocasião para fazer uma moção de reconhecimento e aplausos a equipe da Vigilância Sanitária pelo "trabalho árduo e de intensa fiscalização que vem desempenhando, com verificação in loco, mostrando eficiência e grande dedicação em proporcionar à sociedade um ambiente mais higiênico e, consequentemente, melhorando a saúde de todo consumidor da região metropolitana".

    Terminada as apresentações, o colegiado debateu sobre assuntos de esfera administrativa como vacâncias de comissões, criação de grupos de trabalho e datas das próximas reuniões.








Nenhum comentário:

Postar um comentário