Na noite de ontem, quarta-feira, 15, os Distritos Sanitários (DS) I e II realizaram suas etapas de microrregionais do processo que antecede a 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Como previsto no cronograma, às plenárias aconteceram às 19h e contemplaram da Microrregiões 1.2 e 2.1, DS I e DS II, respectivamente.
Plenária da Microrregião 2.1 reuniu cerca de 110 pessoas |
Iniciando sua fase de Microrregionais, o Distrito Sanitário (DS) II realizou, no Contro Organizacional de Chão de Estrela, a plenária da microrregião 2.1, contemplando os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão, a plenária reuniu cerca de 110 participantes das localidades acima citadas.
A conselheira Lucelena Cândido falando da importância desse espaço para o Controle Social |
O evento contou com a presença do gerente do Distrito, Romero Nogueira, além da representante do CMS-Recife, Lucelena Cândido, do representante do Conselho Distrital de Saúde, Valmir José, do representante da Secretaria de Saúde (SESAU), Fernando Gusmão, da gerência de Planejamento da SESAU, Márcia Oliveira, e da representação dos Conselhos de Unidade do DS II, Cleide Maria.
Romero Nogueira fez apresentação situacional do território com ênfase da Micro 2.1 |
Apresentando um diagnóstico situacional do território, Romero falou da preocupação que a gerência do Distrito tem em trabalhar diuturnamente para traçar metas que intensifiquem as ações de melhorias na área e mostrou um apanhado geral do quadro funcional da micro 2.1. Após apresentação, a plenária foi convidada a participar do debate onde puderam expor suas críticas, pedidos e propostas que serão encaminhadas a etapa Distrital.
Ao final, a plenária Micro 2.1 elegeu 14 pré-delegados usuários e 07 pré-delegados trabalhadores.
Microrregional 1.2
Moradores da Micro 1.2 debateram sobre a saúde local |
Realizando sua segunda plenária de micro, o Distrito Sanitário (DS) I contou com a participação de 80 moradores das localidades do Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Boa Vista, Soledade, São José e Santo Antônio para dialogarem sobre as problemáticas existentes na rede de saúde do município e debaterem quais estratégias devem ser tomadas para sanar tais problemas e elaborar propostas que subsidiem no fortalecimento do Controle Social e de um SUS mais eficaz.
O Conselheiro Osvaldo Amorim participou da plenária 1.2 |
Na ocasião participaram da mesa, o representante do CMS-Recife, Osvaldo Amorim, a representante do Conselho Distrital de Saúde, Risolanda Matias, a gerente do Distrito Sanitário I, Alessandra Araújo, a representante da Secretaria de Saúde (SESAU), Alessandra Fan, a representante do Planejamento da SESAU, Débora Soledade, e o gerente da Policlínica Waldemar de Oliveira, Antônio Gomes.
Alessandra Araújo em apresentação do diagnóstico da Micro 1.2 |
Como de costume, a gerente do DS, Alessandra Araújo, apresentou ao público a estruturação do território, com ênfase na micro 1.2, e , posteriormente, levou a plenária ao debate onde foi discutida saúde local. Ao final, foram eleitos 12 pré-delegados usuários e 06 pré-delegados trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário