Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

12ª Conferência: Distritos I e II realizam plenárias Microrregionais

     Na noite de ontem, quarta-feira, 15, os Distritos Sanitários (DS) I e II realizaram suas etapas de microrregionais do processo que antecede a 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Como previsto no cronograma, às plenárias aconteceram às 19h e contemplaram da Microrregiões 1.2 e 2.1, DS I e DS II, respectivamente.

Plenária da Microrregião 2.1 reuniu cerca de 110 pessoas
     Iniciando sua fase de Microrregionais, o Distrito Sanitário (DS) II realizou, no Contro Organizacional de Chão de Estrela, a plenária da microrregião 2.1, contemplando os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão, a plenária reuniu cerca de 110 participantes das localidades acima citadas.
A conselheira Lucelena Cândido falando da importância desse espaço para o Controle Social
     O evento contou com a presença do gerente do Distrito, Romero Nogueira, além da representante do CMS-Recife, Lucelena Cândido, do representante do Conselho Distrital de Saúde, Valmir José, do representante da Secretaria de Saúde (SESAU), Fernando Gusmão, da gerência de Planejamento da SESAU, Márcia Oliveira, e da representação dos Conselhos de Unidade do DS II, Cleide Maria.
Romero Nogueira fez apresentação situacional do território
com ênfase da Micro 2.1
     Apresentando um diagnóstico situacional do território, Romero falou da preocupação que a gerência do Distrito tem em trabalhar diuturnamente para traçar metas que intensifiquem as ações de melhorias na área e mostrou um apanhado geral do quadro funcional da micro 2.1. Após apresentação, a plenária foi convidada a participar do debate onde puderam expor suas críticas, pedidos e propostas que serão encaminhadas a etapa Distrital. 
     Ao final, a plenária Micro 2.1 elegeu 14 pré-delegados usuários e 07 pré-delegados trabalhadores.


Microrregional 1.2
Moradores da Micro 1.2 debateram sobre a saúde local
     Realizando sua segunda plenária de micro, o Distrito Sanitário (DS) I contou com a participação de 80 moradores das localidades do Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Boa Vista, Soledade, São José e Santo Antônio para dialogarem sobre as problemáticas existentes na rede de saúde do município e debaterem quais estratégias devem ser tomadas para sanar tais problemas e elaborar propostas que subsidiem no fortalecimento do Controle Social e de um SUS mais eficaz.
O Conselheiro Osvaldo Amorim participou da plenária 1.2
      Na ocasião participaram da mesa, o representante do CMS-Recife, Osvaldo Amorim, a representante do Conselho Distrital de Saúde, Risolanda Matias, a gerente do Distrito Sanitário I, Alessandra Araújo, a representante da Secretaria de Saúde (SESAU), Alessandra Fan, a representante do Planejamento da SESAU, Débora Soledade, e o gerente da Policlínica Waldemar de Oliveira, Antônio Gomes.
Alessandra Araújo em apresentação do diagnóstico da Micro 1.2
     Como de costume, a gerente do DS, Alessandra Araújo, apresentou ao público a estruturação do território, com ênfase na micro 1.2, e , posteriormente, levou a plenária ao debate onde foi discutida saúde local. Ao final,  foram eleitos 12 pré-delegados usuários e 06 pré-delegados trabalhadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário